Windows 11: Microsoft Store aceitará apps Win32, mas não irá atualizá-los

Nova Microsoft Store aceitará aplicativos Win32 para instalação no Windows 11, mas eles não serão atualizados a partir da loja

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 2 meses
Nova interface da Microsoft Store no Windows 11 (imagem: divulgação/Microsoft)
Microsoft Store no Windows 11 (imagem: divulgação/Microsoft)

O Windows 11 está caminho, mas não virá sozinho. O novo sistema operacional é acompanhado de uma nova Microsoft Store. Com a reformulação, a Microsoft tenta ser mais flexível com os aplicativos disponíveis por lá. Vale até permitir que softwares Win32 sejam baixados a partir da loja, mas atualizados de outra forma.

Quando o Windows 11 foi anunciado, em junho, a Microsoft deixou claro que a sua loja de aplicativos foi praticamente reconstruída. O visual, redesenhado para dar destaque não só a softwares, mas também ao conteúdo de entretenimento, é a primeira evidência disso.

Mas a nova fase da Microsoft Store também visa abrigar uma variedade maior de aplicativos. Por isso, desenvolvedores poderão disponibilizar ali apps baseados em vários padrões de desenvolvimento ou empacotamento, como Win32, .NET, Universal Windows Platform (UWP), Java e Progressive Web Apps.

Apps Win32 são bem-vindos, mas…

A atenção dada aos softwares Win32 (que têm extensão .exe ou .msi) chama atenção porque, pelo menos por algum tempo, a Microsoft tentou priorizar o padrão UWP, que permite que aplicativos rodem em qualquer dispositivo baseado no Windows, como tablets, consoles (Xbox) e, claro, PCs.

Aplicativos UWP também são mais apropriados para distribuição via Microsoft Store. É uma lógica compreensível. A Microsoft queria que a sua loja fosse referência para a plataforma do Windows assim como a Google Play Store o é para o Android ou a App Store para o iOS.

No Windows 10, esse plano não deu certo. Mas, com o Windows 11, a Microsoft quer virar o jogo usando uma abordagem mais flexível que, como tal, dá as boas-vindas a aplicativos Win32.

Só que existe uma limitação: esses softwares até podem ser distribuídos a partir da loja, mas a documentação para desenvolvedores disponibilizada pela empresa informa que eles não poderão ser atualizados por lá.

Por conta disso, a atualização deverá ser feita por meio de um botão específico para isso existente no software ou a partir de um site indicado pelo desenvolvedor, por exemplo.

Há uma desvantagem importante para o usuário em tudo isso. Uma loja de aplicativos cumpre a função de verificar se os softwares disponibilizados ali respeitam requisitos de qualidade, desempenho e segurança. Se uma atualização pode ser feita por meio de servidores externos, o papel de decidir se um aplicativo é confiável ou não fica para o usuário.

Note, porém, que essa limitação é válida para aplicativos Win32 que são distribuídos sem empacotamento na Microsoft Store, isto é, são publicados ali com extensão .exe ou .msi. Aplicativos Win32 empacotados como UWP poderão ser atualizados a partir da loja.

De todo modo, Rudy Huyn, da Microsoft, usou o Twitter para informar que a Microsoft quer ser “muito transparente” sobre restrições: se um aplicativo não puder ser atualizado na Microsoft Store, o usuário verá um aviso indicando qual desenvolvedor é responsável por esse procedimento.

Com informações: XDA Developers, Windows Latest.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados