Steam Deck tem opção que limita FPS de jogos para economizar bateria

Segundo a Valve, os jogadores podem esperar até seis horas de jogatina no Steam Deck com o limite de FPS ligado

Murilo Tunholi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Steam Deck (Imagem: Divulgação/Valve)
Steam Deck (Imagem: Divulgação/Valve)

A Valve confirmou que o Steam Deck terá a opção de limitar a quantidade de quadros por segundo nos jogos para economizar energia. Essa informação gerou confusão na comunidade, pois, segundo o desenvolvedor Pierre-Loup Griffais em entrevista, a meta da empresa seria fazer o PC portátil rodar títulos do catálogo do Steam já a 30 FPS.

Para a Valve, 30 FPS não é a meta, mas sim o mínimo

Após a entrevista, Griffais foi ao Twitter explicar sua fala. Segundo o desenvolvedor, 30 FPS é o mínimo tolerável para o Steam Deck rodar qualquer jogo do catálogo do Steam, mas isso não significa que o PC portátil não consiga alcançar taxas mais altas em certos títulos.

“A meta de 30 FPS refere-se ao limite que consideramos jogável em nossos testes de desempenho; os jogos que testamos e mostramos sempre atingiram e ultrapassaram essa barreira até agora”, tweetou Griffais.

Em outras palavras, jogos mais recentes e pesados, como Control, Star Wars Jedi: Fallen Order e Doom Eternal, devem rodar a 30 FPS. Games menos exigentes, como Hades, Portal 2 e Counter-Strike: Global Offensive, devem alcançar facilmente a marca dos 60 quadros por segundo.

Manter a performance a 60 FPS, porém, consome mais bateria. Para contornar isso, a Valve vai incluir uma opção no Steam Deck para limitar todos os jogos a 30 frames, independente se forem pesados ou leves. De acordo com a empresa, com o modo ligado, será possível jogar Portal 2, por exemplo, por até seis horas.

Modo de 30 FPS pode fazer jogos engasgarem

Para o Digital Foundry — grupo de especialistas em hardware e performance de games — o modo de 30 FPS pode prejudicar a experiência em alguns títulos, por causa da frequência da tela do Steam Deck.

No Twitter, eles explicaram que o painel de 60 Hz do dispositivo não tem taxa de atualização variável. Por isso, em jogos que usam sincronização vertical (V-sync), há chances das imagens apresentarem engasgos no modo de 30 FPS forçados.

Com informações: The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Relacionados