Se você é do tipo que gosta de ouvir música acompanhando os versos, aqui vai uma dica para fazer seu Mac baixar as letras das músicas do seu iTunes e jogá-las em frente ao seu papel de parede, transformando você no próximo ídolo do Brasil. Ok, nem tanto. 🙂

Primeiro você vai precisar escolher um software que fará o download das letras automaticamente e vai inserir o texto diretamente no arquivo da música no iTunes. Inclusive, se você tem um iPod ou iPhone as letras podem ser exibidas na tela do dispositivo. Existem várias opções destes aplicativos, sugiro que você teste os dois a seguir e veja qual acha melhor. Realmente é uma escolha bem pessoal e dependendo do tipo de banda da Letônia ou da Moldávia que você anda ouvindo, algumas aplicação acabam não encontrando a letra.

Get Lyrical

 

Meu preferido por ser bem direto, dificilmente não encontra a letra. Ele tem opções de procurar tanto de músicas selecionadas manualmente (Tag Selection), como da atual (Tag Current) ou de ativar a busca sempre que a música mudar (Active Tagging). O único problema que identifiquei nele é que depois de um tempo ele passa a consumir mais memória do que você esperaria de um aplicativo tão simples. Quem sabe nas próximas versões isso não melhores?

Download | Get Lyrical

TunesArt

O aplicativo não é focado exatamente na tarefa de buscar as letras, ele funciona como uma espécie de extensão do iTunes com várias opções bacanas como exibição da capa flutuante do álbum com controles de execução, atalhos de teclado, busca de música sem precisar estar na janela do iTunes, Last.fm etc. Mas é a opção Lyrics > Download lyrics from LyricWiki… nas preferências dele que faz o serviço sujo. Ela já vem ligada por padrão.

Download | TunesArt

Exibindo a letra no Desktop

Tanto o Get Lyrical quanto o TunesArt dá a opção de você exibir a letra em uma janela flutuante no desktop, mas não é isso que queremos. Que tal jogar a letra como se ela fizesse parte do seu papel de parede?

A mágica fica por conta do aplicativo DesktopLyrics. Nas preferências dele é possível configurar coisas como a posição da letra no desktop, família da fonte e o tamanho mínimo e máximo dela, a sombra no texto para ajudar na legibilidade e configurar atalhos de teclado para ocultar/mostrar as letras ou mudar de página em caso de letras muito extensas.

Download | DesktopLyrics

Pronto, agora para seu Mac virar uma máquina de Karaokê só precisa criar um placar de pontos e notas aí com seus amigos. Finalmente você pode cantar toda aquela coleção de músicas do Glee, que está no seu iTunes, sem medo de errar a letra. Nem precisa agradecer. 😛

Receba mais sobre Mac na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rodrigo Muniz

Rodrigo Muniz

Ex-redator

Rodrigo Muniz estuda arquitetura da informação desde 2002. É pós-graduado em Design da informação pela Universidade Federal de Pernambuco e trabalha como UX Designer. Atuou como redator no Tecnoblog, especializado na produção de tutoriais sobre aplicativos de produtividade e do ecossistema da Apple. Também oferece mentorias na PretUX, para ajudar pessoas pretas a serem inseridas no mercado de UX.

Relacionados