Quando a pandemia chegou com força ao Brasil, parte do comércio foi obrigada a fechar, inclusive as livrarias. Com isso, uma parcela do público leitor se voltou para os e-books, na esteira de uma série de promoções e gratuidades oferecidas por lojas e editoras. A partir daí, um crescimento expressivo na compra de livros digitais foi observado, e os números se mantiveram estáveis por todo o ano de 2020.

Tecnocast 201 – O e-book pegou de vez no Brasil? (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Tecnocast 201 – O e-book pegou de vez no Brasil? (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Com a enxurrada de novos usuários e o aumento no faturamento, podemos dizer que o e-book finalmente pegou no Brasil? Para entender melhor o panorama do mercado nacional de conteúdos editoriais digitais, conversamos com Isadora Cal, Gerente de Análise de Dados da Bookwire, principal distribuidora de e-books e audiobooks a operar no Brasil. Então dá o play e vem com a gente!

Participantes

Pesquisas mencionadas no episódio:

Créditos

Assine o Tecnocast

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
11 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bruno Rodrigues (@Bruno_Rodrigues)

Gostei muito do episódio e dos esclarecimentos que foram dados ao longo da discussão.

² (@centauro)

e-Reader é bom se você quer um dispositivo sem distrações para poder ler sossegado, seja leve de segurar pra não cansar os braços, tenha uma bateria que dure dias a fio e não fique jogando uma luz forte na sua cara o tempo todo enquanto você lê.

Se nada disso interessa, não tem muito porque comprar.

@ksio89

O Higa dando de exemplos de ebooks custando quase mesmo ou até mais caro que a versão impressa, aí fica difícil. Depois as editoras reclamam da pirataria e que o brasileiro lê pouco, mas por causa dessa patifaria. Pra mim ebook tinha que custar no máximo 50% da versão impressa, sei que ainda existem custos, mas não se comparam ao custo de estocar e transportar o livro em papel.

E até dá vontade de comprar um Kindle, mas quando lembro que o suporte a PDF é péssimo eu desisto. E não, não vou ficar dependendo de conversão e ficar torcendo pra não zoar a formatação.