Início » Cultura » 10 filmes sobre Rock ‘n’ Roll para acompanhar no streaming

10 filmes sobre Rock ‘n’ Roll para acompanhar no streaming

Conheça 10 filmes sobre rock disponíveis nas plataformas de streaming; O catálogo tem cinebiografias, documentários e comédias

André Leonardo Por

O Rock ‘n’ Roll é um dos ritmos populares entre pessoas de diversas idades e as plataformas de streaming contam com muitas opções de títulos que abrangem produções de vários gêneros, desde cinebiografias como Dirt: Confissões do Mötley Crüe, documentários como Sepultura Endurance e até comédias como Escola de Rock. Confira uma lista com 10 filmes sobre Rock ‘n’ Roll para acompanhar nas plataformas de streaming.

10 filmes sobre rock para assistir no streaming

The Dirt: Confissões do Mötley Crüe é uma das opções de filmes sobre rock na Netflix (Imagem: Divulgação/ Netflix)

Filmes sobre rock disponíveis nas plataformas de streaming

Uma curiosidade: o dia Mundial do Rock celebrado em 13 de julho é uma data brasileira. A celebração desta data está relacionada à exibição do festival Live Aid em 1985. O evento reuniu diversos nomes do rock com o objetivo de arrecadar fundos para ajudar no combate à fome na Etiópia.

A ideia aqui é apresentar títulos variados de filmes sobre rock ou filmes de bandas de rock. Por essa razão, a lista engloba alguns filmes de classificação para maiores de 18 anos, como Dirt, sobre a trajetória do Mötley Crüe, mas também filmes mais leves como Escola de Rock.

A lista também é focada nos serviços de streaming em que não é necessário pagar qualquer taxa, além da assinatura. Vale lembrar que as posições na lista não refletem a qualidade dos títulos, ou seja, não é uma lista do “pior para o melhor”. Explicações dadas, vamos começar.

10. Coldplay: A Head Full Of Dreams (2018) – Globoplay e Prime Video

Coldplay: A Head Full of Dreams, mostra a história do grupo, partindo de suas origens humildes até o grande fenômeno que hoje lota estádios ao redor do mundo. Os integrantes da banda Coldplay partilham suas histórias e reflexões que surgiram durante os 20 anos de estrada.

O filme reúne filmagens raras dos primeiros ensaios e versões inéditas de algumas de suas músicas mais famosas, eles analisam e refazem a trajetória e a ascensão do grupo a partir de outra perspectiva.

9. Raul, o Início, o Fim e o Meio (2012) – Netflix

O filme mostra a trajetória do conhecido cantor e compositor, polêmico, ícone e criador da “sociedade alternativa” ao lado do parceiro inseparável, hoje escritor, Paulo Coelho. Um raio x do astro do rock brasileiro através de documentos, depoimentos de familiares, ex-esposas, filhas, amigos, músicos e compositores.

8. Keith Richards: Under the Influence (2015) – Netflix

Keith Richards é um dos rockstars mais icônicos da história. O homem que encarnou e viveu a máxima “sexo, drogas e rock and roll” e sobreviveu a tudo isso.

O músico abre os bastidores de sua vida em Keith Richards: Under the Influence, um completo documentário sobre sua trajetória como pessoa e como membro dos Rolling Stones.

7. Rolling Thunder Revue: A Bob Dylan Story by Martin Scorsese (2019) – Netflix

Em 1975, Bob Dylan embarcou em uma turnê através dos Estados Unidos junto com diversos artistas, brincando com novas técnicas criativas e adotando uma teatralidade raramente vista em sua carreira.

O documentário une imagens de arquivo restauradas e novas entrevistas com Dylan, o diretor Martin Scorsese captura a experiência desse momento histórico tanto para a música, quanto para o espírito americano.

6. Tenacious D – Uma Dupla Infernal (2006) – HBO Max

Na ensolarada Venice Beach, Califórnia, a história do rock começa a mudar para sempre quando um jovem e inexperiente fã chamado JB (Jack Black) conhece um sujeito preguiçoso de nome KG (Kyle Gass). Os dois se tornam amigos quase instantaneamente e juntos formam o seu próprio grupo, o Tenacious D.

Apesar de ter apenas dois integrantes, o título de ‘maior banda de rock do mundo’ se torna a sua maior obsessão. E para transformar o seu sonho em realidade, eles precisam obter o item supremo: a palheta do destino, mantida em segurança num imponente museu do rock & roll.

5. Sepultura Endurance (2017) – Netflix

O documentário conta a história da banda com imagens de arquivo inéditas, acompanha a rotina dos integrantes do Sepultura em turnê, aborda os conflitos entre eles, o processo de criação das músicas e da gravação dos álbuns, cenas de shows e de bastidores.

Diversos nomes do mundo do rock marcam presença como: Lars Ulrich, do Metallica, David Ellefson, do Megadeth, Phil Campbell, do Motorhead, Scott Ian, do Anthrax, Corey Taylor, do Slipknot, Phil Anselmo, do Pantera/Down aparecem em entrevistas e ajudam entender a relevância da banda brasileira no cenário musical mundial.

4. Escola de Rock (2003) – Netflix

Dewey Finn (Jack Black) é um músico que acaba de ser demitido de sua banda. Cheio de dívidas para pagar e sem ter o que fazer, ele aceita dar aulas como professor substituto em uma escola particular de disciplina rígida. Logo Dewey se torna um exemplo para seus alunos, sendo que alguns deles se juntam ao professor para montar uma banda local, sem o conhecimento de seus pais.

A curiosidade é que Jack Black foi indicado ao Globo de Ouro por esse filme.

3. Os Beatles: A Vida (2019) – Prime Video

Os Beatles conquistaram o mundo. Sua fama era nova, massiva e continua até hoje. Eles ainda são a banda que mais vendeu na história, com mais de 183 milhões de vendas em todo o mundo com um valor líquido de 600 milhões de dólares. Testemunhe toda a história, desde os dias em Hamburgo até os anos de estúdio.

O trailer do documentário pode ser visto direto na página do Prime Video.

10 filmes sobre rock para assistir no streaming

Os Beatles: A Vida (Imagem: Divulgação/ Prime Video)

2. Som do Silêncio (2020) – Prime Video

Em Som do Silêncio (Sound of Metal no original), um jovem baterista teme por seu futuro quando percebe que está gradualmente ficando surdo. Duas paixões estão em jogo: a música e sua namorada, que é integrante da mesma banda de heavy metal que o rapaz. Essa mudança drástica acarreta em muita tensão e angústia na vida do baterista, atormentado lentamente pelo silêncio.

O filme recebeu seis indicações ao Oscar de 2021, incluindo “Melhor Filme” e acabou levando a estatueta de “Melhor Som”.

1. The Dirt: Confissões do Mötley Crüe (2019) – Netflix

Considerada uma das mais importantes bandas da história do Glam Metal, Mötley Crüe foi responsável por dar rosto a uma vertente do Rock que, até então, não era muito bem vista pelo público em geral.

A banda viveu o ápice do estrelato nas décadas de 80 e 90, seus membros vivenciaram todo o glamour de ser um rockstar – até nos momentos mais improváveis, que contemplam até um inusitado encontro com o príncipe das trevas, Ozzy Osbourne.

Menções Honrosas

Durante a pesquisa encontrei outros títulos interessantes, mas como não estavam na proposta de assistir sem pagar taxas extras, ficaram de fora. De qualquer forma, ficam aí os nomes para quem ficar interessado.

  • 27: Gone Too Soon(2017)
  • Heavy Metal – Universo em Fantasia (1981)
  • Purple Rain/Viva a Música (1984)
  • Isto é Spinal Tap (1984)

É isso pessoal, espero que aproveitem a lista e curtam os filmes.

*Catálogos consultados em 08/07/2021

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
4 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caleb Enyawbruce (@Enyawbruce)

Acho que o @wyne está certo. Bohemian Rhapsody não existe no Prime Video mesmo hein @andreleonardo