JRR Token: fãs criam criptomoeda baseada em “O Senhor dos Anéis”

Criptomoeda JRR Token é baseada no universo de O Senhor dos Anéis; Billy Boyd, que interpreta o hobbit Pippin Took, gravou um vídeo em apoio ao ativo

Bruno Ignacio
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Imagem promocional do JRR Token, representado como o anel do poder em O Senhor dos Anéis (Imagem: Representação: YouTube)
Imagem promocional do JRR Token, representado como o anel do poder em O Senhor dos Anéis (Imagem: Representação: YouTube)

“Um token para todos governar”, essa é a apresentação da recém-criada criptomoeda JRR Token, inspirada no popular universo de J.R.R Tolkien de O Senhor dos Anéis, que começou a ser negociada nesta sexta-feira (06). A nova moeda digital contou até mesmo com um vídeo gravado por Billy Boyd, ator que interpreta o hobbit Pippin Took, promovendo o token.

Trata-se de uma moeda digital baseada no Binance Smart Chain e que recompensa seus detentores com um percentual sobre cada transação realizada, de acordo com seu site oficial. “Criamos o JRR Token com a intenção de ser uma criptomoeda estável e sustentável, que pudesse ser adotada por espíritos aventureiros em todo o mundo”, diz a página de pré-venda da criptomoeda, que terá um estoque total de 19 trilhões de unidades a um preço inicial de US$ 1,07.

Billy Boyd promove JRR Token

Além da própria temática do token ser curiosa e apelativa para a gigantesca comunidade global de fãs da Terra-Média, Billy Boyd também foi contratado através de sua página do Cameo, plataforma que permite pagar celebridades para gravar mensagens e promover produtos. Em um vídeo de 40 segundos, o ator fala favoravelmente sobre a nova criptomoeda.

https://twitter.com/TheTokenOfPower/status/1423690611807358976

Embora Boyd não diga explicitamente para as pessoas comprarem a criptomoeda, ele afirma que o JRR Token será algo duradouro e que estará disponível por muito tempo. Ele também sugere que o ativo “vai para a Lua”, expressão popularizada no universo das moedas digitais para indicar que seu preço deve decolar.

Contudo, a repercussão do lançamento do JRR Token e do vídeo promocional de Boyd não agradaram muitos fãs de O Senhor dos Anéis nas redes sociais. Entre as inúmeras críticas, destaca-se um comentário que chama o ator de “Took tolo”, em referência à fala do mago Gandalf em A Sociedade do Anel.

A página oficial do JRR Token no twitter deixa claro que o vídeo gravado por Boyd é apenas uma propaganda. O ator tampouco indicou que chegou a comprar a criptomoeda.

Criptomoeda promete enriquecimento a longo prazo

De acordo com seus criadores, o JRR Token foi projetado para se valorizar a longo prazo. Para isso, existe um sistema que divide alguns percentuais sobre os ganhos de cada transação. Para os investidores, 3% de todas as negociações serão automaticamente revertidas para eles, enquanto 3% serão direcionados a uma pool de liquidez e outros 3% para uma carteira dedicada ao marketing da moeda e projetos de caridade.

Os desenvolvedores garantem que essa carteira será usada exclusivamente para promover a moeda digital à medida que ela crescer, enquanto os fundos não utilizados serão todos revertidos para instituições de caridade.

No momento, o JRR Token só pode ser comprado através da plataforma descentralizada de negociação de ativos digitais PancakeSwap, quer permite trocar uma criptomoeda por outra. Vale destacar que esse site não realiza procedimentos de verificação e que qualquer um pode colocar uma moeda digital a venda.

JRR Token já enfrenta acusações de golpe

Bitcoin despenca após comunicado anti-criptomoedas do governo chinês (Imagem: Hawksky/Pixabay)

Golpes “pump and dump” são comuns com criptomoedas jovens (Imagem: Hawksky/Pixabay)

Tendo em vista os crescentes golpes com criptomoedas recém-criadas, principalmente os chamados de “pump and dump”, o JRR Token não começou bem. Sua promessa de enriquecimento a longo prazo e sistema apelativo a um nicho da cultura geek levantam alguns alertas.

Nesses esquemas pump and dump, criptomoedas são criadas baseadas em grandes promessas a seus investidores. Geralmente, são contratados famosos para divulgar o novo ativo, que passa então por um súbito aumento de demanda e uma consequente valorização de preço. Assim, os criadores da criptomoeda vendem suas gigantescas reservas, lucrando enquanto os novos investidores saem no prejuízo.

O JRR Token então começou a ser caraterizado com um potencial golpe pump and dump nas redes sociais, tendo em vista que possui características similares a fraudes já vistas. As críticas, porém, não pararam por aí.

Extensos debates ideológicos surgiram entre os fãs de Tolkien, uns sugerindo que o autor não apoiaria a iniciativa, enquanto outros argumentam que a descentralização das criptomoedas é algo sustentado nos livros, que tratam o poder centralizado do anel de Sauron como algo maligno.

Com informações: Gizmodo

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Ignacio

Bruno Ignacio

Ex-autor

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Cobre tecnologia desde 2018 e se especializou na cobertura de criptomoedas e blockchain, após fazer um curso no MIT sobre o assunto. Passou pelo jornal japonês The Asahi Shimbun, onde cobriu política, economia e grandes eventos na América Latina. No Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. Já escreveu para o Portal do Bitcoin e nas horas vagas está maratonando Star Wars ou jogando Genshin Impact.

Canal Exclusivo

Relacionados