Início » Computador » Vaio Z, notebook 4K de luxo com fibra de carbono, é lançado no Brasil

Vaio Z, notebook 4K de luxo com fibra de carbono, é lançado no Brasil

Notebook com design ultraleve promete resistência e desempenho avançado, mas preço de lançamento no Brasil é salgado

Ana Marques Por

A Vaio anunciou nesta segunda-feira (12) o lançamento de um novo Vaio Z no Brasil. O notebook premium conta com tela 4K e design ultraleve, feito com estrutura de fibra de carbono. O computador também deve entregar alto desempenho com processador Intel i7 de 11ª Geração e 32 GB de memória RAM. O preço, como era de se esperar, é alto — ainda assim fica abaixo de um MacBook Pro M1 com a mesma configuração de armazenamento — R$ 19.999, segundo o release, mas R$ 21.599 à vista na loja oficial.

Vaio Z (Imagem: Divulgação/Vaio)

Vaio Z (Imagem: Divulgação/Vaio)

Vaio Z promete leveza e resistência

Segundo a marca, o notebook é o primeiro do mundo a contar com praticamente toda a estrutura de fibra de carbono moldada em 3D. “A fibra de carbono é tradicionalmente aplicada de forma parcial em laptops, mas no caso do novo Vaio Z, ela faz parte de praticamente todo o corpo, o que resulta em uma leveza e resistência acima da média para máquinas de alto desempenho”, explicou Daniela Colin, diretora de Desenvolvimento de Produtos da Positivo Tecnologia, empresa que representa a marca no Brasil.

O notebook pesa cerca de 1 Kg, tem 16,9 mm de espessura e promete alta resistência com a certificação militar MIL-STD-810H, que garante a proteção em quedas em qualquer posição em alturas de até 1,27 metro. A tela LCD de 14 polegadas tem bordas finas e, além da resolução 4K, traz sistema antirreflexo e HDR.

Vaio Z (Imagem: Divulgação/Vaio)

Vaio Z tem tela 4K e teclado retroiluminado (Imagem: Divulgação/Vaio)

Desempenho e autonomia de bateria

O Vaio Z tem processador Intel Core i7-11370H e memória RAM de 32 GB, para alta performance em multitarefa, e traz placa de vídeo Intel Iris XE integrada. O armazenamento é em SSD NVMe PCIe de 4ª geração, e traz 2TB, proporcionando rapidez quatro vezes maior do que SSDs tradicionais, de acordo com a Vaio.

O notebook tem teclado retroiluminado e promete até 10 horas e 30 minutos longe das tomadas com apenas 1 hora de carga. As conexões incluem duas portas USB-C Thunderbolt 4, para transferência de dados com velocidade de até 40 Gb/s, e uma entrada HDMI.

Segurança e mais recursos

A empresa destaca que o Vaio Z conta com o chip TPM (ver. 2.0) projetado para desempenhar operações de criptografia — esse é um dos requisitos para a instalação do Windows 11 (o notebook vem com Windows 10 Pro).

Ainda sobre segurança, o computador traz um bloqueio físico para webcam, além da tecnologia User Sensing, que trava e destrava o notebook automaticamente de acordo com a proximidade do usuário.

Com informações: Vaio.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
14 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

John Smith (@john)

Fumaram orégano.

LekyChan (@LekyChan)

Um notebook de 20 mil reais com uma GPU mais fraca que uma GTX 1050, mas a Vaio jura que é um notebook de alta performance.

Everton Dreher (@Dreher)

Da vontade de chorar vendo o pessoal comparando com notebook gamer. São mundos diferentes! Entendam que a necessidade de vocês não é a mesma que a de todo mundo. Do peso e do consumo de bateria do notebook gamer ninguém comenta né?

Esse é um notebook de nicho, pra alguém que ganha muito bem e precisa de mobilidade e performance.

@doorspaulo

Muito mais negócio pegar um XPS então, em vez de um Positivo com skin premium.