Início » Jogos » Como jogar Pokémon Unite [Guia para iniciantes]

Como jogar Pokémon Unite [Guia para iniciantes]

Saiba os básicos de como jogar Pokémon Unite e veja dicas para se dar bem nas partidas do MOBA dos monstrinhos de bolso

Murilo Tunholi Por

Pokémon Unite, jogo MOBA dos monstrinhos de bolso, já está no Nintendo Switch e chega em setembro de 2021 aos celulares Android e iPhone (iOS). Assim como em outros títulos do gênero, é preciso escolher um Pokémon e formar uma equipe com outras pessoas. Ganha a partida o time que marcar mais pontos nos gols dos inimigos. Nas linhas a seguir, saiba como jogar Pokémon Unite e veja dicas para se dar bem.

Pokémon Unite é o jogo no estilo MOBA dos monstrinhos de bolso (Imagem: Divulgação/Nintendo)

Pokémon Unite é o jogo no estilo MOBA dos monstrinhos de bolso (Imagem: Divulgação/Nintendo)

1. Conheça os Pokémon e suas classes

Assim como em outros jogos do estilo MOBA, como League of Legends (LoL) e Dota 2, para jogar Pokémon Unite é preciso escolher um entre os diversos monstrinhos disponíveis e fazer a composição do time. Antes de começar a jogar para valer, é importante dar uma olhada nas habilidades dos personagens no modo de treino, que fica no menu do game.

No treino, você pode subir de nível automaticamente para testar todas as habilidades e desativar os tempos de recarga dos poderes. Há ainda bonecos que mostram a quantidade de dano causado. Assim, você consegue saber como os recursos de cada Pokémon podem fazer a diferença nas partidas.

Pokémon Unite tem cinco classes diferentes de monstrinhos (Imagem: Murilo Tunholi/Tecnoblog)

Pokémon Unite tem cinco classes diferentes de monstrinhos (Imagem: Murilo Tunholi/Tecnoblog)

Até o momento, o jogo tem 20 Pokémon divididos em cinco classes diferentes:

  • Attacker: focados em causar dano a curtas ou longas distâncias, os Pokémon dessa classe costumam ser mais frágeis e terminar a partida com a maior quantidade de abates. Aqui estão Pikachu, Greninja, Venusaur, Alolan Ninetales, Cramorant e Cinderace;
  • Speedster: especialistas em velocidade e mobilidade, os Pokémon dessa categoria contam com habilidades que facilitam a movimentação pelo mapa. Estão incluídos nessa classe Absol, Gengar, Talonflame e Zeraora;
  • All-rounder: são Pokémon que fazem um pouco de tudo, mas nunca tão bem quanto as classes especializadas. Os representantes são Charizard, Lucario, Machamp e Garchomp;
  • Defender: focam em defender o time na linha de frente com habilidades de redução de dano e controles de grupo. Nessa classe estão Crustle, Snorlax e Slowbro;
  • Supporter: podem oferecer suporte ao time com habilidades que criam barreiras, escudos ou curam aliados. Aqui temos Eldegoss, Mr. Mime e Wigglytuff.

2. Equipe Battle Items e Held Items ao jogar Pokémon Unite

Battle Items (Imagem: Murilo Tunholi/Tecnoblog)

Battle Items (Imagem: Murilo Tunholi/Tecnoblog)

Mecânica muito importante em Pokémon Unite, os Battle Items e Held Items oferecem uma habilidade extra e bônus em atributos, respectivamente. Esses itens podem ser obtidos apenas jogando e completando desafios, ou comprando diretamente na loja do game usando moedas obtidas em partidas (Aeos Coins e Aeos Tickets) ou com dinheiro real (Aeos Gems).

Conforme o jogador sobe o nível da conta, mais Battle Items são liberados. Todos começam com a Potion — que cura uma parte do HP do Pokémon ao ser usada. Em níveis mais altos é possível usar itens que aumentam o dano, a velocidade de movimento e até que permitem se teleportar para frente. Os Battle Items são ativados com o botão “Y” dentro da partida.

Held Items (Imagem: Murilo Tunholi/Tecnoblog)

Held Items (Imagem: Murilo Tunholi/Tecnoblog)

Já os Held Items só precisam ser equipados antes do confronto começar para fazerem efeito. Eles garantem mais ataque, chance de crítico, roubo de vida, entre outros. Esses equipamentos também podem ser melhorados até o nível 30 usando o recurso “Item Enhancer”.

Os bônus dos equipamentos aumentam de acordo com o aprimoramento. Por isso, fortaleça seus Held Items sempre que possível para não ficar em desvantagem.

3. Comunique sua rota de preferência ao time

Escolha sua rota em Pokémon Unite e comunique ao time (Imagem: Murilo Tunholi/Tecnoblog)

Escolha sua rota em Pokémon Unite e comunique ao time (Imagem: Murilo Tunholi/Tecnoblog)

Antes da partida começar, os jogadores têm um tempo para escolherem seus Pokémon, equiparem itens e decidir em que rota vão seguir. Essa etapa é muito importante para que o seu time saiba o que você pretende fazer na partida. Para se dar bem em qualquer MOBA, é preciso ter muita comunicação com a sua equipe.

Para acessar o menu de preparação de batalha basta apertar “ZL”, logo após escolher um Pokémon. Na janela que vai abrir você poderá escolher o seu Battle Item, equipar até três Held Items e selecionar uma das três rotas para ir: topo, centro ou baixo.

Quando você clicar em “Edit”, no “Map Path”, o jogo já vai recomendar a melhor rota para o seu Pokémon. Os Defenders e alguns attackers funcionam melhor na parte de cima do mapa. Na parte de baixo costumam ficar os supporters e mais um attacker. Já no meio, onde fica a selva, é o local perfeito para speedsters e all-rounders.

4. Ataque e defenda os gols em vez de caçar abates

Para vencer em Pokémon Unite é preciso marcar gols (Imagem: Murilo Tunholi/Tecnoblog)

Para vencer em Pokémon Unite é preciso marcar gols (Imagem: Murilo Tunholi/Tecnoblog)

Para vencer uma partida em Pokémon Unite é preciso fazer a maior quantidade de pontos nos gols do adversário. Ao contrário de League of Legends, em que os abates garantem ouro e outras vantagens, eliminar os Pokémon adversários só vale a pena se o gol deles ficar desprotegido.

Não é recomendado correr atrás de abates, porque o tempo que leva para um jogador voltar à partida após ser eliminado é muito curto. Por isso, se conseguir abater os seus adversários na rota, aproveite para marcar todos os pontos que conseguir nos gols inimigos.

Vale mencionar que, para conseguir as bolas necessárias para fazer os gols, basta eliminar os Pokémon selvagens (Aipom, Audino, Corphish, entre outros) ou pegar as esferas amarelas que caem dos adversários.

5. Use a visão e o mapa ao seu favor em Pokémon Unite

Use arbustos para se esconder em Pokémon Unite (Imagem: Murilo Tunholi/Tecnoblog)

Use arbustos para se esconder em Pokémon Unite (Imagem: Murilo Tunholi/Tecnoblog)

O mapa do game tem zonas com arbustos onde é possível ficar escondido, sem que os adversários vejam o seu ícone no minimapa. Para saber quando você está invisível, é só notar o símbolo de um olho cortado em cima do seu Pokémon. Assim, é possível fazer emboscadas ou enganar os inimigos para fugir.

Por falar no minimapa, ao jogar Pokémon Unite é muito importante prestar atenção na movimentação do seu time e da equipe adversária pelo minimapa, que fica do lado esquerdo superior da tela. Se muitos inimigos estiverem a caminho da sua rota, pode ser melhor recuar e pedir por ajuda.

Preste atenção no minimapa para saber a localização dos inimigos (Imagem: Murilo Tunholi/Tecnoblog)

Preste atenção no minimapa para saber a localização dos inimigos (Imagem: Murilo Tunholi/Tecnoblog)

É possível também controlar a câmera do jogo de forma livre, sem que ela fique presa ao Pokémon. Para isso, basta segurar o botão “L” e mover o analógico direito do Nintendo Switch.

6. Elimine Rotom, Drednaw e Zapdos o mais rápido possível

Zapdos garante o bônus mais forte nas partidas (Imagem: Murilo Tunholi/Tecnoblog)

Zapdos garante o bônus mais forte em Pokémon Unite (Imagem: Murilo Tunholi/Tecnoblog)

Além dos Pokémon selvagem simples que garantem pontos para fazer gols, há também os monstrinhos neutros que ficam na selva ou nas extremidades de cima e embaixo do mapa. Quando eles são derrotados, o jogador ou o time inteiro ganha vantagem sobre os adversários. Saiba quais são esses Pokémon, onde ficam e seus efeitos:

  • Ludicolo: presente na selva a partir dos 15 segundos de partida, perto da área de surgimento dos times, o Pokémon oferece o bônus roxo ao jogador que causa o último golpe. O efeito aumenta o dano causado a inimigos com pouca vida;
  • Bouffalant: aparece ao mesmo tempo que Ludicolo na selva, próximo às bases das equipes, e garante o bônus laranja ao jogador que o eliminar. O bônus faz com que os ataques básicos do Pokémon causem lentidão no alvo;
  • Rotom: localizado no topo do mapa, ele oferece vantagem à equipe inteira quando é derrotado. Após ser eliminado, ele caminha até o gol inimigo mais próximo e desativa as proteções por 15 segundos, permitindo fazer pontuações instantâneas;
  • Drednaw: fica na parte inferior do mapa. Quanto eliminado, ele garante um escudo para todos os jogadores do time equivalente a cerca de 15% a 20% da vida dos Pokémon;
  • Zapdos: o Pokémon selvagem mais forte aparece no meio do mapa nos dois minutos finais da partida. A equipe que derrota Zapdos recebe muita pontuação e faz com que a marcação de pontos seja instantânea em todos os gols por 30 segundos.

7. Se aventure nas ranqueadas de Pokémon Unite

Suba de elo nas ranqueadas de Pokémon Unite (Imagem: Murilo Tunholi/Tecnoblog)

Suba de elo nas ranqueadas de Pokémon Unite (Imagem: Murilo Tunholi/Tecnoblog)

Agora que você já sabe como jogar Pokémon Unite, é só continuar treinando para começar a se aventurar nas partidas ranqueadas a partir do nível 6 da conta. No final das temporadas ranqueadas, os jogadores recebem prêmios de acordo com o maior rank alcançado no período.

Os seis ranks de Pokémon Unite são Beginner, Great, Expert, Veteran, Ultra e Master. Cada um deles é dividido em elos. Todos os jogadores começam no Beginner: Class One e podem subir de rank ao vencerem as partidas ranqueadas.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando