Windows 11 desativa recurso básico na barra de tarefas e irrita usuários

Microsoft confirma que ausência de funções na barra de tarefas não é um bug na prévia do Windows 11, mas diz que vai levar feedback dos usuários em consideração

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 2 meses
Menu Iniciar e barra de tarefas do Windows 11 (imagem: reprodução/Microsoft Design)
Novo menu Iniciar e barra de tarefas centralizada no Windows 11 (Imagem: Reprodução/Microsoft Design)

O Windows 11 vai trazer mudanças significativas para alguns elementos do sistema, como o menu Iniciar e barra de tarefas — neste segundo, a ausência de algumas funções básicas pode acabar incomodando muita gente. É o caso do movimento de arrastar e soltar arquivos para abrir em aplicativos fixados nesta área.

A Microsoft já havia explicitado em sua documentação que a nova barra de tarefas não poderá mais ser usada em outro lugar além da parte inferior da tela — isto é, você não poderá fixá-la na lateral ou na parte superior.

Mas agora, o que parecia ser um bug foi confirmado como parte do novo sistema: não há mais a opção de arrastar arquivos para abrir em apps fixados na barra de tarefas. Aparentemente, arrastar aplicativos para fixá-los na taskbar é possível, como mostrou o Windows Latest na imagem a seguir.

Windows 11 não terá "arrastar e soltar" para barra de tarefas (Imagem: Reprodução/Windows Latest)

Windows 11 não terá “arrastar e soltar” para barra de tarefas (Imagem: Reprodução/Windows Latest)

A empresa respondeu a um usuário explicando que “atualmente, arrastar um arquivo para um aplicativo na barra de tarefas para abri-lo nesse aplicativo não é compatível com o Windows 11”.

Além disso, o menu que aparece ao clicar com o lado direito do mouse sobre a barra agora tem apenas uma opção para acessar as configurações da taskbar.

Windows 11 perde menu completo de contexto na barra de tarefas (Imagem: Reprodução/Windows Latest)

Windows 11 perde menu completo de contexto na barra de tarefas (Imagem: Reprodução/Windows Latest)

Entretanto, segundo a Microsoft, o feedback dos usuários poderá ser usado para “orientar o futuro de recursos como este” — o que nos deixa com um fio de esperança, no fim das contas.

A resposta rendeu comentários irritados de usuários que não gostaram nada das mudanças propostas. “Desculpe, Microsoft, mas essa resposta é patética. Por que remover recursos que estão no Windows há anos?” e “Isso é uma decepção! (…) Quebrar coisas perfeitamente boas no processo é totalmente inaceitável” são alguns exemplos.

Você ainda pode restaurar a barra de tarefas antiga

Ao menos na prévia do Windows 11, ainda é possível restaurar a barra de tarefas clássica presente no Windows 10, que fica oculta no sistema. Para isso, é necessário acessar o editor de registro e navegar para:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Shell\Update\Packages

Neste local, você deve criar um DWORD (32 bits) chamado “UndockingDisabled” e definir seu valor como 1. Por fim, feche o editor e reinicie o sistema.

Com informações: Windows Latest.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados