Como proteger o Instagram? 8 dicas para aumentar a segurança da sua conta

Conheça as configurações necessárias para deixar o Instagram mais seguro; ações ajudam a proteger o seu perfil de hackers e pessoas mal-intencionadas

Ana Marques
Por
Como proteger o Instagram
Segurança no Instagram (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Instagram tem recursos de segurança que ajudam a proteger a sua conta de hackers, incluindo a verificação em duas etapas e a solicitação de login.

Apesar de serem opcionais, essas funcionalidades devem ser ativadas nas configurações do aplicativo caso você esteja procurando formas de deixar o Instagram mais seguro.

Vale lembrar que o Instagram é a terceira rede social com mais usuários no Brasil em 2023, segundo dados de um relatório do DataReportal em parceria com a We Are Social e a Meltwater. Por isso, a plataforma é muito visada por criminosos, que desejam roubar informações pessoais e aplicar golpes.

Além de ativar as opções de segurança, é preciso manter seus dados de cadastro atualizados, já que eles podem ser utilizados para a recuperação de contas invadidas, e ter cuidado ao integrar serviços de terceiros à sua conta do Instagram.

A seguir, veja sete dicas para usar o Instagram com segurança no Instagram no dia a dia.

1. Defina uma senha forte para o Instagram

Uma senha forte para o Instagram deve ter pelo menos seis caracteres e combinar números, letras maiúsculas e minúsculas, símbolos e espaços.

Para definir uma senha ainda mais segura para a rede social, você deve evitar palavras que existem e informações óbvias, como seu nome, apelido e data de nascimento.

Também é recomendável não repetir a mesma senha entre serviços diferentes. Você pode usar um gerenciador de senhas para guardar todos os códigos com facilidade e aumentar a segurança das suas contas.

No Brasil, diversos vazamentos de dados expuseram credenciais de acesso a plataformas online nos últimos anos. Caso você descubra que as suas informações foram comprometidas, é possível mudar a senha do Instagram nas configurações do app a qualquer momento.

2. Ative a verificação em duas etapas no Instagram

A verificação em duas etapas (ou autenticação em dois fatores) adiciona uma camada extra de segurança à sua conta do Instagram. Procure usar apps autenticadores, como o Google Authenticator ou Duo Mobile, em vez de SMS para verificação – uma vez que este método pode ser facilmente burlado.

Para ativar a verificação em duas etapas do Instagram, você deve acessar as configurações da rede social pelo app ou site, e escolher o perfil que deseja proteger na seção Central de Contas da Meta.

Ainda que haja mais de uma conta associada ao mesmo e-mail na Central de Contas, é preciso ativar a autenticação em dois fatores para cada conta individualmente.

3. Ative a solicitação de login no Instagram

A solicitação de login envia uma notificação push para um dispositivo confiável conectado sempre que outro novo dispositivo se conectar à sua conta do Instagram.

Você pode ativar as solicitações do login do Instagram na seção de autenticação em dois fatores, mencionada anteriormente, depois de configurar um método de verificação primário, como app autenticador ou SMS.

Solicitação de login no Instagram (Imagem: Reprodução/Instagram)
Solicitação de login no Instagram (Imagem: Reprodução/Instagram)

4. Mantenha seus dados atualizados no Instagram

É importante manter seu e-mail de cadastro e número de celular atualizados, pois são os canais usados para recuperação da conta do Instagram. Essas informações podem ser úteis em caso de esquecimento da senha ou invasão da conta.

Para alterar seu e-mail e número de telefone do Instagram, você deve ir até as configurações da conta, acessar a Central de Contas da Meta e escolher a conta na qual deseja mudar as informações de contato. 

Vale lembrar que a autenticação em duas etapas terá que ser ativada novamente após o procedimento.

5. Verifique os dispositivos conectados à sua conta do Instagram

A Central de Contas do Instagram tem uma seção chamada “Atividade de login”, que mostra os dispositivos nos quais a sua conta está conectada.

Caso não reconheça ou suspeite de algum aparelho da lista, você pode revogar o acesso de dispositivos conectados ao Instagram para desconectá-los remotamente, aumentando a segurança da sua conta.

Remover aparelhos conectados ao Instagram pode aumentar segurança da conta (Imagem: Ana Marques/Tecnoblog)
Remover aparelhos conectados ao Instagram pode aumentar segurança da conta (Imagem: Ana Marques/Tecnoblog)

6. Desconecte apps de terceiros da sua conta do Instagram

O uso de aplicativos de terceiros para ter acesso a “recursos extras” do Instagram é fortemente desencorajado pela rede social.

Apps que prometem revelar que visitou seu perfil e serviços para comprar seguidores no Instagram são considerados enganosos, podendo conter malware ou vazar seus dados pessoais.

Recomendamos desconectar aplicativos de terceiros do Instagram para aumentar a segurança do seu perfil e evitar que sua conta seja suspensa ou hackeada.

7. Denuncie contas suspeitas no Instagram

Caso você veja perfis com atividades suspeitas, é possível fazer uma denúncia no Instagram para evitar conteúdo danoso na comunidade.

Para denunciar um perfil no Instagram, acesse o perfil em questão em toque nos três pontos, no canto superior direito. Em seguida, toque em denunciar e siga as instruções na tela.

Assim, você protege não somente a sua conta, mas ajuda a manter a comunidade saudável e livre de spam, que podem ser portas de entrada para phishing e outros golpes na rede social.

8. Verifique se um e-mail do Instagram é verdadeiro

O Instagram mantém um histórico de e-mails enviados dentro das configurações do aplicativo. Desse modo, você pode conferir se a comunicação foi feita de forma oficial ou se uma mensagem recebida é tentativa de phishing.

Para ver a lista com e-mails enviados pelo Instagram nos últimos 14 dias, siga o passo a passo:

  • Acesse o seu perfil do Instagram e abra o menu principal (três barras, no canto direito superior da tela).
    Acessando as configurações de segurança do Instagram (Imagem: Reprodução/Instagram)
  • Entre em Central de Contas e, depois, em Senha e segurança.
  • Toque em “Emails recentes” e escolha uma conta para verificar as mensagens enviadas pelo Instagram.
    Acessando as configurações de segurança do Instagram (Imagem: Reprodução/Instagram)

O Instagram reforça ainda que nunca entra em contato sobre a segurança da conta por mensagem direta.

Ter um Instagram aberto é perigoso?

Não. É possível criar uma conta pública no Instagram e usá-la de forma segura seguindo as recomendações acima, que incluem a verificação em duas etapas e configuração de uma senha forte e exclusiva.

Entretanto, deixar o Instagram privado é uma medida para aumentar a privacidade ao usar a rede social.

Ao ter uma conta privada, você ainda pode usar os principais recursos do Instagram, mas tem maior controle sobre quem pode visualizar suas fotos e vídeos.

O Instagram avisa se alguém entrar na minha conta?

Sim. O Instagram pode enviar notificações para avisar que alguém fez login na sua conta caso a pessoa utilize um novo dispositivo. Para receber os alertas, é preciso estar com as solicitações de login habilitadas e ativar as notificações de push no Instagram.

É possível verificar todos os aparelhos conectados na seção “Atividade de login”, dentro da Central de Contas da Meta.

Posso entrar no Instagram de outra pessoa sem ter a senha dela?

Não. O Instagram requer a senha e o nome de usuário ou e-mail para fazer o login em uma conta.

Caso você esteja tentando ajudar outro usuário a entrar na rede social, é possível utilizar os métodos de recuperação de conta do Instagram para definir uma nova senha: basta ir à tela de login e clicar em “Esqueceu a senha?”.

No caso de pessoas falecidas, o Instagram permite transformar a conta do Instagram em memorial, mas nesse caso ninguém mais tem acesso ao perfil para publicar, editar ou deletar posts. Caso você seja um membro da família, pode pedir para que o Instagram exclua a conta definitivamente.

O que fazer ao suspeitar que meu Instagram foi invadido?

Sinais mais comuns de que seu Instagram foi hackeado envolvem o aparecimento de posts não reconhecidos, mudança na foto de perfil e no seu nome de usuário e desaparecimento de publicações.

Criminosos também podem invadir a sua conta para tentar contato com seus amigos via DM, por isso é importante verificar as mensagens enviadas na caixa de entrada.

É possível verificar se você foi vítima de algum vazamento de dados, o que também pode indicar que sua conta está em risco.

Caso a suspeita de invasão se confirme, é preciso seguir um roteiro de ações para recuperar o Instagram hackeado, além de mudar as informações de login e revisar as configurações de segurança da conta.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados