A cronologia da franquia Halo; saiba a ordem para jogar

Conheça a ordem correta para jogar as aventuras de Master Chief em toda a sua glória nessa cronologia dos jogos da série Halo

Ricardo Syozi
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Cronologia Halo
São 13 jogos na franquia Halo ao todo (Imagem: Divulgação / Microsoft)

Halo renovou os jogos do gênero FPS quando foi lançado em 2001. A partir daí muitos títulos da série chegaram criando uma história rica cheia de reviravoltas, personagens inesquecíveis e muita ação. Ao todo, contando os spin-offs, são 13 jogos entre consoles, PCs e dispositivos móveis. Conheça a cronologia Halo para você não se perder em nenhum momento.

A cronologia Halo

A partir de Halo: Combat Evolved lançado para o Xbox original em novembro de 2001, muitos outros jogos da franquia de sucesso foram lançados. Em sua maioria, o gênero é o FPS (first-person shooter), porém há exceções nos spin-offs.

A ordem abaixo é focada no lore de Halo, ou seja, sua história como um todo. Todos os títulos dessa lista são considerados canônicos, então acabam se complementando de uma forma ou de outra. Por outro lado, se estiver interessado exclusivamente na jornada do protagonista Master Chief, vamos avisar qual obra o tem como personagem jogável.

1. Halo Wars

Halo Wars é um RTS (real-time strategy) desenvolvido com controles de console em mente. Sendo assim, é um jogo bastante dinâmico com uma jogabilidade intuitiva e missões desafiadoras. O jogador controla exércitos da UNSC contra uma das primeiras invasões da Covenant (os antagonistas da maioria dos jogos da série).

Toda a campanha tem 15 capítulos e se passa 21 anos antes de Halo: Combat Evolved, sendo o primeiro jogo da cronologia Halo.

  • Data de lançamento: 26 de fevereiro de 2009
  • Plataformas: Windows, Xbox 360, Xbox One, Xbox Series

2. Halo: Reach

Este jogo funciona como uma prequel de Halo: Combat Evolved. Halo: Reach coloca o jogador na pele de um novo membro do esquadrão Noble que segue em uma missão no planeta Reach. Os acontecimentos desta jornada são ligados diretamente com o início da saga de Master Chief, sendo uma aventura inesquecível.

Sua jogabilidade é totalmente em primeira pessoa, mas também oferece momentos diferentes no maior estilo “Star Wars” com combates de naves no espaço.

  • Data de lançamento: 14 de setembro de 2010
  • Plataformas: Windows, Xbox 360, Xbox One, Xbox Series

3. Halo: Combat Evolved

O primeiro jogo da série lançado foi um marco no gênero FPS. Halo: Combat Evolved trouxe uma nova pegada em jogos de tiro, com reviravoltas sensacionais e mudanças na jogabilidade. O multiplayer também renovou o gênero, colocando muitos jogadores em combates intensos e estratégicos.

Na história, Master Chief é despertado para auxiliar na guerra contra a Covenant, mas eventualmente acaba se deparando com o Halo que dá nome à série.

  • Data de lançamento: 15 de novembro de 2001
  • Plataformas: Windows, Xbox, Xbox 360, Xbox One, Xbox Series, Mac
  • Master Chief jogável

4. Halo: Fireteam Raven

Um jogo de tiro cooperativo para os arcades foi lançado exclusivamente para a rede de restaurantes e entretenimento Dave & Busters em 2018, mas posteriormente chegou a outros locais. Halo: Fireteam Raven se passa durante Halo: Combat Evolved, sendo canônico na cronologia Halo.

Jogamos com um grupo de soldados enfrentando a Covenant em um Halo. A jogabilidade é clássica do gênero, na qual cada jogador escolhe uma arma e sai atirando em todos os inimigos da tela.

  • Data de lançamento: 10 de julho de 2018
  • Plataformas: Arcade

5. Halo 2

Dando sequência direta nos acontecimentos de Halo: Combat Evolved, Halo 2 trouxe mais da jogabilidade viciante e dos momentos de ação. Já no quesito história, a aventura introduziu um novo personagem que acabou se tornando icônico para os fãs: o Arbiter.

O jogo serviu bem como uma contraparte a Master Chief, tendo similaridades e diferenças marcantes. Por fim, Halo 2 se manteve como o jogo mais popular da Xbox Live até a chegada de Gears of War anos depois. Nada mal.

  • Data de lançamento: 09 de novembro de 2004
  • Plataformas: Windows, Xbox, Xbox 360, Xbox One, Xbox Series
  • Master Chief jogável

6. Halo 3: ODST

O jogador personifica o “Novato”, um soldado ODST que acorda após sua cápsula de lançamento cair na superfície da cidade de New Mombasa. Ele parte à procura de pistas sobre o paradeiro de outros colegas de esquadrão. Em Halo 3: ODST, a jogabilidade passa a ser diferente, já que controlamos um tipo de soldado comum e não um spartan como Master Chief.

  • Data de lançamento: 22 de setembro de 2009
  • Plataformas: Windows, Xbox 360, Xbox One, Xbox Series

7. Halo 3

O jogo que conclui a trilogia original de Master Chief na cronologia Halo é maior do que os dois anteriores, mas ainda assim consegue dar a sensação de novidade em muitos momentos de sua campanha.

Halo 3 coloca o protagonista na última parte de sua busca para impedir a Covenant de ativar os anéis Halo de uma vez por todas. Além disso, o jogo trouxe, até então, a maior quantidade de mapas para partidas multiplayer da série: 24 ao todo.

  • Data de lançamento: 25 de novembro de 2007
  • Plataformas: Windows, Xbox 360, Xbox One, Xbox Series
  • Master Chief jogável

8. Halo: Spartan Assault

Mais uma mudança de jogabilidade foi vista neste jogo primeiramente lançado para dispositivos móveis. A história coloca os protagonistas Sarah Palmer e Edward Davis em confrontos contra remanescentes da antiga Covenant. Ela se passa entre os acontecimentos de Halo 3 e Halo 4. Halo: Spartan Assault é um twin-stick shooter de visão aérea e grande foco em ação.

  • Data de lançamento: 25 de novembro de 2007
  • Plataformas: Windows, Windows Phone, iOS, Xbox 360, Xbox One, Xbox Series

9. Halo 4

Mais de quatro anos após os acontecimentos de Halo 3, o quarto jogo da série principal tem início dentro da nave “UNSC Forward unto Dawn”. Halo 4 coloca Master Chief e sua parceira Cortana contra um poderoso vilão chamado Didact ao mesmo tempo que precisam enfrentar o que sobrou da Covenant.

Novos inimigos foram introduzidos no jogo, além de novas armas e veículos. É importante ressaltar que este foi o primeiro título desenvolvido pelo estúdio 343 Industries.

  • Data de lançamento: 06 de novembro de 2012
  • Plataformas: Windows, Xbox 360, Xbox One, Xbox Series
  • Master Chief jogável

10. Halo: Spartan Strike

A campanha de Halo: Spartan Strike se passa em dois períodos: o primeiro ocorre durante Halo 2 enquanto que o segundo acontece durante Halo 4. A jornada coloca o jogador na pele de um spartan que está atrás de um artefato chamado The Conduit.

Já a jogabilidade é muito similar a Spartan Assault, com uma visão isométrica e ação utilizando o estilo twin-stick shooter. Até o momento de publicação deste artigo é o último título do gênero na cronologia Halo.

  • Data de lançamento: 16 de abril de 2015
  • Plataformas: Windows, Windows Phone, iOS

11. Halo 5: Guardians

Saindo do padrão dos jogos principais da franquia, Halo 5: Guardians coloca o jogador em dois papéis distintos. Em certos capítulos assumimos o papel do spartan Locke que comanda o Fireteam Osiris em uma caçada a Master Chief que decidiu agir por conta própria para resgatar Cortana.

Já em outros capítulos, jogamos com o maior protagonista da série que comanda o Blue Team enquanto busca por sua parceira. A jogabilidade trouxe inovações modernas e atualizações de mapas.

  • Data de lançamento: 27 de outubro de 2015
  • Plataformas: Windows, Xbox One, Xbox Series
  • Master Chief jogável

12. Halo Wars 2

A sequência direta do surpreendente sucesso de Halo Wars chegou em 2017. Sua narrativa ocorre depois dos acontecimentos de Halo 5: Guardians, durante um conflito por controle da The Ark entre a UNSC e o grupo de mercenários conhecido como The Banished. A jogabilidade continua perfeita para quem quer começar a jogar o gênero RTS, em especial por causa de seus controles intuitivos.

  • Data de lançamento: 21 de fevereiro de 2017
  • Plataformas: Windows, Xbox One, Xbox Series

13. Halo Infinite

Mesmo ainda com poucas informações contundentes sobre sua história, já foi confirmado que Halo Infinite se passará após Halo 5: Guardians e Halo Wars 2. No site oficial está a seguinte frase:

“Quando toda a esperança foi perdida e o destino da humanidade está em risco, o Master Chief está pronto para encarar o inimigo mais cruel que já enfrentou.”

O que há de oficial na parte da jogabilidade é que o modo de multiplayer online será gratuito, introduzindo novas armas e mecânicas. Terá um grande foco em customização e em um serviço a longo prazo. A campanha promete ser a maior já vista, com muita exploração e objetivos únicos.

  • Data de lançamento programada: 2021
  • Plataformas: Windows, Xbox One, Xbox Series
  • Master Chief jogável

Agora que já conhece melhor a cronologia Halo, é só escolher por onde quer começar a curtir a franquia.

Com informações: Halopedia.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Halo na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Canal Exclusivo

Relacionados