Windows 11 mantém Painel de Controle, mas migra recursos para Configurações

O Windows 11 manterá o clássico Painel de Controle enquanto traz, aos poucos, mais funcionalidades para o app Configurações

Bruno Ignacio
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Painel de Controle clássico será mantido no Windows 11 (Imagem: Reprodução)
Painel de Controle clássico será mantido no Windows 11 (Imagem: Reprodução)

O Painel de Controle do Windows e todas as suas funcionalidades vêm passando por um lento processo de migração para o mais moderno app Configurações, introduzido em 2012 junto ao Windows 8. Mesmo assim, parece que a Microsoft ainda não está pronta para se livrar da interface clássica na próxima geração de seu sistema operacional. O Windows 11 vai manter o Painel de Controle enquanto traz mais funções avançadas para a nova janela de configurações.

O principal empecilho para aposentar o app clássico é que muitos recursos ainda são acessíveis somente através dele. Mesmo no Windows 11, uma variedade de opções mais avançadas dependem do Painel de Controle. Porém, a Microsoft atualizou o app Configurações para integrar novas funções de rede, armazenamento e energia. Além disso, o novo sistema operacional irá direcionar usuários para a janela mais moderna sempre que possível.

As novidades no app Configurações

Uma das novidades no Windows 11 é que não é mais necessário recorrer ao Painel de Controle para gerenciar os adaptadores de rede. Com a chegada da atualização, usuários poderão usar essa ferramenta integrada ao app Configurações. Em “Configurações avançadas de rede”, um novo botão permitirá ligar e desligar cada adaptador sem ser redirecionado para a interface antiga.

Configurações de rede no Windows 11 (Imagem: Reprodução/Windows Latest)

Configurações de rede no Windows 11 (Imagem: Reprodução/Windows Latest)

A atualização do sistema operacional também vai trazer uma nova aparência para as opções de armazenamento do app Configurações. Será um pouco mais fácil visualizar e gerenciar o uso do disco. O app também permitirá liberar espaço, detectando arquivos antigos e não usados.

Um recurso chamado “Gerenciar disco e unidades” vai integrar a base da ferramenta de gerenciamento de disco do Painel de Controle, redesenhada para facilitar a experiência do usuário.

Configurações de armazenamento no Windows 11 (Imagem: Reprodução/Windows Latest)

Configurações de armazenamento no Windows 11 (Imagem: Reprodução/Windows Latest)

Uma das principais mudanças está na janela de bateria do app Configurações. Essa função virá muito mais detalhada no Windows 11, mostrando gráficos do uso de energia e do comportamento da bateria do computador. Além disso, a atualização trará um novo visual para a página. Porém, o gerenciamento dos planos de energia permaneceram restritos ao Painel de Controle.

Configurações de bateria no Windows 11 (Imagem: Reprodução/Windows Latest)

Configurações de bateria no Windows 11 (Imagem: Reprodução/Windows Latest)

A Microsoft entende que a janela clássica agrada muitos usuários e que excluí-la para forçar o uso do app Configurações poderia ser um problema. Além disso, ainda existem muitos recursos avançados ainda não integrados na interface moderna. Portanto, espera-se que o Windows 11 migre ainda mais funcionalidades ao decorrer das atualizações. Ainda não há nenhum plano para aposentar de vez o Painel de Controle.

Com informações: Windows Latest

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Ignacio

Bruno Ignacio

Ex-autor

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Cobre tecnologia desde 2018 e se especializou na cobertura de criptomoedas e blockchain, após fazer um curso no MIT sobre o assunto. Passou pelo jornal japonês The Asahi Shimbun, onde cobriu política, economia e grandes eventos na América Latina. No Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. Já escreveu para o Portal do Bitcoin e nas horas vagas está maratonando Star Wars ou jogando Genshin Impact.

Relacionados