Início » Jogos » Rara versão oficial de Super Mario Bros 3 para PC é resgatada por museu

Rara versão oficial de Super Mario Bros 3 para PC é resgatada por museu

id Software chegou a trabalhar em versão de Super Mario Bros 3 para PC, mas projeto foi descartado pela Nintendo e estava perdido

Felipe Vinha Por

Uma versão de Super Mario Bros 3 para PC existiu algum dia e foi rejeitada pela Nintendo, mas ela acaba de ser resgatada pelo The Strong National Museum of Play, para fins de preservação. Trata-se de uma demo que foi programada por integrantes da id Software nos anos 90, antes mesmo do clássico Doom ser lançado.

Super Mario Bros 3 poderia ter sido lançado (Imagem: Reprodução)

Super Mario Bros 3 poderia ter sido lançado (Imagem: Reprodução)

A demo tem vários elementos incompletos, como alguns movimentos de Mario e também a trilha sonora, mas quase tudo é bem parecido com a versão de NES que foi lançada no mercado. A ideia era formar uma parceria com a Nintendo, que chegou a mostrar interesse, mas que logo desistiu de expandir o catálogo para o PC.

Em 2015 o produtor John Romero, que também trabalhou em Doom e nesta demo, chegou a publicar um vídeo para mostrar como era o jogo. Até então este era o único vislumbre que todos tinham desta versão para computadores. Relembre abaixo:

Com o projeto cancelado, a id Software, mais tarde, utilizou conhecimento adquirido e alguns recursos gráficos para lançar Commander Keen, um game de plataforma original, lançado também em 1990.

Demo no museu

Agora a demo de Super Mario Bros 3 no PC será mantida aos cuidados do museu para preservação e pesquisa no futuro. Ela servirá para conhecer alguns dos primórdios da programação de jogos de plataforma no PC.

Não se sabe se o museu planeja realizar algum tipo de exibição virtual desta demonstração ou até mesmo de lançar online para que mais usuários possam baixar e testar – o medo da Nintendo pode ser, possivelmente, maior.

Com informações: ArsTechnica.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
4 usuários participando