A Microsoft não se esforçou muito para tornar o IE7 um navegador completamente compatível com o HTML5. Seja porque na época a empresa não ligava muito para esse detalhe ou por causa do estado do próprio padrão que ainda estava muito incompleto, pouco suporte foi implementado, mas incluiu as tags<audio> e <video>. No IE8, a Microsoft se esforçou um pouco mais. E no IE9 a gigante de Redmond se superou, de acordo com a W3C.

O órgão responsável por padronizar o HTML5 executou testes de compatibilidades com todos os grandes navegadores e descobriu que o Internet Explorer 9 é o mais compatível dentre todos. Mas nem todas as tags do padrão HTML5 foram testados pela W3C, que avisa que o teste ainda está sendo desenvolvido. Ainda assim, eles testaram os elementos attributes, audio, video, canvas, getElementsByClassName, foreigncontent e xhtml5. O IE9 foi o que teve a maior pontuação no total geral dos testes.

Os testes foram executados nas versões alpha ou beta dos navegadores, com exceção do Safari que não dispõe de uma versão beta disponível publicamente. O Firefox 4 beta 6 ocupou a segunda posição, seguido pelo Chrome 7 beta, Opera 11 alpha e Safari por último. Veja os detalhes dos resultados do teste nessa página.

Com informações: TheRegister.

Atualizado às 12:21 do dia 5/11 | O leitor @tiagomata deixou uma interessante e diferente perspectiva dos resultados nos comentários desse post e que vale à pena ser lida. 😉

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@calbcombr
Pode até ser que o IE9 seja o mais compatícel com o HTML5, mas pergunto.. e o CSS3? O que será feito pras pessoas atualizarem seu anvegador. Está na hora de criarmos um sistema único para todas os anvegadores, pois uma folha de estilo para cada navegador... não da!
@andre_amaral
Então é falta de conhecimento no assunto mesmo...
Rodrigo
ótima análise! isso sim está de acordo com o que podemos ver em outros sites, como o HTML5test
@thiagomata
Conforme dito no próprio site "The HTML5 Test suite is still being developed." e "It is inappropriate to cite those results as other than work in progress and unstable." Ainda assim, utilizando os dados dos testes do site vi que a pontuação de muitos navegadores é "No Result", que não é nem "Pass" nem "Fail". Quando consideramos apenas os "Pass" and "Fails" temos: IE Pass 170 IE Fails 17 IE Saldo 153 Chrome Pass 194 Chrome Fails 17 Chrome Saldo 177 Firefox Pass 168 Firefox Fails 43 Firefox Saldo 125 Opera Pass 173 Opera Fails 37 Opera Saldo 136 Webkit Pass 178 WebKit Fails 13 WebKit Saldo 165 Ordenando os saldos temos: Chrome 177 WebKit 165 IE9 153 Opera 136 Firefox 125 Bem diferente da conclusão do anuncio da notícia. A planilha utilizada pode ser vista em https://docs.google.com/leaf?id=0B7D_5WbozEYEMGFmMzA5OGMtNmM0My00MmYxLWE3OGMtZTBiY2EzN2JlZDEz&hl=en Atencisamente, Thiago Mata.
Fredson Sousa
Eu acredito na idoneidade da W3C e não estou surpreso, acho até que a Macrosoft demorou demais para adequar o IE para validação no W3C. O órgão é serio e muitos Web-design é grato ao W3C.
JoseRenan
algo está errado, usando chrome!
Renyer
Pelo meu conhecimento técnico, a ordem deveria ser: Google Chrome, Opera, Mozilla Firefox, Safari e Internet Explorer. Mas tem gente que acredita em tudo. Internet Explorer a cada dia perdendo usuários, com certeza a Micro$oft pagou para a W3C soltar essa nota.
Sérgio Rodrigues
Esse teste representa cerca de 0,1% de todos os que são previstos pelo W3C..não se iludam, o Internet Explorer nunca deixará de ser uma M#RDA!
Turdin
Mas isso seria para o HTML 5, por enquanto não vai influenciar sua vida ou te dar problema mesmo...
Renyer
Duvido muito! Alguém ganhou muito dinheiro na W3C.
Francis Rosario
Esse teste não compara nada. É só adicionar o SVG no teste que o IE vai para último. O W3C solta um comunicado falando para não usarem HTML5 e agora resolve falar que o IE9 basicamente está pronto para ele. Quanta contradição.
kylefurtado
[2]
Douglas
É... a Microsoft não tá mais perdendo tempo... Desde que o Steve Ballmer assumiu o cargo atual, os produtos lançados tem me surpreendido muito. Mas será que o IE9 será rápido e seguro? Acho que não vão deixar isso para trás. Lembro quando migrei para o FF e nunca mais usei o IE, será que vamos voltar a usa-lo?
Marcell Almeida
Questão de tempo pro Firefox e Chrome passrem o IEca.
Bruno Gall
Agora que a Microsoft está bem, estou acreditando um pouco no IE9
Exibir mais comentários