Qualcomm e Asus se unem e lançam celular para fãs com Snapdragon 888

A Qualcomm já desenvolve seus smartphones de referência, mas não vende e sequer entrega esses modelos para qualquer pessoa

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Smartphone Qualcomm para os Snapdragon Insiders (Imagem: divulgação/Qualcomm)
Smartphone Qualcomm para os Snapdragon Insiders (Imagem: divulgação/Qualcomm)

A Qualcomm anunciou um smartphone ainda sem nome, mas voltado para a comunidade Snapdragon Insiders, onde o objetivo da empresa é entregar o chip Snapdragon 888 com modem 5G mais ou menos de forma direta para os clientes – com ajuda da Asus. O aparelho conta ainda com tela de 6,78 polegadas, 16 GB de RAM e entrega um fone de ouvido completamente sem fios na caixa, além de carregador compatível com Quick Charge 5.0.

Sabe os celulares criados pelo Google e fabricados por alguma empresa parceira, como os Pixel e Nexus? Então, a Qualcomm resolveu seguir um caminho parecido ao chamar a taiwanesa Asus para colocar as peças escolhidas pela empresa americana de chips em um smartphone ainda sem nome oficial. Ele é voltado para os Snapdragon Insiders, fãs da marca presentes em uma comunidade criada pela própria empresa.

O aparelho não é dos mais atraentes no lado de fora, mas promete ser o exemplo máximo do que o consumidor espera de um celular com chip topo de linha para este ano, ou ao menos até dezembro, quando a mesma Qualcomm deve apresentar seu sucessor.

No lado externo o usuário encontra uma tela AMOLED de 6,78 polegadas, com suporte para HDR10 e HDR10+, proteção Gorilla Glass Victus, taxa de atualização em 144 Hz e bordas generosas para o padrão atual de celulares potentes e caros. Olhando mais de perto, é possível encontrar semelhanças entre este smartphone e o ROG Phone 5 – tirando itens como as portas USB laterais, botões sensíveis ao toque na lateral e visual gamer.

Já por dentro fica o principal chamariz do celular: o Snapdragon 888 com modem 5G, entregando 16 GB de RAM e 512 GB em armazenamento interno, ajudando no trabalho da placa gráfica Adreno 660.

As câmeras estão dispostas em um conjunto triplo de lentes, sendo o sensor principal com 64 megapixels para fotos, outro de 12 megapixels para imagens em ultrawide e mais um de 8 megapixels com objetivo de aproximar o objeto fotografado em três vezes. Este pacote também é capaz de filmar em até 8K com 30 quadros por segundo, ou 4K em 60 fps.

Asus venderá, distribuirá e atualizará o celular

Um Android 11 praticamente sem modificações está presente, alimentado por bateria de 4.000 mAh. Ainda não existe uma posição oficial da empresa para o tempo de atualização do celular da Qualcomm, mas sabemos que este trabalho está nas mãos da Asus e a marca taiwanesa costuma colocar entre um e dois grandes updates de versão do sistema operacional em seus aparelhos.

Além da atualização e fabricação, a venda e distribuição dcelular é de responsabilidade da Asus – a Qualcomm parece ter entrado com pouca coisa além do nome e tecnologias próprias neste aparelho.

Quando e quanto?

O smartphone da Qualcomm não será barato, algo esperado para especificações tão potentes. O preço sugerido para este celular está marcado em US$ 1.499 e ele será inicialmente comercializado nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Alemanha, Coreia do Sul, Japão, China e Índia, com lançamento previsto para agosto deste ano.

Qualcomm “Snapdragon Insiders” – ficha técnica

  • Tela: AMOLED da Samsung de 6,78 polegadas com resolução Full HD+ (2448 x 1080 pixels), suporte para HDR10 e HDR10+, proteção Gorilla Glass Victus e 144 Hz;
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 888 (5 nm) octa-core de até 2,84 GHz;
  • RAM: 16 GB LPDDR5;
  • Armazenamento: 512 GB em UFS 3.1;
  • Câmera traseira tripla:
    • principal: 64 megapixels, f/1,8, sensor Sony IMX686;
    • ultrawide: 12 megapixels, f/2,2, sensor Sony IMX363;
    • zoom: 8 megapixels, f/2,2, aproximação de 3x;
  • Câmera frontal: 24 megapixels;
  • Bateria: 4.000 mAh;
  • Sistema operacional: Android 11;
  • Mais: leitor de digitais, suporte para Quick Charge 5 e carregador de 65 watts, 5G, NFC, Bluetooth 5.2, falantes estéreo;
  • Dimensões: 173 x 77 x 9,5 mm;
  • Peso: 210 gramas.

Com informações: XDA-Developers.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados