Início » Aplicativos e Software » Dá pra aprender inglês com o Duolingo?

Dá pra aprender inglês com o Duolingo?

Fluente ou básico; será que dá pra aprender inglês com o Duolingo? O que podemos tirar dos 5 minutos diários com o app

Leandro Kovacs Por

Aprender inglês já não é um diferencial, atualmente, é caso de necessidade para trabalhar. Será que dá pra aprender inglês com o Duolingo? O app se compromete a ajudar as pessoas a estudarem o idioma com 5 minutos diários. É um incentivo para fazer cursos, ou a própria ferramenta já é o suficiente? Como usuário, tenho algumas impressões para compartilhar.

Como excluir um curso no Duolingo (Imagem: Duolingo/Divulgação)

Como excluir um curso no Duolingo (Imagem: Duolingo/Divulgação)

Dá pra aprender inglês com o Duolingo?

Na minha opinião, dá sim, pode não ser uma fluência oral como é o ideal ter, mas de uma forma geral você aprende estruturas e vocabulário, o necessário para fazer leituras no idioma.

Método de escalonamento

Para usuários que não saibam nada de inglês, a ferramenta ajuda muito a dar início, seu método é bem dividido, os conceitos e vocabulários são introduzidos de forma gradual e natural.

Isso pode ser muito “lento” para quem já tem algum conhecimento do idioma e busca chegar ao ponto de aprendizado sem perder tempo nas fases iniciais. Para essas pessoas, é oferecido o teste inicial de nivelamento, mas cada conjunto de módulos tem a sua própria prova, o que não impede de dar saltos maiores.

Interação aleatória de vocabulário

A característica que já foi motivo de muitos “memes” na internet é um ponto engraçado e divertido. O Duolingo trabalha com interações aleatórias de vocabulário no nível, ao se deparar com uma frase “engraçada”, é garantido que nunca esquecerá o conceito dela.

Quando vamos escrever o significado de uma frase em português, o esquema funciona como um jogo de quebra cabeças, onde deve-se unir as peças para construir sentido. Primeiro você lê e entende o que a frase diz, depois repete o raciocínio organizando as peças em português, já aprende fazendo a revisão ao mesmo tempo.

Dá pra aprender inglês com Duolingo? (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Dá pra aprender inglês com Duolingo? (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Velocidade de aprendizado

Bom, chegamos no assunto mais interessante. A velocidade de aprendizado é proporcional ao tempo que o usuário dedica às lições. No início, as lições são curtas, pode-se fazer diversas em pouco tempo. Com a evolução da dificuldade, se tornam um pouco mais demoradas, mas nada assustador.

É uma questão de escolha do aluno ou usuário, se quiser aprender rápido precisará se dedicar mais tempo dentro do aplicativo, mas poucos minutos de forma constante são suficientes para aprender as lições.

Como forma de manutenção

Essa é a minha posição, já tenho o hábito de ler em inglês no dia a dia, utilizo o Duolingo para fazer uma manutenção, criando o “código” do idioma de forma ativa, já que a leitura é passiva. É um exercício de criação na outra língua.

Dá pra ficar fluente no Duolingo?

É possível sim aprender inglês no Duolingo, uma boa forma de leitura e razoável escrita, mas não a fluência oral. A fluência oral exige prática, conversa, correção de pronúncias erradas e isso somente é possível conversando com um nativo, ou em aulas de conversação.

Com essa análise, já encontramos a resposta se dá pra aprender inglês com o Duolingo. O método ajuda, mas não completamente, e velocidades de aprendizado são mais ligadas ao aluno do que ao próprio método em si. Boa sorte.

Página oficial: Duolingo.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
3 usuários participando