Início » Aplicativos e Software » Como usar o PayPal [Guia para iniciantes]

Como usar o PayPal [Guia para iniciantes]

Confira um guia com dicas sobre como começar a usar o Paypal, a carteira digital para pagamentos e cobranças online

Alvaro Teixeira Por

O PayPal é uma conhecida carteira digital e pode ser usada como método de pagamentos para diversas finalidades e funciona de várias formas diferentes, seja como wallet para cartões de crédito ou para compras online com mais segurança. Se você pretende ser usuário ou quer explorar mais a plataforma, confira neste guia como usar o PayPal.

Veja como usar o PayPal, carteira digital para pagamentos e cobrança online (Imagem: Rupixen / Unsplash)

Veja como usar o PayPal, carteira digital para pagamentos e cobrança online (Imagem: Rupixen / Unsplash)

Criar uma conta no PayPal

Você pode criar uma conta no site ou baixar o aplicativo do PayPal para Android ou iOS. É necessário preencher um formulário com as informações solicitadas e definir seu login e senha. É importante que dados como CPF ou CNPJ e telefone sejam inseridos corretamente.

Crie sua conta no PayPal (Imagem: Reprodução/PayPal)

Crie sua conta no PayPal (Imagem: Reprodução/PayPal)

Após a criação da conta, um e-mail de verificação será enviado para o endereço informado e você deverá confirmar no link recebido para poder usar sua conta PayPal sem problemas.

Como usar um cartão de crédito ou débito no PayPal

Uma das formas mais comuns de se usar o PayPal é como uma carteira digital com seu cartão de crédito. Ao fazer compras ou realizar pagamentos de serviços online, é possível usar somente sua conta do PayPal em alguns casos, o que torna o processo mais seguro, já que não será necessário informar os dados do seu cartão diretamente no site, por exemplo.

Para adicionar um cartão, na sua tela inicial do PayPal, clique em “Carteira” e “Adicionar um cartão”. Insira as informações do cartão. É possível optar por crédito ou débito.

De acordo com o PayPal, em alguns casos, uma confirmação pode ser solicitada, para garantir que você seja o proprietário do cartão. A validação é feita através de um link que irá aparecer na seção de detalhes do cartão, em que você deve clicar para começar a utilizar o serviço.

Você pode adicionar cartões de crédito ou débito (Imagem: Reprodução/PayPal)

Você pode adicionar cartões de crédito ou débito (Imagem: Reprodução/PayPal)

Algumas observações sobre o vínculo e uso do cartão no PayPal:

  • As bandeiras aceitas: Visa, Mastercard, American Express, Hiper, Elo e Hipercard;
  • Se o cartão de crédito não for internacional, só poderá ser usado para compras em reais;
  • Você pode vincular até oito cartões, se for cliente verificado;
  • Para o recurso de débito, os seguintes bancos são aceitos: Itaú, Bradesco, Next, Nubank, C6 e Inter, além de cartões virtuais;

Como realizar pagamentos ao usar o PayPal

Uma forma segura de realizar pagamentos de várias formas é realizá-los através do PayPal, já que o destinatário ou site para o qual você irá pagar não terá acesso aos dados do seu cartão.

Para enviar algum pagamento, basta clicar em “Enviar e solicitar” no menu superior e inserir o e-mail, celular ou nome da pessoa que irá receber.

É possível enviar pagamentos através da sua conta PayPal (Imagem: Reprodução/PayPal)

É possível enviar pagamentos através da sua conta PayPal (Imagem: Reprodução/PayPal)

Se for o pagamento de um serviço ou compra online, o site exibirá a opção de compra ou pagamento pelo PayPal. Ao selecioná-la, você precisará fazer o login no seu paypal e confirmar a opção de pagamento.

Para pagamentos internacionais, somente uma conta internacional pode receber em outra moeda que não seja o real. Se o vendedor tiver uma conta nacional, apenas pagamentos em reais podem ser realizados.

Como realizar cobranças

Você também pode efetuar cobranças e receber pagamentos ao usar uma conta PayPal. Eles podem ser realizados por cartão de crédito, conta bancária e saldo PayPal. Há tarifas envolvidas e podem ser consultadas aqui, na seção de tarifas do site. Para receber algum valor, o que é conhecido como transação comercial pelo PayPal, a tarifa é de 4,79% + tarifa fixa.

Não é possível receber via boleto, que é destinado apenas para o carregamento de saldo na conta, porém é possível parcelar e isso também envolve algumas tarifas. Os pagamentos recebidos no PayPal são confirmados em até 24 horas na sua conta. Caso note o status “retido” no seu pagamento, pode ter acontecido alguma disputa, reclamação ou solicitação de estorno.

Depositar ou retirar dinheiro da conta PayPal

Para realizar movimentações com o seu saldo PayPal, é preciso que tenha uma conta bancária vinculada à carteira digital. Para isso, basta acessar a opção “Carteira” no menu superior e então, selecionar “Adicionar uma conta”. Preencha as informações da sua conta e clique em “Concordar e adicionar”.

Vincule sua conta bancária ao PayPal para movimentar valores (Imagem: Reprodução/PayPal)

Vincule sua conta bancária ao PayPal para movimentar valores (Imagem: Reprodução/PayPal)

As informações serão confirmadas com dois depósitos feitos com valores abaixo de R$ 1,00. Para confirmar, escolha “Confirmar banco” no menu “Carteira” e informe os valores recebidos.

Com os dados bancários vinculados, é possível retirar valores da sua conta PayPal. Basta selecionar a opção “Transferir recursos”, abaixo de seu saldo e selecionar a conta desejada. Selecione o valor total ou parcial e clique em “Próximo”. Os valores serão disponibilizados em até cinco dias úteis.

Para adicionar recursos ao seu saldo e usar o PayPal, basta clicar em “Adicionar créditos com boleto”, na tela de saldo, informar o valor a ser gerado e clicar em “Continuar”. Então, clique em “Imprimir o boleto” ou “Baixar o boleto” para acessá-lo.

Os recursos podem levar até três dias úteis para serem disponibilizados em seu saldo PayPal. Para estas movimentações do seu saldo para a conta bancária, nenhum tipo de tarifa é cobrada.

Problemas com a compra ou pagamento no PayPal

O PayPal oferece suporte em caso de algum problema com sua compra ou pagamento, para solicitação de reembolso ou cancelamento. É preciso abrir uma reclamação ou disputa na Central de Soluções para iniciar o procedimento de ajuda.

O Tecnoblog tem um tutorial que explica como solicitar reembolso e cancelamento de compras ou pagamentos com problemas.

Com informações: PayPal.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando