Ex-funcionários da Microsoft criticam Bill Gates: “gritava com todos”

Bill Gates "gritava com empregados" e dizia que a diversidade dentro da Microsoft não era “o que tornava a companhia bem-sucedida”, diz ex-executiva

Pedro Knoth
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Bill Gates, fundador da Microsoft (Imagem: Greg Rubenstein/Flickr)
Bill Gates, fundador da Microsoft (Imagem: Greg Rubenstein/Flickr)

Bill Gates construiu para si um legado de humanitário e gênio da computação, por fundar a Microsoft, pioneira na criação de sistemas operacionais para computadores. Porém, em meio ao divórcio com Melinda Gates, com quem foi casado durante 26 anos, a imagem pública do bilionário vem sendo abalada. O mais novo escândalo é a acusação de que Gates gritava com funcionários em reuniões. 

Funcionários dizem que Gates era temperamental

Quatro mulheres que trabalhavam na Microsoft disseram ao Business Insider que Bill Gates tinha pavio curto e era ríspido em reuniões da empresa. Um ex-executivo da empresa afirma que evitava reuniões com Gates, pois era “apenas mais uma oportunidade para ouvir gritos”.

Internamente, o fundador da Microsoft era conhecido por xingar e berrar com funcionários. “Essa é a ideia mais merda que já ouvi” se tornou um mantra para descrevê-lo. 

Gates dispensava diversidade na empresa, diz ex-executiva

Gates memorizava placas de carro de empregados para monitorar suas atividades. Maria Klawe, que integrou o conselho administrativo da Microsoft entre 2009 e 2015, disse que suas sugestões para aumentar a diversidade de funcionários na empresa não eram importantes para o bilionário. Ele respondia com frases como: “Você está tentando destruir a companhia?”

“A mensagem era, ‘Se importar com a diversidade não tem nada a ver com o sucesso da Microsoft'”, completou Maria Klawe. 

Um porta-voz de Bill Gates chamou as alegações feitas pela ex-membra do conselho de “uma grave descaracterização para sugerir que o Sr. Gates não tinha interesse em falar sobre ou promover a diversidade e inclusão na Microsoft”.

Outra ex-executiva da empresa de tecnologia que falou sob anonimidade ao Insider ponderou que Gates era direto e honesto. Seu estilo de comandar a companhia intimidava alguns empregados, ela gostava de sua sinceridade. “Bill gritava com todos”, afirmou.

“Ele [Gates] era só uma pessoa estranha quando tratava de relações sociais”, disse um funcionário que trabalha na Microsoft.

Com informações: Business Insider.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Pedro Knoth

Pedro Knoth

Ex-autor

Pedro Knoth é jornalista e cursa pós-graduação em jornalismo investigativo pelo IDP, de Brasília. Foi autor no Tecnoblog cobrindo assuntos relacionados à legislação, empresas de tecnologia, dados e finanças entre 2021 e 2022. É usuário ávido de iPhone e Mac, e também estuda Python.

Relacionados