A Fundação Mozilla liberou nessa quinta-feira mais uma versão Beta do Firefox 4. Não temos nada de novo no design nem na interface, mas o desempenho do navegador foi bastante melhorado, se comparado com versões anteriores. E o Firefox 4 Beta ainda adiciona suporte a várias tecnologias de reprodução de gráficos.

Clique para ampliar

No que diz respeito à exibição de gráficos, o Firefox 4 Beta 7 (da captura de tela acima) traz uma boa novidade para os desenvolvedores: suporte ao WebGL. Com isso, os designers e programadores poderão criar aplicações web interessantíssimas, usando o 3D como bem quiserem. A criatividade, nessas horas, é o limite. Por enquanto esse recurso depende do computador ter GPUs com OpenGL habilita, mas a Mozilla já prometeu suporte às placas da Intel – que são baratinhas e bem comuns.

E para completar, o novo Beta ainda adiciona aceleração gráfica por meio de hardware tanto no Windows como no Mac. Para os adeptos do sistema de Bill Gates, essa tecnologia será disponível graças ao DirectX; no Mac, fica por conta do OpenGL mesmo.

O desempenho do Firefox 4 também está melhor, como você pode ver nos testes acima. A Mozilla fez questão de testar o Beta 7 nos principais benchmarks, para assegurar que essa versão de testes vale a pena. O curioso é que a comparação é feita com o FF4 Beta 4, e não o Beta 6. Essa mudança se deve à inclusão do compiler JägerMonkey JIT.

“Você vai perceber uma inicialização mais rápida, carregamento de páginas mais veloz e na performance dos web apps e jogos”, promete a fundação. É verdade: pelo menos no Mac, o FF Beta abriu bem mais rápido que na versão anterior (demorava…).

Download | Firefox 4 Beta 7
Baixatudo | Firefox 4 Beta

Se você já testou o Beta, não deixe de comentar nesse post!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Katiusce
Já baixei a versão Beta, gostei da velocidade, dos recursos. Sou suspeita pra falar porque tenho preferência pelo FF. rsrs..
zen2005
Qual seria a extensão que desativa a verificação de compatibilidade? Obrigado por sua atenção.
JoseRenan
? 1° Opera, 2° Outro;;;
@charlescfaria
meus pêsames. kkkkkk zueira.
@mfeeling
Com todo respeito ao Firefox, que usei por anos à fio, mas não consigo mais largar o Google Chrome nem com reza braba.
kylefurtado
Chrome Fox?
Alexandre
atualiza ele aí Hernani, que jah tah dando uma diferencinha.
Alexandre
hmmm, nao sei se isso é elogio ou critica :P em todo caso, fico com a segunda,hehehe mas oras bolas, nao eh porque estamos num blog de tecnologia que devemos usar o jargao. eu poderia muito bem ter postado que o design ou o layout bla bla bla, mas nao é mais legal falar "a casca" "o shape" "a cara" "a funilaria" ? né?
Rafael
Usando: Firefox 3.6.12
Rafael
DAAAAW em que momento apoiei a Google pela decisão de aumentar o número nessa velocidade?
Rafael
Eu gosto de ler pra rir um pouco.
Alexandre
1.a versao vingente do meu chorme que é o normal tá na 7 2.se voce nao entende figuras de linguagem, que torna o texto menos repetitivo, paciencia, pra bom entededor... 3. nao precisa acreditar em comentarios meus, se nao gosta nao leia , simples :)
Hernani
Espero que esteja tão bom, assim poderei voltar a utilizar ele, já que perdeu o posto recentemente para o Chrome
Gabriel Lisboa
Onde é que eu assino embaixo? Faço de suas palavras, as minhas!
Raphael Oliveira
Estranho... Eu estou testando o beta 8 (4.0b8pre). Se alguém souber o por quê disso, que me explique por favor! :)
Exibir mais comentários