Como escolher um controle para jogos de luta

Pad ou Stick? Conheça algumas opções e descubra como escolher o melhor controle para jogos de luta para o seu estilo de jogo

Ricardo Syozi
Por
• Atualizado há 9 meses
Fight Stick ou Arcade Stick
Fight Stick ou Pad, qual o melhor para cada jogador? (Imagem: Unsplash / Thomas Despeyroux)

Ser um bom jogador de títulos como Mortal Kombat, Street Fighter ou Tekken requer habilidade e treino, mas se tiver um controle perfeito para o seu estilo, o primeiro passo já foi dado. Há muitas opções, então conheça as diferenças, vantagens e desvantagens para descobrir como escolher um controle para jogos de luta que seja a sua cara.

As opções de controle para jogos de luta

Assim como jogos de corrida têm opções de controles do tipo volante para oferecer maior imersão e propriedade, o mesmo ocorre com os jogos de luta. Porém, tudo depende de fatores como interesse, conforto e bolso do jogador. Confira algumas opções:

O arcade / fight stick

Arcade stick para jogos de luta
O fight stick pode ser bem confortável e preciso (Imagem: Divulgação / 8bitdo)

Controles do tipo arcade trazem a sensação dos fliperamas de outras épocas para o colo do jogador. Muitos são feitos para parecer como se fossem sob medida para encaixar e oferecer conforto, mas também há aqueles onde o próprio dono pode construir do zero. Há vários tamanhos distintos e de marcas diferentes, respeitando a ideia de que cada jogador possui suas próprias características.

O posicionamento dos botões para a realização de combos perfeitos usando todos os dedos da mão é uma das vantagens. O direcional stick que é feito especialmente para fazer aqueles movimentos mais complexos dos golpes especiais também é considerado o ideal. Já as desvantagens também são claras: preço e tamanho. Por ser grande, o arcade stick pode dar trabalho na hora de movê-lo por aí.

O Pad

Controle para jogos de luta Hori
Há diferentes tipos de Pad para jogos de luta (Imagem: Divulgação / Hori)

Usar o controle padrão de seu console de videogame pode ser uma excelente opção para curtir os jogos de luta. De cara, o chamado Pad traz elementos como o costume de usá-lo diariamente e o fácil acesso aos botões com o simples uso do dedão da mão direita. Por outro lado, o constante movimento do dedão da mão esquerda no direcional digital pode trazer desconforto com o tempo.

Há vários modelos, muitos específicos para cada sistema como o PS4 e o Xbox One / Series. Sendo assim, é possível se acostumar com um controle e eventualmente ter dificuldade com um outro, mesmo que ambos tenham layouts similares.

Os preços variam do mais barato ao absurdamente mais caro. Já no quesito mobilidade, a comparação com o fight stick chega a ser cruel, pois você pode colocar o seu Pad no bolso e caminhar com ele por aí sem problema algum.

Hit Box e o Mixbox

Controles para jogos de luta: Hit Box e Mixbox
O Hit Box e o Mixbox são controles curiosos para jogos de luta (Imagem: Divulgação)

Estas opções de controle podem parecer ainda mais malucas para quem não é acostumado com o universo dos jogos de luta, mas muitos as consideram como verdadeiras obras primas de precisão. Basicamente, esses dois controles têm características parecidas: do lado direito há os botões como qualquer fight stick, mas é do lado esquerdo onde deveria ficar o direcional que as coisas mudam.

No Hit Box há quatro botões que definem a direção entre baixo, cima, esquerda e direita. Eles foram estrategicamente posicionados para dar conforto e criar uma ideia de precisão acima da média para o jogador. Já no Mixbox, o direcional foi transformado em teclas de teclado de PC para as pessoas acostumadas a jogar neste tipo de periférico. Ambos oferecem muito conforto, permitindo que o jogador apoie as mãos em cima do controle para enfrentar as partidas.

Qual o melhor controle para jogos de luta?

Agora que já conhece as diferentes opções, a questão de como escolher um controle para jogos de luta surge na cabeça de qualquer pessoa. Pode parecer óbvio, mas é sempre bom lembrar que a melhor opção vai variar de jogador para jogador.

Desta forma, há algumas dicas úteis para ajudar a escolher um novo controle ou para tirar o melhor proveito do seu atual.

  1. As partidas em jogos de luta podem ficar bastante intensas, sendo assim, dê preferência para o seu conforto. Você não quer sentir dores durante a realização de combos e golpes especiais;
  2. Qualquer controle exige um período de adaptação, não desista depois de algumas derrotas. Se foque no simples no começo e vá aumentando a dificuldade aos poucos;
  3. Treine bastante. A melhor forma de se acostumar com novos controles é jogando. Vá para os modos de treino e pratique desde movimentação do personagem a combos complexos;
  4. Customize os botões nas opções de seu jogo de luta favorito para deixar tudo do seu jeito. A ideia é transformar a jogatina na forma mais natural possível, onde o instinto do jogador se iguale ao controle;
  5. Se sente que o seu controle atual é confortável, mas algum tipo de lag está ocorrendo, mude as configurações de sua televisão para o modo jogo. Essa pequena alteração pode fazer a diferença.
  6. Só faça o investimento em um novo controle para jogos de luta se tiver certeza de que vale a pena. Se for possível, teste antes e sinta se “encaixa” bem em suas mãos.

Escolher um controle para jogos de luta pode parecer uma tarefa mais complicada do que realmente é, porém é só ter em mente as necessidades de conforto e jogabilidade. Se estiver se divertindo com o periférico que tem em casa, isso é ótimo, mas se quiser se aprofundar e até mesmo enfrentar partidas competitivas, então pode ser interessante rever suas opções. Conta pra gente qual controle usa e qual considera o melhor!

Com informações: Event Hubs.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Arcade controller na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Canal Exclusivo

Relacionados