Início » Negócios » PicPay compra Guiabolso para avançar em Open Banking no Brasil

PicPay compra Guiabolso para avançar em Open Banking no Brasil

PicPay anuncia aquisição da fintech especializada em Open Banking Guiabolso; apps seguirão funcionando separadamente e sem alterações

Bruno Ignacio Por

A plataforma de pagamentos PicPay revelou nesta sexta-feira (23) que adquiriu a fintech Guiabolso. A compra da empresa faz parte da estratégia da companhia de se posicionar como protagonista em Open Banking no Brasil. Além disso, a junção dos serviços deverá acelerar o desenvolvimento dos produtos financeiros do PicPay. O valor da transação não foi divulgado.

App do PicPay (Imagem: Lucas Lima / Tecnoblog)

App do PicPay (Imagem: Lucas Lima / Tecnoblog)

“O Guiabolso e o PicPay são líderes da transformação pela qual o sistema financeiro vem passando e agora, juntos, vão dar mais um passo na missão de melhorar a relação das pessoas com o dinheiro e revolucionar o sistema financeiro brasileiro”, disse Thiago Alvarez, fundador do Guiabolso, em comunicado à imprensa. Ele também entrará para o time do PicPay como diretor do novo setor de Open Banking.

“A aquisição visa posicionar o PicPay como protagonista do Open Banking, além de acelerar a nossa operação de marketplace financeiro, que já conta com cartão, crédito pessoal e empréstimo entre pessoas”, explicou José Antonio Batista, CEO do PicPay.

Agora, a plataforma de pagamentos vai absorver completamente a operação do Guiabolso, que conta com 6 milhões de usuários e R$ 1 bilhão de crédito concedido através de parceiros. A aquisição também estaria alinhada com o propósito de democratização de crédito do PicPay, de acordo com Eduardo Chedid, vice-presidente de Serviços Financeiros da empresa.

Nada mudará para os usuários

Na prática, nada mudará para os usuários do PicPay e do Guiabolso. Ambos os aplicativos seguirão funcionando separadamente, sem nenhuma mudança imediata. Porém, novos serviços e funcionalidades começarão a ser implementadas em breve, trazendo sinergia entre os dois apps a fim de melhorar a experiência dos clientes das duas fintechs. Estruturalmente, o quadro de 200 funcionários do Guiabolso, especializados em tecnologia e dados, se juntará ao time de mais de 3 mil colaboradores do PicPay.

Trata-se de uma operação estratégica e importante para o futuro do fintech, que incorpora agora a expertise tecnológica, de inteligência de dados e de execução do Open Banking do Guiabolso. Além disso, a plataforma já conta com um marketplace financeiro consolidado, com mais de dez parceiros e nomes como Creditas, BV, Digio, Icatu e Órama.

Portanto, o PicPay acabou de aumentar seu leque de parceiros na distribuição de cartões, empréstimos, seguros e investimentos, contando também com um enorme potencial de escala com mais de 55 milhões de usuários cadastrados na plataforma de pagamentos digitais.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando