Buser passa a fazer entregas via ônibus com promessa de preço mais baixo

Buser Encomendas utiliza espaço ocioso em bagageiros de ônibus para realizar entregas; preços são até 50% mais baratos

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Buser Encomendas (imagem: divulgação/Buser)

Buser Encomendas (imagem: divulgação/Buser)

A Buser não transporta mais apenas passageiros. Sem fazer alarde, a companhia começou a operar há algumas semanas a Buser Encomendas, serviço que realiza entregas de pacotes com promessa de preços mais baixos do que o de transportadoras tradicionais. Para isso, a empresa utiliza o espaço livre existente nos bagageiros dos ônibus.

Esse tipo de serviço não é novidade. Grande parte das empresas de ônibus rodoviário utiliza a capacidade de carga ociosa de seus veículos para realizar entregas entre as cidades atendidas por suas rotas. Esse serviço é tão importante para algumas viações que muitas delas colocam veículos altos em suas linhas, pois estes têm mais capacidade de carga.

Embora esse tipo de serviço possa ser combinado com caminhões ou vans, por exemplo, os transportes são realizados prioritariamente por ônibus. Como o veículo cumpre duas funções em vez de apenas uma (transportar passageiros), frequentemente, os custos de transporte acabam sendo menores, razão pela qual a empresa pode oferecer entregas mais baratas.

Na Buser Encomendas, o princípio é o mesmo: aproveitar a capacidade de carga ociosa dos veículos atrelados à plataforma para transporte de encomendas. Na comparação com serviços tradicionais, os custos das entregas podem chegar a ser 50% menores, informa a companhia.

Ônibus no ponto de embarque da Buser (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Ônibus em ponto de embarque da Buser (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Há quatro modalidades de entrega:

  • Balcão x porta: a encomenda é recebida em um ponto de embarque de passageiros e levada até o destino;
  • Porta x balcão: a encomenda é recebida em um endereço e retirada em um ponto de desembarque;
  • Porta x porta: a encomenda é retirada e entregue nos endereços indicados;
  • Balcão x balcão: a encomenda é recebida em um ponto de embarque e entregue em um ponto de desembarque.

Normalmente, a retirada e a entrega de encomendas em endereços determinados pelo cliente são feitas por veículos de carga que levam os pacotes até o ponto de embarque / desembarque ou o trazem de lá.

Buser promete entregas em até 24 horas

Além de preços menores, a Buser destaca a capacidade de o serviço realizar entregas em até 12 horas considerando a modalidade “balcão x balcão”. Mas isso depende da região atendida. Esse prazo leva em consideração transportes realizados entre a capital e o interior de São Paulo.

De todo modo, o prazo da maioria das entregas é de um dia. “Embora a gente prometa entrega em até 24 horas, estamos conseguindo fazer algumas em até 8 horas”, afirma Gabriela Miranda, diretora de novos negócios da Buser.

Na atual fase, cerca de 300 cidades são atendidas pela Buser Encomendas. Todas as entregas contam com rastreamento online.

Os planos da empresa para a nova modalidade são audaciosos: a Buser quer transportar 1,5 mil toneladas de encomendas por dia até 2022.

Com informações: Estadão.

Receba mais sobre Buser na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados