Início » Celular » Dobradinha Nokia e Symbian faz bonito no mundo dos celulares

Dobradinha Nokia e Symbian faz bonito no mundo dos celulares

Avatar Por

Nem tudo está perdido para a Nokia, vamos comemorar! Saíram os números do instituto Gartner para o terceiro trimestre de 2010. O que temos é a empresa finlandesa dominando tanto na venda de aparelhos celulares como na distribuição de plataforma para smartphones. Pois é, a dobradinha Nokia e Symbian marca presença mundial e faz bonito novamente.

Fonte: instituto Gartner (terceiro trimestre de 2010)

Em vendas de aparelhos celulares (comuns e smartphones), a Nokia aparece no topo com 117 milhões de unidades vendidas, seguida da Samsung com 71 milhões de unidades. O Top 5 ainda é composto por LG (27 milhões), Apple (13 milhões) e RIM (12 milhões). O que se observa nesse cenário de mais interessante é a Apple ultrapassando a RIM, que sempre apareceu entre os primeiros colocados graças aos seus variados BlackBerries.

A boa notícia é que a Nokia lidera no setor; a má notícia é que a participação de mercado da finlandesa caiu 8 pontos percentuais se comparada com o mesmo período do ano passado.

No que diz respeito às plataformas de smartphones, mais uma vez a Nokia marca presença. A empresa, que sempre esteve entre os principais apoiadores do Symbian, viu a plataforma abocanhar 37% dos aparelhos. É muito, mas novamente há movimento de queda: também 8 pontos percentuais, considerando o mesmo período de 2009. Em segundo lugar está o Android, atualmente com 25% do mercado (a plataforma era principiante em 2009 e registrou somente 3,5% de participação no mesmo período do ano passado). Seguimos com o iOS na terceira posição (17%), com queda inferior a 1 ponto percentual.

Foram vendidas 417 milhões de unidades de celulares no terceiro trimestre, com cerca de 19% disso sendo smartphones.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

DENYSON DE MARCO
foi pro espaço kkkk
Daniel Luiz
Tem gente que gasta muito mais para nao ter nem o relogio funcionando direito, neh apple-fanboys!!!
Nome ou @
Só um louco mesmo teria vontade de ver o Android triunfar, atualmente o Google já tomando conta de várias partes do mercado tecnológico. Agora esperem para ver para quanto vai saltar o preço dos aparelhos com Android assim que o sistema adquirir o primeiro lugar em vendas mundiais e continuar tão adorado e super-valorizado da forma que é.
Alexandre
Um amigo me disse, me implorou pra largar mao de nokia. Com esse relado seu, já larguei.
Carlos Lebelein
Avalie a conectividade a Nokia não conecta com servidor da Uol e outros..tenho um E72 ja reclamei diversas vezes com a Marca no site oficial e até agora nada...

Pós Venda horrível!!

Pense bem!!
Carlos Lebelein
Com o atendimento da NOKIA vai ser moleza para a concorrência...ainda mais vendendo aparelhos com promessa de conectividade ilimitada E72 e na pratica não conseguindo conectar com emails do servidor uol...e não dando nenhuma solução para os clientes.

Uma vergonha!!! Melhor apostar em aparelhos com a tecnologia Android...melhores, mais confiáveis e mais modernos...

Não compro mais Nokia...se arrependimento matasse, já era...R$ 1200 no lixo!!
Eliezer
E eu ajudo a contabilizar o Symbian, já experimentei outros OS's e não deixo o velho e bom Symbian!!
Hernani
A demanda por celulares/smartphones é tão alta, que acredito que vão substituir os telefones fixos, já que para celulares, não é necessário pagar mensalidade, a não ser que seja de conta, claro.
Renyer
Symbian uma, duas versões?
@Swdezerbelles
De 3,5% para 25%, é um salto e tanto. Dá-lhe dá-lhe Android. =D
Alexandre
temos que conversar sobre isso daqui um ano
@caiofbpa
Eu avisei que o Symbian não ia morrer, e que o barco da Nokia não ia afundar... ;)

http://tecnoblog.net/45114/fundacao-symbian-corre-risco-de-fechar-as-portas/
@ThiagoCapuano
Pis é, se nós do Brasil pudessemos comprar ações do estrangeiro, eu esperaria as ações da symbiam cair a ~25% e compraria muitas.

Vai chegar o momento, que é exatamente o que a Nokia está esperando, que como anda, a Nokia vai comprar a Symbiam e assumir a plataforma.

A Nokia é o bixo de ardilosa.
@eduatletico
Como assim Nokia atrasando a tecnologia ? Como assim Nokia com Android estariam mto bem ? O Android sem dúvida eh um SO mto bom.... mas pra desenvolvedores eh uma M**** ! Tem q testar em 827192312834 versões diferentes !! (rsrsr...exagero)... enquanto q Symbian e iOS eh soh um uma ou duas versões diferentes ! Eu sou a favor do Symbian sim... e acho q vai ser a volta triunfal do Symbian com o Nokia N8.
Marcell Almeida
Nokia, atrasando o avanço tecnológico com Symbian :/
Renyer
A Nokia insiste com o Symbian, aposto que se eles adotassem o Android nos aparelhos deles, estariam muito bem.
Fredson Sousa
Se a Nokia não tivesse reassumido o Symbian eu até diria que no próximo ano o Android estaria na frente, mais com a posição recente da Nokia em relação ao Symbian acho que o Symbian continuara na liderança.
kylefurtado
Parabéns pra Nokia. : )
Daniel
O Velho de guerra mostra que é o maior!
Dá-lhes SYMBIAN!!!
Turdin
Bem interessante o avanço do android no mercado.
Bruno Gall
[2]
Alexandre
vamos ver no ano que vem como os numeros desse trimestre estao. apesar de ter bastante folego, perder 8% no mercado mundial é muito, com isso se foi alguns CEOs da nokia. Eu boto fé na nokia, sempre teve aparelhos a contento, com a maior duracao da bateria, que eh o que me chama mais atencao.
JoseRenan
Symbian vence... por enquanto..
anomino
azar da Nokia! nada supera iPhone e iOS..
Adriano
Eu vou comprar um Nokia N8 com Symbian^3 :)
@arlyssb
Só uma errada: Em segundo lugar está o Android, e não o Symbian, como consta no texto, divergindo do gráfico.
Abraços!
@michelmr
Apenas uma correção no texto: ... Em segundo lugar está o Android (e não o Symbian, como escrito), atualmente com 25% do mercado...

No mais, parabéns pelo ótimo trabalho, pessoal!
Thássius Veloso
A vontade de ver o Android triunfar é tão grande que coloquei o Symbian na segunda posição. :P Brincadeiras à parte, obrigado àqueles que relataram o engano. Foi corrigido.
Rafael
Um pequeno erro: "Em segundo lugar está o Symbian, atualmente com 25% do mercado"
Fabio
Pequeno erro no texto, em segundo lugar tem o symbiam, é android
@henriqueagm
Então... tem um errinho ali no segundo colocado entre os Sistemas Operacionais, o Symbian esta em primeiro e em segundo!!! Abraço! Ass: fã do tecnoblog.net
@marcelomatos
Acho que, onde está escrito Symbian, devemos ler Android, certo?

"Em segundo lugar está o Symbian, atualmente com 25% do mercado (a plataforma era principiante em 2009 e registrou somente 3,5% de participação no mesmo período do ano passado)."