Início » Aplicativos e Software » Windows 11 mantém Painel de Controle, mas migra recursos para Configurações

Windows 11 mantém Painel de Controle, mas migra recursos para Configurações

O Windows 11 manterá o clássico Painel de Controle enquanto traz, aos poucos, mais funcionalidades para o app Configurações

Bruno Ignacio Por

O Painel de Controle do Windows e todas as suas funcionalidades vêm passando por um lento processo de migração para o mais moderno app Configurações, introduzido em 2012 junto ao Windows 8. Mesmo assim, parece que a Microsoft ainda não está pronta para se livrar da interface clássica na próxima geração de seu sistema operacional. O Windows 11 vai manter o Painel de Controle enquanto traz mais funções avançadas para a nova janela de configurações.

Painel de Controle clássico será mantido no Windows 11 (Imagem: Reprodução)

Painel de Controle clássico será mantido no Windows 11 (Imagem: Reprodução)

O principal empecilho para aposentar o app clássico é que muitos recursos ainda são acessíveis somente através dele. Mesmo no Windows 11, uma variedade de opções mais avançadas dependem do Painel de Controle. Porém, a Microsoft atualizou o app Configurações para integrar novas funções de rede, armazenamento e energia. Além disso, o novo sistema operacional irá direcionar usuários para a janela mais moderna sempre que possível.

As novidades no app Configurações

Uma das novidades no Windows 11 é que não é mais necessário recorrer ao Painel de Controle para gerenciar os adaptadores de rede. Com a chegada da atualização, usuários poderão usar essa ferramenta integrada ao app Configurações. Em “Configurações avançadas de rede”, um novo botão permitirá ligar e desligar cada adaptador sem ser redirecionado para a interface antiga.

Configurações de rede no Windows 11 (Imagem: Reprodução/Windows Latest)

Configurações de rede no Windows 11 (Imagem: Reprodução/Windows Latest)

A atualização do sistema operacional também vai trazer uma nova aparência para as opções de armazenamento do app Configurações. Será um pouco mais fácil visualizar e gerenciar o uso do disco. O app também permitirá liberar espaço, detectando arquivos antigos e não usados.

Um recurso chamado “Gerenciar disco e unidades” vai integrar a base da ferramenta de gerenciamento de disco do Painel de Controle, redesenhada para facilitar a experiência do usuário.

Configurações de armazenamento no Windows 11 (Imagem: Reprodução/Windows Latest)

Configurações de armazenamento no Windows 11 (Imagem: Reprodução/Windows Latest)

Uma das principais mudanças está na janela de bateria do app Configurações. Essa função virá muito mais detalhada no Windows 11, mostrando gráficos do uso de energia e do comportamento da bateria do computador. Além disso, a atualização trará um novo visual para a página. Porém, o gerenciamento dos planos de energia permaneceram restritos ao Painel de Controle.

Configurações de bateria no Windows 11 (Imagem: Reprodução/Windows Latest)

Configurações de bateria no Windows 11 (Imagem: Reprodução/Windows Latest)

A Microsoft entende que a janela clássica agrada muitos usuários e que excluí-la para forçar o uso do app Configurações poderia ser um problema. Além disso, ainda existem muitos recursos avançados ainda não integrados na interface moderna. Portanto, espera-se que o Windows 11 migre ainda mais funcionalidades ao decorrer das atualizações. Ainda não há nenhum plano para aposentar de vez o Painel de Controle.

Com informações: Windows Latest

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
7 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

² (@centauro)

Quase 10 anos e ainda não conseguiram se livrar do Painel de Controle.
A essa altura do campeonato, parece mais negócio desistir de abandoná-lo e abraçá-lo de vez mesmo e manter para todo o sempre.

Lucas (@guaip)

Pensa num negócio que nenhum programador lá tem coragem de mexer.

João Luiz G (@Joao_Luiz_Gomes_Silv)

Acho nenhum problema ele esta ali, serve mais como um painel de controle avançado do Windows, já que o painel de ajuste tem a maioria das coisas básicas a ser configuradas pelo usuário comum

Mickey Sigrist (@Mickey)

Teria sido mais fácil modernizar o visual do Painel de Controle e só mudar o nome dele pra Configurações. Pronto.

Gustavo Guerra (@GustavoGuerra)

Acho que só deveria ter mudado o nome para Windows 11 quando o painel de controle estivesse totalmente migrado, isso sim seria um bom motivo para lançar um “novo SO”.