Início » Aplicativos e Software » Prévia do Windows 11 é liberada no canal Beta da Microsoft pela primeira vez

Prévia do Windows 11 é liberada no canal Beta da Microsoft pela primeira vez

Com primeira prévia no canal Beta, Windows 11 está mais perto do lançamento oficial em versão estável para consumidores finais

Ana Marques Por

O Windows 11 está um passo mais próximo do lançamento final. Nesta quinta-feira (29), a Microsoft anunciou a chegada da primeira versão do sistema para o canal Beta — a prévia estava sendo testada por Insiders no canal Dev há um mês. Isso quer dizer que membros do Windows Insider já podem testar a plataforma em uma versão mais estável para conhecer os futuros recursos em primeira mão.

PC rodando Windows 11 (Imagem: Divulgação / Microsoft)

PC rodando Windows 11 (Imagem: Divulgação / Microsoft)

“Se você está no canal Dev, agora seria o momento certo para considerar a mudança para o canal Beta se você quiser ficar em versões mais estáveis do Windows 11,” disse a equipe do programa Windows Insider em uma publicação.

A compilação disponível é a 22000.100, a mais recente do canal Dev, o que não é um cenário tão habitual, como lembra o XDA Developers — geralmente, quando há uma versão semi-pronta, ela vai diretamente para o Beta. No caso do Windows 11, o sistema de canais está atuando de forma diferente.

Windows 11 é a versão Insider mais baixada

O Windows 11 vazou antes da apresentação oficial, em junho deste ano, mas nem mesmo isso foi capaz de atrapalhar o sucesso da versão prévia lançada de forma oficial pela Microsoft.

A empresa anunciou nesta quinta que a versão de testes do sistema já é a mais popular de todo o programa Insider, com número total de downloads maior do que o registrado por qualquer atualização ou pacote disponível dentro da plataforma.

O Windows 11 inclui uma grande reformulação da interface do Windows, com destaque para o menu Iniciar e para uma nova barra de tarefas. Além disso, a Microsoft Store também foi reimaginada para proporcionar uma melhor experiência para usuários e incentivar desenvolvedores, incluindo ainda a possibilidade de baixar apps de Android por meio de uma parceria com a Amazon Appstore.

Para testar o Windows 11 no canal Beta, verifique se o seu computador é compatível e cumpre os requisitos mínimos estipulados pela Microsoft. Se você é novo no programa Insider, acesse “Configurações” > “Atualização e segurança” > “Programa Windows Insider” e clique em “Começar” — você deverá seguir as orientações que aparecem em seguida, optando pelo canal Beta.

Com informações: XDA Developers, Microsoft.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
8 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Arthur Dubeux (@deebvx)

Eu tô numa hype por esse sistema simplesmente pelas maravilhosas bordas arredondadas estarem de volta.

Lucas Monteiro (@lucasmonteiro)

Por enquanto, a versão do canal Dev e Beta são as mesmas - 22000.100 -, então nenhuma novidade. Acho que me sinto confortável em continuar no canal Dev

Os únicos bugs que me irritam um pouquinho são:

1 - Na área de trabalho, se você tocar com o botão direito do mouse e depois tocar e segurar com o botão esquerdo do mouse sobre alguma opção que aparece no menu, essa caixinha de menu fica travada, então se você tentar tocar na área de trabalho, o menu de opções não fecha enquanto você não tocar em uma das opções que aparecem nele:

menuwindows1126×872 96.7 KB

2 - A setinha de opções próximo ao relógio não está no mesmo padrão visual de cantos arrendados, e para consertar é necessário mudar do tema claro para o escuro e vice-versa do vez que inicia o Windows:

3 - Ao passar o mouse sobre o ícone de pesquisa na barra de tarefas, o menu aparece de uma forma estranha, como se fosse uma transição com algum tipo de “glitch”.

Bom, até o momento foram só esses bugs que eu notei… São irritantes, mas nada que afete a usabilidade do sistema.

Eduardo Papa (@EduPapa)

Mas você reportou esses pequenos bugs?
Minha maquina não vai rodar o Windows 11, aí estou aproveitando isso e muita da vontade de ter um Mac e estou mudando de plataforma. Mesmo uma máquina de 2015 vai ter o sistema atualizado para última versão. Mesmo que provavelmente o macOS Monterey seja o último para Macs 2015.

Lucas Monteiro (@lucasmonteiro)

Sim, já reportei.

Júlio Tenório (@JulioTenorio)

Eu coloquei no meu notebook já que não é meu dispositivo principal, até agora tranquilo, até melhor do que participações que já fiz no Windows 10. Único problema que tive aqui foi não conseguir sair áudio no fone bluetooth, mas acho que foi driver que quebrou depois da atualização, o fone desconecta quando tento trocar para ele, tenho que verificar melhor depois.

Mas a coisa que achei chata é o delay na hora de pesquisar algo usando a tecla Windows, se não der um tempinho ele não pega as primeiras letras digitadas.

O user relatou a experiência dele nesse tópico que é relacionado ao Windows 11, se isso tá errado qual o sentido da comunidade?