Início » Celular » Como saber se o celular tem NFC

Como saber se o celular tem NFC

Confira a seguir algumas dicas para saber se o seu celular tem a tecnologia NFC, para que serve e em que ela pode ser usada

Alvaro Teixeira Por

O NFC é um recurso tecnológico cada vez mais presente no dia a dia de muitas pessoas. Disponível em celulares, smartwatches, cartões de crédito e máquinas de pagamento, a ferramenta facilita e agiliza procedimentos de acesso e transações comerciais. Apesar de popular, alguns aparelhos mais antigos ou intermediários não contam com o recurso. Veja como saber se seu celular tem NFC.

Saiba como descobrir se o seu celular tem NFC e como usar (Imagem: Jonas Leupe/Unsplash)

Saiba como descobrir se o seu celular tem NFC e como usar (Imagem: Jonas Leupe/Unsplash)

Como saber se o celular tem NFC

NFC é uma sigla que significa “Near Field Communication”, ou seja, comunicação ou transferência de dados por aproximação. Na prática, os dispositivos se comunicam quando estão próximos e é por isso que você consegue, por exemplo, realizar pagamentos por cartões “contactless” e com o celular.

Existem algumas maneiras de saber se o seu aparelho tem NFC. Uma delas é conhecer suas especificações técnicas. Caso você não tenha mais o manual ou desconheça as informações do seu aparelho, alguns sites, como o GSM Arena, fornecem todos os dados sobre o smartphone.

Basta digitar na busca pelo seu modelo e procurar pelo campo “Comms”. A informação de NFC virá com a resposta “Yes” (sim) caso tenha e “No” (não) caso o recurso não esteja disponível.

NO GSM Arena, você pode ver todas as informações técnicas (Imagem: Reprodução/GSM Arena)

NO GSM Arena, você pode ver todas as informações técnicas (Imagem: Reprodução/GSM Arena)

O iPhone, desde o modelo 6S, conta com NFC em todas as suas gerações.

Outra forma de verificar a disponibilidade do recurso NFC no seu celular Android é através das configurações. Veja a seguir:

  1. Acesse o menu de configurações no seu smartphone;
  2. Selecione “Conexões”;
  3. Procure por “NFC” ou “NFC e pagamentos sem contato”;
  4. Verifique se a opção está ativa;
Nas configurações você também pode verificar se o NFC está disponível (Imagem: Reprodução/Android)

Nas configurações você também pode verificar se o NFC está disponível (Imagem: Reprodução/Android)

Se estiver ativa, o seu aparelho está apto a usar o NFC para transações, pagamentos e outras aplicações.

Para que serve o NFC do celular?

Não há dúvidas de que a forma mais popular do uso do NFC seja para pagamentos. A famosa pergunta de atendentes de comércio – “Por aproximação?” – ganhou espaço nos atendimentos, agora que cartões de bancos, celulares e smartwatches contam com o recurso em boa escala.

Entretanto, há outras formas de uso, como liberação de acesso à portas, automações e ações por dispositivos inteligentes, como lâmpadas e tomadas, liberações de acesso a notebooks, tags, ou seja, há um mundo de ações facilitadas pelo recurso NFC.

Agora ficou fácil saber se você já pode usar o NFC no seu celular ou verificar se a tecnologia está disponível no aparelho que quer comprar.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando