Abandoned: entenda a polêmica do novo game que pode ser de Hideo Kojima

Abandoned pode ser um novo game de Hideo Kojima? Teorias ganham força na web, enquanto novos detalhes não são divulgados

Felipe Vinha
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Abandoned pode ser um novo Metal Gear para PS5? (Imagem: Divulgação/Blue Box)
Abandoned pode ser um novo Metal Gear para PS5? (Imagem: Divulgação/Blue Box)

Em abril o Blue Box Game Studios anunciou a produção de Abandoned, um game exclusivo do PS5, que foi anunciado durante apresentação da Sony. Desde então o título tem sido alvo de segredos e teorias da conspiração, que levam a crer que este seja mais um jogo de Hideo Kojima ou que tenha alguma relação com a série Metal Gear Solid.

Abandoned foi anunciado com um trailer misterioso e sem mostrar absolutamente nada, a não ser jogabilidade de tiro em primeira pessoa. De acordo com o trailer, a premissa do jogo era bem simples: seu personagem começa a história em um local inóspito e distante da civilização. Ele não sabe quem o levou para lá, onde é, como chegou lá e nem para onde vai – é necessário descobrir tudo isso, sobreviver e escapar.

Acontece que todo esse mistério ligou o sinal de alerta de pessoas que já viram coisa parecida acontecer no passado. Quando anunciou Metal Gear Solid 5 pela primeira vez, por exemplo, Hideo Kojima criou um espécie de jogo falso, que mais tarde foi revelado como o próprio título já citado, como uma campanha de marketing secreta.

Os rumores de agora dão conta de que Abandoned pode ser um novo Silent Hill, com participação de Kojima na produção, ou também um Metal Gear Solid inédito, com o envolvimento da Konami e sem Kojima.

App já está disponível

Um aplicativo de Abandoned foi lançado na PlayStation Store, como se fosse uma demonstração, e ele serviu apenas para reacender as teorias. Quando aberto, não acontece nada… Por enquanto. A ideia é que a qualquer momento algo surja na tela, revelando do que se trata o jogo e como ele será de verdade.

Ao mesmo tempo, recentemente, a Blue Box lançou uma imagem de Abandoned nas redes sociais. Ela traz a foto de um homem, ainda que embaçada, com um tapa-olho. A figura remete ao Big Boss, da série Metal Gear, que também usa tapa-olho. O texto diz “Realtime Experience”, que não indica muita coisa – a mesma vista no início desta matéria.

De acordo com o site DualShockers, um informante russo indicou que Abandoned é, na verdade, Metal Gear Solid 6, e está em desenvolvimento pela Konami e sem a participação de Hideo Kojima. Ainda assim, eles estariam utilizando a mesma tática que o designer usou no passado, para chamar a atenção.

Pelo visto deve demorar para saber o que é, de fato, Abandoned, já que o game nem tem previsão de lançamento. Aguarde as cenas do próximo capítulo.

Com informações: DualShockers, Eurogamer.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Vinha

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Canal Exclusivo

Relacionados