Início » Carro » Alexa Auto chega ao Android e iPhone, indicando Echo Auto em breve no Brasil

Alexa Auto chega ao Android e iPhone, indicando Echo Auto em breve no Brasil

Aplicativo da Amazon Alexa é atualizado no iOS e Android para incluir Modo Auto; saiba como ativar

Lucas Braga Por

O aplicativo da Alexa para smartphones recebeu uma atualização para incluir o Modo Auto. A nova função permite que usuários de iPhone ou Android utilizem a assistente de voz da Amazon dentro do veículo, e traz interface amigável para o motorista.

Modo Auto no app da Alexa para iPhone

Modo Auto no app da Alexa para iPhone (Imagem: Lucas Braga/Tecnoblog)

O Modo Auto tem chegado aos poucos para os usuários. O leitor Wanderson Souza publicou na Comunidade do Tecnoblog que o Modo Auto havia aparecido em seu dispositivo no dia 30 de junho. Por aqui, a função ficou disponível apenas ontem, 05 de julho, tanto em smartphones com Android ou iOS.

Até o momento, o Modo Auto não faz nada muito impressionante: ele permite que o condutor se comunique com a Alexa através de comandos de voz e exibe informações com fontes e ícones maiores. É possível pedir para tocar alguma música ou rádio online, fazer chamadas e obter direções no GPS. A assistente da Amazon também responde perguntas básicas e comanda dispositivos inteligentes.

A parte do GPS não deve trazer nenhuma surpresa: foi necessário informar o endereço da casa e trabalho para que facilitar o processo de navegação. No entanto, ao iniciar uma rota pelo iPhone, o app da Alexa Auto redireciona para o aplicativo de mapas da Apple, o que impede o acionamento da assistente de voz da Amazon durante o percurso.

Modo Auto da Alexa exige conexão Bluetooth

O Modo Auto é restrito: só é possível acessá-lo enquanto o celular estiver conectado com um dispositivo Bluetooth veicular, como aparelho de som automotivo ou central multimídia.

Com o automóvel conectado ao celular por Bluetooth, basta tocar na opção “Abrir Modo Auto” que a interface veicular passa a ser exibida. É possível ativar nas configurações um ajuste para que o Modo Auto seja iniciado automaticamente quando o app da Alexa for aberto e celular estiver conectado ao carro.

Por aqui, não foi possível reproduzir músicas do Spotify pela Alexa no som automotivo, mesmo com o carro conectado via Bluetooth — o app da assistente de voz reproduz as faixas usando o autofalante do smartphone.

Amazon Echo Auto chegando em breve?

A chegada do Modo Auto no app da Alexa é um bom indicativo de que o Amazon Echo Auto chegará ao mercado nacional em algum momento.

O Amazon Echo Auto já foi homologado pela Anatel em agosto de 2020. O dispositivo se conecta ao sistema de som do automóvel através da saída P2 (3,5mm), e a comunicação com a internet é feita pelo celular do motorista através de Bluetooth. Para levar os comandos de voz da Alexa ao veículo, o Echo Auto conta com oito microfones de longo alcance.

amazon echo auto é homologado

Amazon Echo Auto (Imagem: Divulgação)

O Tecnoblog entrou em contato com a Amazon para saber se há previsão para lançamento do Echo Auto no Brasil, mas não recebeu resposta. Nos Estados Unidos, o Echo Auto é comercializado por US$ 49,99 — aproximadamente R$ 260 em conversão direta.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
2 usuários participando