Como criar uma conta na Wikipédia para fazer edições em artigos

Edições de verbetes não podem mais ser feitas por usuários anônimos, é necessário criar uma conta para editar artigos na Wikipédia

Lucas Lima
Por
• Atualizado há 12 meses
Wikipédia (Imagem: Kristina Alexanderson/Flickr)
Wikipédia (Imagem: Kristina Alexanderson/Flickr)

A comunidade da Wikipédia votou no novo processo para edição de verbetes dentro do site: agora é necessário ser registrado para fazer alterações em artigos. É uma nova forma de controlar as alterações feitas e continua sem custo nenhum, a conta é gratuita e garante alguns benefícios. Saiba como criar uma conta para fazer edições na Wikipédia.

Como era feito antes?

Antes, qualquer pessoa (mesmo sem conta) podia fazer edições em verbetes da Wikipédia. O único registro mantido era o endereço IP de quem editou a página — identificação que ficava visível publicamente.

Agora, é necessário um endereço de e-mail e nome de usuário para fazer edições. Com uma conta, o endereço IP não é mais registrado e exibido publicamente em edições de verbetes, eliminando a exposição do autor — que poderia ser rastreado com esse dado.

Com as contas, um usuário mantém todas as edições em um histórico do perfil e também têm acesso a novos projetos ou votações da Wikipédia. Conforme a conta ganha reputação, outras permissões são concedidas, como editar páginas semiprotegidas ou mudar o nome de artigos.

A lista de benefícios de uma conta pode ser conferida no site da Wikipédia.

Como criar uma conta para editar artigos?

  1. Acesse pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Criar_conta;
  2. Escolha um nome de usuário, uma senha (palavra-passe) e digite o endereço de e-mail que será usado;
  3. Insira o código que aparece no captcha;
  4. Clique em “Crie sua conta”.

Como editar verbetes da Wikipédia?

Quando estiver em uma página da Wikipédia que precise de alterações, clique na guia “Editar”, no canto direito do artigo. A partir disso, será redirecionado para página de login, insira as credenciais da conta e faça as mudanças necessárias.

Botão para editar página da Wikipédia (Imagem: Reprodução/Wikipédia)
Botão para editar página da Wikipédia (Imagem: Reprodução/Wikipédia)

O Wikipédia exibe um histórico de edições feitas em uma página, com o registro de qual usuário fez qual alteração e em que horário. Essas informações são importantes para manter a qualidade do que é publicado.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Wikipedia na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Canal Exclusivo

Relacionados