Início » Jogos » Como jogar Mortal Shell [Guia para iniciantes]

Como jogar Mortal Shell [Guia para iniciantes]

Veja dicas de como jogar Mortal Shell, um desafiante RPG de ação que traz mecânicas novas ao gênero "souls-like"

Diego Melo Por

Mortal Shell é um desafiante RPG de ação desenvolvido pelo estúdio Cold Symmetry e lançado para PC, Xbox One e PS4 em 2020, e para PS5 e Xbox Series X/S em 2021. Com jogabilidade inspirada no clássico Dark Souls, o game testa ao máximo a habilidade, precisão e paciência dos jogadores. Confira algumas dicas de como jogar Mortal Shell e sobreviva em um mundo arruinado e cheio de perigos.

Como jogar Mortal Shell / Divulgação / Cold Symmetry

Como jogar Mortal Shell (Imagem: Divulgação / Cold Symmetry)

O que é Mortal Shell?

Mortal Shell é mais um “souls-like”, ou seja, um jogo de ação e RPG em terceira pessoa com foco em combates contra inimigos poderosos e dificuldade elevada, exigindo reflexos afiados, estratégia e muita paciência. O game também conta com áreas a serem exploradas, completamente arruinadas e repletas de cadáveres – que podem ser “despertados” para expandir as habilidades do jogador.

Requisitos para jogar Mortal Shell no PC

Componente Configurações mínimas Configurações recomendadas
Processador Intel Core i5-4590 or AMD FX 8350 Intel Core i7 or AMD Ryzen 7
Memória 8 GB de RAM 16 GB de RAM
Placa de vídeo NVIDIA GTX 970 or AMD Radeon R9 290 NVIDIA GTX 1070 or AMD Radeon RX Vega 56
Espaço em disco 12 GB de espaço disponível 12 GB de espaço disponível
Sistema operacional Windows 7 SP1 or newer Windows 10

Como jogar Mortal Shell

1. Não entre em pânico

Essa é a dica mais básica de qualquer jogo do gênero, mas se esta é a sua primeira vez jogando um souls-like, é a mais importante. Tenha paciência, pois você vai morrer bastante, e isso é parte fundamental da experiência.

Trate cada aventura como uma etapa do aprendizado e, até mesmo, do treinamento para dominar as mecânicas do jogo e, principalmente, os padrões da ataque dos inimigos. Teste novas estratégias quando a oportunidade surgir, experimente novas combinações de golpes e, se tudo estive dando errado, pare, respire, e não desista.

Mesmo se você for um veterano de Dark Souls, a dica ainda continua válida: não pense que será fácil sair derrotando rapidamente todo mundo, pois você pode acabar sendo cercado e morto até mesmo por inimigos mais fracos.

Guia de troféus e conquistas de Mortal Shell (Imagem: Epic Games/Divulgação)

Mortal Shell é desafiante e exige paciência (Imagem: Epic Games/Divulgação)

2. Use os itens que encontrar

Mortal Shell introduz a interessante mecânica de “Familiaridade”, ou seja, o conhecimento do personagem sobre determinado item aumenta cada vez que ele o usa.

Dessa forma, além de desvendar (ou pelo menos compreender melhor) vários mistérios do jogo, a Familiaridade também pode render bônus para o guerreiro, como maior resistência a dano por veneno, recuperação de energia mais rápida, entre outros.

Só fique atento às descrições: geralmente nos primeiros níveis, alguns itens podem resultar em efeitos adversos antes de evoluírem o suficiente para trazer benefícios.

Como jogar Mortal Shell / Divulgação / Cold Symmetry

Mortal Shell está disponível para PC e consoles (Imagem: Divulgação / Cold Symmetry)

3. Seja uma “casca grossa” para os inimigos

A mecânica de bloqueio é um dos grandes diferenciais de Mortal Shell para outros jogos do gênero, como Bloodborne e o já citado Dark Souls. Ao invés de usar um escudo, o guerreiro cria uma “casca” impenetrável por todo o seu corpo, absorvendo o ataque e também atordoando o inimigo.

Outra novidade é que ela pode ser usada a qualquer momento, inclusive entre esquivas e ataques do guerreiro. Enquanto estiver no modo “casca dura”, o fôlego também é recuperado, o que faz a utilização da mecânica uma boa estratégia ofensiva, para tirar o máximo da stamina durante o combate.

Apenas lembre-se de dominar o “timing” da ativação do bloqueio, pois ele exige um certo tempo de recuperação antes de ser poder utilizado novamente (indicado por um círculo no canto inferior esquerdo da tela).

Como jogar Mortal Shell / Divulgação / Cold Symmetry

Encare inimigos poderosos em Mortal Shell (Imagem: Divulgação / Cold Symmetry)

4. Colete as Carcaças cedo

As Carcaças são corpos de guerreiros poderosos que você pode “despertar” para usar suas habilidades. São 4 no total, descobertas logo no começo da campanha e que funcionam como as classes dos RPGs tradicionais.

Cada carcaça possui pontos de atributos iniciais diferentes em Durabilidade, Fôlego e Determinação. Algumas habilidades específicas podem ser desbloqueadas com Tar ou Destilados. As carcaças também custam Tar para serem liberadas, conforme a lista abaixo:

  • Harros, O Vassalo: 250 Tar;
  • Solomon, o Erudito: 500 Tar;
  • Eredrim, O Venerável: 500 Tar;
  • Tiel, O Acólito: 500 Tar.

Vale a pena encontrar todas as carcaças, experimentá-las, e ver qual se encaixa melhor ao seu estilo de jogo. A partir daí, invista nela até evoluí-la ao máximo. Com isso, você também poderá comprar itens melhores da Sester Genessa, incluindo um dos mais úteis do jogo: uma máscara que permite viajar para qualquer lugar do mapa.

Com informações: Polygon

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando