Windows 11 vai integrar Spotify em recurso para você focar nas suas tarefas

Ferramenta do Windows 11 integra temporizador às músicas do Spotify para garantir mais foco ao realizar tarefas do dia a dia

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 2 meses
PC rodando Windows 11 (Imagem: Divulgação / Microsoft)

PC rodando Windows 11 (Imagem: Divulgação / Microsoft)

O Windows 11 também terá uma integração com o Spotify para aprimorar o foco. Nesta quinta-feira (5), Panos Panay, chefe do Windows e de dispositivos, apresentou uma prévia de um temporizador que permitirá escolher músicas da plataforma de streaming para que sejam reproduzidas ao realizar uma atividade específica. A companhia também está preparando uma nova ferramenta para captura de tela.

A ferramenta é conhecida como “Sessões de Foco” (em tradução livre) e estará disponível no app Relógio. Para utilizá-la, o usuário precisa escolher uma tarefa do Microsoft To Do e, em seguida, uma playlist do Spotify no painel lateral, caso queira. Depois, é só escolher um tempo previsto para executá-la e iniciar a contagem do timer.

O temporizador vem com o tempo padrão de 30 minutos, mas é possível alterá-lo livremente. O timer ainda conta com pausas para dividir a tarefa em blocos de tempo, tal como na técnica Pomodoro. Além disso, também há uma opção para pular os intervalos e um painel para mostrar o progresso diário do usuário.

O recurso ainda não está disponível na prévia do sucessor do Windows 10.

"Sessões de Foco" (em tradução livre) do Windows 11 integrado ao Spotify (Imagem: Reprodução/Windows Latest)

“Sessões de Foco” (em tradução livre) do Windows 11 integrado ao Spotify (Imagem: Reprodução/Windows Latest)

Windows 11 terá melhorias para capturas de tela

O executivo ainda apresentou, nesta quarta-feira (4), melhorias para fazer capturas de tela no sucessor do Windows 10. Panay revelou o teaser de um aplicativo que vai reunir o antigo Snipping Tool e o Snip & Sketch em um lugar só. O software será conhecido como Ferramenta de Recorte (tradução livre para “Snipping Tool”).

Além da identidade visual do Windows 11, o aplicativo vai exibir uma barra flutuante durante a captura de tela. O usuário poderá escolher se deseja selecionar uma área ou registrar somente um janela, ou até mesmo encerrar o processo. Depois, o app mostrará opções para editar e copiar ou salvar o conteúdo.

Ferramenta para captura de tela do Windows 11 (Imagem: Reprodução/Windows Latest)

Ferramenta para captura de tela do Windows 11 (Imagem: Reprodução/Windows Latest)

O novo app também está indisponível na prévia do Windows 11 neste momento.

Com informações: Panos Panay (Twitter: 1 e 2), The Verge e Windows Latest (1 e 2)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados