Como se proteger de redirects do Google Ads (e falso aviso de vírus) no Chrome

O recurso ainda está em testes. Mas, deve ajudar a reduzir os falsos avisos de vírus no Android

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Stop - anúncios

O Google anunciou que um novo recurso a partir do Chrome 64 impediria que anúncios fraudulentos fizessem redirect da publicidade para outro site no navegador — quase sempre malicioso, com falsos avisos de vírus (problema que ocorre muito no Android).

Os sites têm combatido o problema causado por esses anúncios conhecidos como frame busting por conta própria, reunindo relatos dos usuários e bloqueando URLs. É comum que essas peças se infiltrem em “redes de anúncios seguras”, como o Google AdSense.

Recentemente, o Google se pronunciou sobre os problemas com anúncios fraudulentos — justamente esses em que você entra no site legítimo e é redirecionado ao malicioso. No Android, os falsos avisos de vírus tentam fazer o usuário baixar supostos antivírus e recursos de segurança que abrem portas para outros golpes. Não faça download.

Falsos avisos de vírus no Android

“No último ano, o setor de publicidade digital enfrentou vários desafios, de segurança da marca a anúncios fraudulentos. Esses problemas podem […] prejudicar usuários com anúncios carregados de malware e também os anunciantes com tráfego inválido, enganoso ou não humano”. O Google bloqueou 3,2 bilhões de anúncios em 2017.

Chrome 64 e updates seguintes

A partir do Chrome 64, o navegador já traz esse recurso “embutido” no Chrome (mesmo na versão estável), capaz de bloquear o redirecionamento indesejado. A primeira coisa que você precisa fazer para se livrar disso é atualizar o seu Google Chrome, seja no computador ou no celular. E, depois, você precisa ativar o recurso, que ainda é uma flag.

Redirect na página

O Google segmentou o lançamento do Chrome 64 para bloquear redirecionamentos de iframes de terceiros, de modo que, se isso ocorrer, exibiria um infobar explicando por que um redirect foi bloqueado, a menos que o usuário tenha clicado nesse iframe.

Redirect para nova aba

O Google Chrome 65 aborda o problema de “tab-under”, em que o clique no link abre o conteúdo desejado em uma nova guia (não na mesma página), enquanto a guia de abertura navega normalmente para a página que o usuário nunca pretendeu visitar.

Redirects e InfoBars no Chrome do Android

Entretanto, mesmo já estando no Chrome 68, essas ainda não são soluções definitivas. Na última versão estável lançada para os usuários, o Google informa o seguinte: “estamos trabalhando em um novo recurso de segurança que bloqueia redirecionamentos de iframes de vários domínios. Para testar se os sites usados por sua organização são afetados, você pode visitar esses sites acessando chrome://flags/ e ativar o sinalizador #enable-framebusting-needs-sameorigin-or-usergesture”, explica.

Sim, você tem que ligá-lo.

Você pode ativar o recurso no Windows, macOS, Linux, Android e Chrome OS.

Como ativar o bloqueador de redirects de anúncios

Chrome Flags Framebusting
  1. Abra o Google Chrome;
  2. Digite chrome://flags/ na barra de endereços;
  3. Pesquise por #enable-framebusting-needs-sameorigin-or-usergesture;
  4. Ative escolhendo a opção “enabled”;
  5. Feche todas as janelas e abra o Chrome novamente.

O recurso ainda está em desenvolvimento, portanto, ele não pode bloquear todos os redirects no momento. Mas, deve ajudar a reduzir falsos avisos de vírus no Android.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Google Chrome na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Canal Exclusivo

Relacionados