Quando você vai viajar para algum Estado distante e, no fim do mês, recebe a conta de celular, é sempre aquela surpresa. As operadoras não escondem que ganham muito dinheiro cobrando pelo deslocamento dos usuários, que não têm outra opção senão pagar o valor (ou recorrer ao orelhão, mas isso ninguém merece).  Mas isso pode mudar graças a um deputado.

Roaming nunca mais?

Antonio Carlos Chamariz, do PTB-AL, propõe na Câmara dos Deputados, que o roaming seja extinto no Brasil. Ele argumenta que o roaming foi criado numa época em que nós viajávamos sem saber se, na cidade de destino, haveria cobertura de celular. Clientes da ATL acabavam usando a rede da Telesp Celular e vice-versa.

A situação, no entanto, agora é outra: a maioria das operadoras tem cobertura nacional, então não faz sentido ter que cobrar do consumidor a mais para que use a própria rede. E o deputado parece estar tão inteirado do assunto que ainda afirma que, hoje em dia, tem operadora que já oferece interurbano sem custo adicional, desde que em chamadas intrarrede. Ele sabe o que diz!

A TIM, por exemplo, oferece um plano no qual as chamadas de longa distância para números TIM são ilimitadas, desde que o cliente utilize o serviço de DDD da própria operadora.

O projeto de lei já foi aprovado pela Comissão de Ciência e Tecnologia. Felizmente.

Com informações: Globo Online/Digital & Mídia. Imagem: flickr Esparta.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados