A defesa que a Fundação Mozilla faz da web com padrões abertos continua com intensidade máxima. Nessa sexta-feira a organização apresentou um novo plugin, ainda em estado bastante inicial de desenvolvimento, que permitirá num futuro próximo novas possibilidades no que diz respeito a gravar áudio e vídeo a partir de acessórios instalados (ou embutidos) no computador.

Produzido pelo Mozilla Labs, o Rainbow é uma forma nova de gravar os sons e as imagens que são originalmente captados por microfone e webcam (ou câmera, que seja), sem depender de nenhum aplicativo externo para isso. Bastam algumas linhas de JavaScript para que a função esteja habilitada e pronta para funcionar.

Num primeiro momento, o Rainbow é distribuído em forma de extensão, apenas para Firefox no Mac OS. Uma vez que a extensão está instalada, o usuário consegue que áudio e vídeo sejam gravados e codificados em formatos abertos: áudio por meio do Vorbis e vídeo por meio do Theora, tendo o Ogg como container de conteúdo.

Depois de gravado, o arquivo final ficaria disponível por meio da API de arquivos do HTML5, a um clique de distância.

Os planos da Mozilla, no entanto, são maiores: desenvolver plenamente o Rainbow para que ele seja nativo no Firefox, ainda mais se for no futuro Firefox 4, o próximo lançamento da organização.

Com isso, na próxima vez que você entrar no ChatRoulette para bater-papo, não vai depender do plugin do Flash Player para enviar seu áudio e vídeo para alguma amiguinha da internets. Legal, né? Tem futuro.

Download | Mozilla Firefox
Baixatudo | Mozilla Firefox

Com informações: Mashable.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados