Início » Aplicativos e Software » Google Chrome para Android testa forma rápida de abrir resultados da busca

Google Chrome para Android testa forma rápida de abrir resultados da busca

Google Chrome testa a exibição de resultados de busca abaixo da barra de endereços para facilitar o acesso a outras páginas

Bruno Gall De Blasi Por

O Google está preparando uma ferramenta para agilizar o acesso aos resultados de busca no Google Chrome para Android. O recurso apresenta uma área abaixo da barra de endereços com outras opções encontradas pelo buscador, para que o usuário possa abri-las sem precisar retornar à plataforma. A função ainda está em testes.

Google Chrome testa recurso para agilizar acesso a resultados de busca (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

Google Chrome testa recurso para agilizar acesso a resultados de busca (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

Os detalhes sobre a ferramenta foram revelados pelo 9to5Google. Nesta semana, o site demonstrou uma novidade conhecida como Continuous Search Navigation (“Navegação de pesquisa contínua”, em tradução livre). Segundo a descrição do Chrome Flags, a função “permite o armazenamento em cache dos resultados da pesquisa para permitir uma experiência de pesquisa mais integrada”. Mas como isso funciona na prática?

Vamos supor que você pesquisou por “Tecnoblog” e depois escolheu uma página da Wikipedia que apareceu na busca. Caso queira acessar outro resultado encontrado pelo Google, você não precisa retornar ao buscador. Basta escolher uma das opções que estarão disponíveis abaixo da barra de endereços do browser e navegar entre elas.

Segundo o site, a área será indicada pela marca do Google, que também funciona como um botão para retornar ao buscador. No lado direito da tecla, haverá os domínios dos resultados da busca realizada anteriormente, para que as páginas encontradas sejam acessadas rapidamente. Também há um “X” no canto direito para remover a barra.

Em testes realizados nesta sexta-feira (9) com a versão 91.0.4472.120 (estável) do browser, no entanto, notei algumas diferenças na interface. É o caso da marca do Google que, ao contrário do que o 9to5Google mostrou, deu espaço para a frase “Search Results”, e que não retorna aos resultados da busca ao ser pressionada. O título das páginas encontradas também apareceram logo acima de seus respectivos endereços.

Todavia, é importante ressaltar que a função ainda está em desenvolvimento e que ela tende a ser alterada ao longo do tempo. Além disso, não há previsão de lançamento da novidade que torna a busca do Google mais integrada ao Chrome para Android.

Google Chrome: como exibir resultados de busca na barra de endereços no Android?

A atualização que torna o buscador mais integrado ao Google Chrome para Android ainda não está disponível para todos. Mesmo assim, é possível ativá-la através do Chrome Flags. Para ter acesso antecipado à novidade, confira o passo a passo a seguir:

  1. Atualize o Google Chrome para a versão mais recente disponível;
  2. Acesse “chrome://flags” pela barra de endereços;
  3. Procure por “Continuous Search Navigation”;
  4. Toque na caixa de contexto onde está escrito “Default” e escolha a opção “Enabled”;
  5. Reinicie o navegador.

A ferramenta estará habilitada depois de realizar o procedimento. Para usá-la, você só precisa fazer uma busca no Google e acessar uma das páginas que serão apresentadas pelo buscador. Em seguida, a barra de endereços passará a exibir os resultados.

Caso queira desativar a função, basta reverter o passo a passo apresentado acima.

Com informações: 9to5Google e Android Authority

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando