Motorola Edge 20 terá dois grandes updates de Android, promete empresa

Companhia havia comentado sobre apenas uma atualização de Android na linha Motorola Edge 20, mas depois se retratou

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Motorola Edge 20 (imagem: divulgação/Motorola)

Motorola Edge 20 (imagem: divulgação/Motorola)

Logo após a linha Motorola Edge 20 ter sido anunciada, na manhã desta quinta-feira (29), uma dúvida veio à tona: qual política de atualização do Android a fabricante manterá para esses modelos? Depois de uma leve confusão, a Motorola declarou que os novos smartphones receberão pelo menos duas grandes atualizações de sistema operacional.

A tal confusão começou quando um representante da companhia informou ao Android Authority que o Motorola Edge 20 Pro, o Edge 20 e o Edge 20 Lite receberiam atualizações com base na duração do ciclo de vida desses produtos.

Em outras palavras, as atualizações do Android seriam liberadas de acordo com o tempo que os compradores usarem os aparelhos após estes receberem uma nova versão do sistema operacional.

É de se presumir, portanto, que a Motorola iria garantir aos novos smartphones apenas uma grande atualização do Android e que outras só viriam se a companhia percebesse que, após certo período, os novos modelos ainda tinham uma base significativa de usuários ativos.

Essa abordagem tem alguns problemas. O principal deles é a incerteza sobre quando, exatamente, cada celular receberá atualizações de software. Outro, mais importante, é o risco de o ciclo de vida ser encurtado indiretamente: a incerteza sobre atualizações pode fazer usuários abandonarem os aparelhos antes do que eles gostariam.

Motorola assegura dois anos de atualizações

A boa notícia é que a Motorola se retratou rapidamente. Em nota enviada ao Android Authority, a companhia esclareceu que a declaração anterior foi equivocada e que, na verdade, a linha Motorola Edge 20 terá dois anos de atualizações de segurança bimestrais e pelo menos duas grandes atualizações do Android em si.

Em nota publicada em seu blog, a Motorola confirmou essa política:

O Motorola Edge 20 Pro, o Edge 20 e o Edge 20 Lite receberão pelo menos duas atualizações importantes de Android e dois anos de updates de segurança bimestrais. Esses aparelhos são protegidos pelo ThinkShield for Mobile, que oferece segurança adicional. Recursos essenciais também podem ser atualizados por meio da Play Store, que nos permite disponibilizar atualizações importantes com mais frequência.

Em 2020, a empresa informou que o Motorola Edge+ receberia apenas uma atualização do Android e dois anos de updates de segurança. Depois da repercussão negativa sobre o assunto, a companhia mudou de ideia e prometeu duas atualizações de sistema operacional (Android 11 e 12). Seria estranho se a companhia repetisse o erro com a linha Edge 20.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados