Sincronizar arquivos do Google Docs com dispositivos móveis? Em breve

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana

O Google Docs é uma verdadeira mão na roda para quem não quer ou não tem como bancar o uso de uma suíte de aplicativos de produtividade mais completa, como é o caso do Office. Há algumas restrições no serviço, claro, mas nada que seja um grande impediditivo. De qualquer forma, o Google já planeja liberar a integração do seu serviço de documentos com aplicativos de terceiros, garantindo ainda mais funcionalidades.

A descoberta foi feita pelo blog Google Operating System, depois de fazer uma varredura no código-fonte do Google Docs. Lá está escrito com todas as letras: “Em breve: aplicativos de terceiros, impressoras na nuvem, e sincronização com dispositivos”. Isso quer dizer que novas funções estão a caminho, embora não saibamos quando exatamente elas serão implementadas.

Os aplicativos de terceiros dependeriam de APIs do Google Docs, que o Google já planeja em liberar. Com elas em mãos, programadores teriam condições de desenvolver aplicativos especiais que manipulem diretamente os documentos criados e salvos com o Docs.

Impressão na nuvem é algo já prometido para o Chrome OS, mas que deve ganhar vez no Google Doc. Com esse padrão instalado e disponível em novas impressoras, usuários poderiam editar um documento no notebook em um aeroporto (a título de exemplo), com direito a imprimir esse texto, apresentação ou planilha na impressora do escritório, caso ela esteja conectada à nuvem do Google.

Por fim, a sincronização do Google Docs com dispositivos permitiria ter acesso rápido aos arquivos em smartphones e tablets. Algo como o que já acontece com calendários e mensagens de quem tem conta no Google, espera-se.

Com informações: DownloadSquad, Google Operating System

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados