Início » Cultura » 10 documentários sobre música para ver na Netflix

10 documentários sobre música para ver na Netflix

Uma lista para quem gosta não apenas de ouvir, mas também de conhecer as histórias por trás das canções, álbuns e artistas

Paula Alves Por

Quando a música é boa, além de ouvi-la, vale a pena também vê-la! Ao menos é isso o que prova essa lista de documentários sobre música disponíveis na Netflix, que trazem histórias de artistas, produtores, álbuns e shows inesquecíveis. Confira esta seleção e corra dar o play nestes títulos!

10 documentários sobre música para ver na Netflix / Netflix / Divulgação

Chorão – Marginal Alado (Imagem: Divulgação / Netflix)

Documentários sobre música na Netflix

1. Homecoming: A film by Beyoncé

Produção original da plataforma, Homecoming: A film by Beyoncé é um registro dos bastidores da apresentação da cantora no Coachella Valley Music and Arts Festival de 2018. O título procura mostrar o conceito criativo por trás do show da artista norte-americana – apontando como um dos maiores de sua carreira -, e como isso foi implementado no palco.

  • Direção: Beyoncé Knowles-Carter
  • Ano: 2019
  • Elenco: Beyoncé, Jay-Z, Kelly Rowland, Michelle Williams e Solange
  • Link na Netflix

2. Chorão – Marginal Alado

Documentário sobre a vida e carreira do vocalista do Charlie Brown Jr., Chorão – Marginal Alado reúne, além de imagens e vídeos de arquivo, depoimento de amigos, parentes e pessoas da indústria a respeito do cantor e sua presença tão marcante nos palcos. Procurando mostrar de forma íntima o jovem que se tornou uma estrela do rock no país, o filme retrata momentos marcantes de sua trajetória até a morte prematura em 2013.

  • Direção: Felipe Novaes
  • Ano: 2021
  • Elenco: Chorão, João Gordo e Rick Bonadio
  • Link na Netflix

3. Raul – O Início, o Fim e o Meio

Com um título que faz referência aos versos da música Gitã, Raul – O Início, o Fim e o Meio conta a história pessoal e profissional de um dos maiores nomes do rock brasileiro. Por meio de entrevistas e registros de arquivo, o documentário mostra a história de Raul, sua parceria marcante com o escritor Paulo Coelho e seu jeito único de se expressar dentro e fora dos palcos.

  • Direção: Walter Carvalho
  • Ano: 2012
  • Elenco: Raul Seixas e Paulo Coelho
  • Link na Netflix

4. Rolling Thunder Revue: A Bob Dylan Story by Martin Scorsese

Mistura de ficção e realidade, Rolling Thunder Revue: A Bob Dylan Story by Martin Scorsese é o segundo documentário do diretor sobre a estrela do rock. Neste título, ele explora materiais de arquivo, além de entrevistas reais e fantasiosas, que ajudam a recriar uma das principais turnês do artista pelos EUA, realizada na metade dos anos 70.

5. Gaga: Five Foot Two

Título que não podia faltar em uma lista de documentários sobre música para ver na Netflix, Gaga: Five Foot Two mostra os bastidores da carreira da cantora ao longo de um ano. Neste período, além de sua presença em eventos, dos problemas de saúde enfrentados e da produção de seu álbum Joanne, Gaga também se preparava para uma apresentação no Super Bowl, mergulhando com intensidade no processo criativo do show.

6. Quincy

Vencedor do Grammy de Melhor Filme Musical, Quincy é um retrato da vida do cantor e produtor Quincy Jones. Co-dirigido por sua filha, o filme relembra seu passado, trazendo um panorama de sua vida pessoal e mostrando sua contribuição para a indústria; e também presta uma homenagem ao seu momento atual, acompanhando o artista ao longo de três anos na estrada e mostrando sua preparação para um importante show.

  • Direção: Alan Hicks e Rashida Jones
  • Ano: 2018
  • Elenco: Quincy Jones
  • Link na Netflix

7. Miss Americana

Lançado no Festival de Cinema de Sundance, Miss Americana traz um olhar mais íntimo sobre Taylor Swift, mostrando a figura por trás das canções estouradas nas rádios. Cobrindo alguns momentos chaves de sua carreira e vida privada, o documentário retrata suas transições na música, os problemas de ordem pessoal que enfrentou ao longo dos anos e sua relação com o público.

8. What Happened, Miss Simone?

Indicado ao Oscar de melhor documentário, What Happened, Miss Simone? também teve sua estreia no Festival de Sundance. Usando gravações, imagens raras de arquivo, depoimentos de amigos e até mesmo relatos de seus diários, o filme conta a história do lado artista de Nina Simone, que brilhava nos palcos, e também do lado ativista, que queria causar uma mudança real na sociedade.

9. John e Yoko: Só o Céu como Testemunha

Longa-metragem britânico, John e Yoko: Só o Céu como Testemunha é, assim como o próprio nome diz, um documentário sobre a história de um dos casais mais famosos da música: John Lennon e Yoko Ono. Além de ser um retrato do seu amor, o filme conta a história por trás do álbum Imagine, lançado pelo ex-Beatle em 1971.

  • Direção: Michael Epstein
  • Ano: 2018
  • Elenco: John Lennon e Yoko Ono
  • Link na Netflix

10. Emicida: Amarelo – É Tudo Pra Ontem

Produzido pela Netflix em parceria com a gravadora Laboratório Fantasma, Emicida: Amarelo – É Tudo Pra Ontem é um documentário que mostra os bastidores da apresentação do rapper Emicida no Theatro Municipal de São Paulo, em 2019. Parte da divulgação do seu álbum Amarelo, o show tem suas cenas de coxias mescladas ao retrato da história da cultura negra no Brasil, um dos temas que inspiraram esse trabalho.

E você, recomenda outros documentários sobre música na Netflix? Compartilhe os seus preferidos com a gente!

O catálogo da Netflix foi consultado em 07/08/2021.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando