Início » Jogos » 10 jogos das Tartarugas Ninja para conhecer

10 jogos das Tartarugas Ninja para conhecer

Sucesso entre os games com estilo beat ‘em up e de ação, veja alguns jogos das Tartarugas Ninja ao longo dos anos

Vivi Werneck Por

Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge é o novo jogo das Tartarugas Ninja com previsão de lançamento para 2021. O game resgata a essência beat ‘em up da franquia, que é famosa desde o final da década de 80. E por falar nas queridas tartarugas, vamos relembrar alguns jogos do quarteto Michelangelo, Raphael, Donatello e Leonardo.

Tartarugas Ninja

10 jogos das Tartarugas Ninja para conhecer (Imagem: Divulgação/Dotemu)

Cadê a pizza? Alguns jogos das Tartarugas Ninja

A série do quarteto comedor de pizza é bem extensa, por isso, vamos destacar apenas alguns dos títulos da franquia ao longo dos anos. Sinta-se à vontade para indicar seus preferidos nos comentários também!

1. Teenage Mutant Ninja Turtles (1989)

Lançado para o Nintendinho (NES), Teenage Mutant Ninja Turtles foi desenvolvido pela Konami e traz uma combinação da história das tartarugas tanto dos quadrinhos quanto do desenho animado para TV, de 1987.

No game, Michelangelo, Raphael, Donatello e Leonardo precisam derrotar Destruidor (Shredder), e seus minions, após o vilão raptar April O’Neil, amiga do quarteto. O gameplay faz com que o jogador visite seis áreas diferentes e todas as tartarugas são personagens jogáveis.

2. Teenage Mutant Ninja Turtles II: The Arcade Game (1990)

Tartarugas Ninja II chegou tanto para os arcades quanto para o NES. Assim como o jogo anterior, ele também foi desenvolvido pela Konami e inspirado na série animada para TV.

Enquanto o gameplay do primeiro título era voltado mais para ação e aventura, o Teenage Mutant Ninja Turtles II: The Arcade Game é um beat ‘em up side-scrolling, ou seja, um jogo de andar (com visão lateral) e bater. Essa versão arcade pode ser desbloqueada como extra em Teenage Mutant Ninja Turtles 2: Battle Nexus (2004), para GameCube.

TMNT arcade game

Teenage Mutant Ninja Turtles II: The Arcade Game (Imagem: Reprodução/YouTube)

3. Teenage Mutant Ninja Turtles: Fall of the Foot Clan (1990)

Passando agora para o Game Boy, Teenage Mutant Ninja Turtles: Fall of the Foot Clan traz, novamente, o quarteto de tartarugas enfrentando o vilão Destruidor que, para variar, raptou a pobre da April. A perseguição levará o jogador pelos esgotos e ruas de Nova York até o quartel general de Destruidor.

No game, o jogador controla uma das tartarugas ao longo de cinco fases. Se um dos heróis perder toda a saúde, ele é capturado e o jogo termina. No entanto, é possível salvar os lutadores presos ao vencer mini games espalhados em cada estágio.

4. Teenage Mutant Ninja Turtles III: The Manhattan Project (1991)

Seguindo o gameplay beat ‘em up side-scrolling do antecessor, Teenage Mutant Ninja Turtles III: The Manhattan Project foi projetado tendo o NES em mente e não uma adaptação de uma versão arcade.

No jogo, o noticiário da repórter April O’Neil é interrompido pelo próprio Destruidor que, novamente, sequestra a amiga das tartarugas e ele ainda revela que transformou toda a cidade de Nova York em uma ilha flutuante.

Teenage Mutant Ninja Turtles III

Teenage Mutant Ninja Turtles III: The Manhattan Project

5. Teenage Mutant Ninja Turtles IV: Turtles in Time (1992)

Chegando ao Super Nintendo como um porte do segundo game das tartarugas para os arcades, Teenage Mutant Ninja Turtles IV: Turtles in Time também é um beat ‘em up. A versão arcade do jogo pode ser desbloqueada no GameCube, PS2 e Xbox, para quem jogar o Teenage Mutant Ninja Turtles 3: Mutant Nightmare (2005).

Neste game, extraordinariamente April não foi sequestrada, no entanto, Krang roubou a Estátua da Liberdade! E é claro que o quarteto comedor de pizza precisará recuperá-la. Para dificultar as coisas, o Destruidor envia as tartarugas para a era dos dinossauros e, agora, os heróis precisam dar um jeito de voltar ao presente.

6. Teenage Mutant Ninja Turtles (2003)

Teenage Mutant Ninja Turtles (2003) é um jogo de ação e beat ‘em up que foi lançado para GameCube, PS2, Xbox e PC. O jogador pode jogar com um dos quatro protagonistas e, ainda, Casey Jones e Splinter (que são personagens secretos).

O game traz um modo história para um ou dois jogadores e um modo versus onde um jogador combate contra o outro. Nessa modalidade, é possível escolher entre as quatro tartarugas além de alguns outros personagens da série, como Splinter e Destruidor.

Teenage Mutant Ninja Turtles (2003)

Teenage Mutant Ninja Turtles (2003) (Imagem: Reprodução/YouTube)

7. Teenage Mutant Ninja Turtles 3: Mutant Nightmare (2005)

Lançado para GameCube, PS2, Xbox e Nintendo DS, Teenage Mutant Ninja Turtles 3: Mutant Nightmare é jogado em quatro episódios, sendo que o último é desbloqueado ao terminar o terceiro. Cada um desses capítulos tem uma história diferente.

Uma curiosidade é que este é o primeiro título da franquia Tartarugas Ninja a receber classificação E10+ pela organização ESRB.

8. TMNT (2007)

TMNT é um game de ação e aventura inspirado no filme dos heróis, de 2007, de mesmo nome. O jogo ganhou versões para Xbox 360, Wii, PS2, GameCube, PC, Nintendo DS, PSP e Game Boy Advance.

TMNT traz muitos elementos de plataforma ao seu gameplay de ação e aventura. Alguns costumam comparar a jogabilidade deste título aos primeiros jogos da série Assassin’s Creed, da Ubisoft. No total, há 16 níveis e é possível jogar com os quatro protagonistas – cada um com habilidades próprias e estilos de luta únicos.

TMNT (2007)

TMNT (2007) (Imagem: Reprodução/YouTube)

9. Teenage Mutant Ninja Turtles (2014)

Baseado no filme de 2014 de mesmo nome, o game foi lançado para o Nintendo 3DS. O gameplay retorna ao estilo beat ‘em up, mas agora com perspectiva isométrica (visão de cima para baixo). O jogador pode controlar uma das quatro tartarugas e usar suas diferentes habilidades. É possível trocar entre elas conforme desejar.

Uma novidade deste título é poder usar movimentos especiais, após encher um medidor ao derrotar inimigos suficientes. Conforme detonar os adversários, seus personagens ganham XP para desbloquear novos movimentos. Há um sistema de criação com loot coletado também.

10. Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge (2021)

TMNT: Shredder’s Revenge traz novamente a mecânica de andar e bater para a franquia, que agora chega ao Nintendo Switch, mas também terá uma versão para PC. Parte do gameplay se passa em áreas que lembram, por exemplo, Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time.

A trilha sonora do jogo fica na conta de Tee Lopes. O compositor é conhecido por seus trabalhos em Sonic Mania, League of Legends e Monster Boy and the Cursed Kingdom – por exemplo.

Shredder’s Revenge tem um estilo inspirado no primeiro game das Tartarugas Ninja, mas com a promessa de gameplay atualizado e mais fluido. O game tem previsão de lançamento para 2021.

Comentários

Envie uma pergunta