Telas de lista de usuários e configuração | Clique para ampliar

Enquanto existem diversas opções de programas de compartilhamento de arquivos para desktop, em plataformas móveis eles não estão tão presentes, provavelmente por causa da baixa velocidade da redes de celular unido ao pouco poder de processamento de celuares. Até existem alguns aplicativos de torrent, mas a grande maioria deles servem para gerenciar os programas através da rede, não são para compartilhamento propriamente dito. E hoje isso mudou, ao menos para Android.

O FrostWire é o primeiro programa que permite um verdadeiro compartilhamento P2P. Ao ser aberto, ele pergunta quais arquivos você quer compartilhar e um nome de usuário. Depois disso, ele usa a rede que estiver ativa (seja WiFi, 3G, EDGE ou qualquer outra) para buscar usuários. A partir daí, você pode escolher um usuário da lista ou ainda fazer uma pesquisa nos arquivos compartilhados e baixar qualquer arquivo que estiver na rede. O programa, no entanto, não faz busca de arquivos na mesma rede do FrostWire para desktop: ele busca apenas entre celulares Android com o aplicativo instalado.

Como bem denota Sebastian Anthony, do DownloadSquad, esse programa certamente vai ser usado para pirataria, embora existam alguns outros usos legais e legítimos. O programa tem 400 KB, é gratuito e pode ser baixado nessa página. Mas quem quiser suportar financeiramente o projeto pode comprar uma cópia direto no Android Market por 5 dólares.

Com informações: DownloadSquad.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados