Início » Jogos » Recurso do Xbox e Windows 11 para acelerar jogos chegará ao Windows 10

Recurso do Xbox e Windows 11 para acelerar jogos chegará ao Windows 10

Antes exclusivo dos Xbox Series X|S e Windows 11, DirectStorage vai funcionar em PCs com Windows 10 na versão 1909 ou superior

Murilo Tunholi Por

No anúncio do Windows 11, em junho, a Microsoft revelou que o novo sistema operacional terá suporte a DirectStorage para acelerar o carregamento de jogos. Porém, no lançamento da primeira prévia da API para desenvolvedores, na última sexta-feira (16), a empresa confirmou que o recurso também vai funcionar em PCs com Windows 10 na versão 1909 ou superior.

DirectStorage promete diminuir tempo de carregamento em jogos no Windows (Imagem: Divulgação/Microsoft)

DirectStorage promete diminuir tempos de carregamento em jogos no Windows (Imagem: Divulgação/Microsoft)

O DirectStorage estreou nos consoles Xbox Series X|S como parte da “Xbox Velocity Architecture”. Com a tecnologia, os jogos podem renderizar modelos em 3D e mapas completos diretamente pela placa de vídeo, aliviando a carga de trabalho do processador e reduzindo bastante os tempos de carregamento.

Nos PCs, o recurso seria exclusivo do Windows 11, mas a Microsoft decidiu levar o DirectStorage ao Windows 10. Assim, os usuários que quiserem usar a ferramenta não serão mais obrigados a mudarem o sistema operacional. Em vez disso, eles só vão precisar manter o Windows 10 atualizado e contar com alguns componentes específicos na máquina.

Para usar o DirectStorage tanto no Windows 11 quanto no 10 será preciso instalar os jogos em um SSD NVMe de 1 TB ou maior e ter uma placa de vídeo compatível com DirectX 12 Ultimate e o driver “Standard NVM Express Controller”. A Microsoft ainda não comentou se o Auto HDR também será incluído em outras versões do sistema.

Windows 11 terá DirectStorage mais otimizado

Por mais que o DirectStorage seja lançado para as duas versões do sistema operacional, a Microsoft menciona que o Windows 11 será mais otimizado e poderá aproveitar ao máximo o recurso. A empresa, no entanto, não disse quão grande deve ser a diferença de desempenho em relação ao Windows 10.

Vale mencionar que, além do usuário precisar de um SSD NVMe compatível com o DirectStorage, os jogos também deverão ser atualizados para usarem o recurso. Os games que receberem o patch com a nova API vão continuar rodando em máquinas mais antigas equipadas somente com HDs sem problemas.

Com informações: XDA, Arstechnica.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
2 usuários participando