Início » Brasil » BB prorroga inscrição para concurso público “exigente” na área de TI

BB prorroga inscrição para concurso público “exigente” na área de TI

Concurso do Banco do Brasil oferece vagas de Escriturário - Agente de Tecnologia, com foco em conhecimentos específicos de TI; inscrições agora vão até agosto

Ana Marques Por

O Banco do Brasil (BB) anunciou a prorrogação do prazo para inscrição no concurso público com vagas em tecnologia, com salário inicial de R$ 3 mil. O processo seletivo exige conhecimentos em áreas específicas de TI, incluindo big data, aprendizado de máquina e desenvolvimento de softwares. Inicialmente, as inscrições seriam encerradas nesta quarta-feira (28), mas agora poderão ser realizadas até 07 de agosto.

Banco do Brasil (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Edifício sede do Banco do Brasil, em Brasília. (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Prova do BB exige noções de big data, programação e mais

No total, há 480 vagas para o cargo de Escriturário – Agente de Tecnologia, sendo 240 imediatas e 240 para cadastro de reserva. De acordo com a descrição oferecida pelo BB no edital do concurso, o candidato deverá responder a questões que contemplam as seguintes áreas de conhecimento:

Conhecimentos Básicos

  • Língua Portuguesa
  • Língua Inglesa
  • Matemática
  • Atualidades do Mercado Financeiro

Conhecimentos Específicos

  • Probabilidade e Estatística
  • Conhecimentos Bancários
  • Tecnologia da Informação

O BB afirma que as questões relacionadas à Tecnologia da Informação podem conter fundamentos de big data, noções de algoritmos de aprendizado de máquina e de processamento de linguagem natural, conhecimento em linguagens de programação, entre outras exigências.

Taxa de inscrição, prazo e data da prova

Os candidatos interessados em realizar a prova devem pagar uma taxa de inscrição de R$ 38. O cadastro pode ser feito por meio do site da Fundação Cesgranrio até às 23h59 do dia 07 de agosto de 2021.

A realização das provas está prevista para o dia 26 de setembro de 2021 e, de acordo com o Banco do Brasil, seguirá os protocolos de prevenção à COVID-19, conforme regras do edital.

Para participar do processo seletivo, é necessário ter certificado de conclusão ou diploma de curso de nível médio, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação e idade mínima de 18 anos completos, até a data da contratação.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
10 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Léo (@leo_oliveira)

Realidade: baixa taxa de inscrição.

Alex Phillipe (@Alex_Phillipe)

O problema é que a cesgranRio não permite a pessoa se inscrever para as duas provas, ou seja o próprio site da Cesgranrio diz que quem se inscrever duas vezes para os dois cargos só vai valer a inscrição feita por último, desse jeito a pessoa fica com medo de se inscrever pra TI por causa do menor número de vagas, é óbvio que se existe um cargo “mais facil” e com maior número de vagas e de outro lado tem o cargo de TI (mais difícil e com menos vagas) e se só deixaram se inscrever em um todo mundo prefere o que tem mais vagas… isso é óbvio… Além do fato de que a vaga de TI é com prova só em Brasília e para trabalhar em Brasília né, e sabemos que os Nerds moram no Sul/Sudeste … fora isso tem também os filhos de militares que estudam abeça pra vaga de Processamento de dados da Marinha, os que acabaram de se formar em faculdades de Tecnologia, IME, ITA , enfim… muita gente pika que ja possuem faculdade (a maioria bem de vida que ate acham barato a passagem se avião pra ir à brasilia fazer essa prova… e vão gostar por diversão de ir morar em Brasília para trabalhar nesse emprego (muitos na intenção de ter isso só como algo a mais no currículo, ou talvez gente que ja manja de programação ma não muito de bancos quer ir só na intenção de aprender como funciona um banco pra depois criar a propria fintech…enfim… muita gente pika ja formados em faculdades de Tecnologia estão indo fazer essa prova… de tal modo que o povão (que sabe pouco mas tem noção que o nuel vai ser hard ) acaba que o ser humano comum se põe em seu lugar e se inscreve no básico mesmo, pois ja tá obvio que essa prova de TI vai ter perguntas à nível de faculdade, o que a cesgranrio e outras bancas mais fazem é copiar Provas de concursos da Marinha na parte de TI, até provas de Prefeitura quando é cargo de TI costumam ser provas puxadas… a prova dos últimos concursos públicos de ARARUAMA RJ nos cargos de TI foi exatamente igual à prova de Processamento de dados da Marinha que eu fiz no mesmo ano… até as questões eram as mesmas… eu passei com louvor justo porque a da marinha eu tinha acabado de corrigir pelo gabarito pouco tempo antes… enfim… sabendo que essas bancas colocam prova de T.I. de nível bem difícil e sabendo que vai atrair pessoas de nível altíssimo que já possuem faculdade é óbvio que o cidadão comum vai no comum pela maior quantidade de vagas e quem sabe um pouco de t.i. mas também consegue ter noção do que eu acabei de falar pensa em fazer as duas provas… porém como não é possível (pois a cesgranrio não deixa a pessoa desiste do T.I. … a funcab e outras bancas geralmente fazem de jeito a permitir a pessoa fazer quantas inscrições quiser e poder fazer todas as provas de todos os cargos… ja a cesgranrio… só vacilo…

Alex Phillipe (@Alex_Phillipe)

A única pessoas que se escreveu para t.i. foi o bruno do Big Linux … por ele morar em Brasília kkkk

Matheus Vicente (@Matheus_Vicente)

Pegando 3 mil, num momento de dólar a 5,20 e com mercado global criado pela migração para o remoto, é óbvio que ninguém vai se inscrever.

Qualquer pessoa com capacidade para passar nesse concurso também te a capacidade de passar numa entrevista de uma empresa para ganhar no mínimo 3x mais.