Disney e Starz fazem as pazes e encerram disputa pela marca Star no Brasil

Disputa judicial iniciada pela Starz impedia o lançamento do Star+ no Brasil; serviço de streaming da Disney com conteúdo mais "adulto" chega em agosto

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Star+ chega no Brasil em 31 de agosto de 2021 (Imagem: Reprodução/Star+)
Disney resolve disputa com Star e deve lançar Star+ em agosto (Imagem: Reprodução)

Durante uma disputa pelo direito de uso da marca Star, a Walt Disney Company e a empresa de mídia Starz entraram em um acordo e desistiram de uma ação judicial que corria na 2ª Câmara Reservada de Direito Empresarial de São Paulo. Com isso, a empresa do Mickey fica liberada para lançar o serviço de streaming Star+ ainda em agosto.

O encerramento da ação judicial ocorreu poucos dias após a Disney oferecer R$ 50 milhões para a Starz, e essa verba serviria para compensar possíveis danos causados pela marca Star+ ao serviço de streaming StarzPlay. De acordo com o Notícias da TV, houve desistência de ambas as partes após um acordo amigável.

No final das contas, a Starz aceitou os R$ 50 milhões oferecido pela Disney. Com o acordo, o recurso que impedia a Disney de lançar um serviço de streaming com nome Star+ também perdeu efeito. As custas judiciais deverão ser pagas por ambas as empresas.

O imbróglio entre as empresas começou em abril de 2021, quando a Starz entrou com um pedido de registro de oposição contra a Disney no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), órgão responsável pelo registro de marcas no Brasil. Processos também foram abertos em entidades equivalentes na Argentina e México.

Confesso que fiquei surpreso com o aceite do valor oferecido pela Disney para a Starz: apesar de não ser tão presente no Brasil, a companhia possui certa relevância no mercado de entretenimento e encerrou o ano de 2020 com 14,6 milhões de assinantes do StarzPlay em todo o mundo.

Star+ deve chegar ao Brasil em agosto

Se não houver mais atrasos, a Walt Disney Company irá lançar o streaming Star+ no dia 31 de agosto de 2021. O novo serviço será voltado para um público menos infantil e terá assinatura separada do Disney+, como o Hulu nos Estados Unidos.

The Walking Dead estará disponível no Star+

The Walking Dead estará disponível no Star+ (Imagem: Divulgação)

O Star+ deve reunir séries de sucesso como Os Simpsons, The Walking Dead, Grey’s Anatomy, Family Guy e Futurama. No catálogo de filmes será possível encontrar Bohemian Rhapsody, Deadpool e Logan, além de produções locais da América Latina. Por fim, a plataforma também reunirá esportes ao vivo da ESPN, incluindo CONMEBOL Libertadores, UEFA, NFL, NBA, MLB, NHL e US Open.

Os preços do Star+ ainda não foram revelados, mas é de se esperar que a Disney repita a estratégia do Disney+ e faça parcerias com operadoras de telecomunicações, bancos, lojas virtuais e outros serviços de streaming para comercializar o serviço.

Vale lembrar que a Disney também adotou a marca Star para os canais da Fox na TV por assinatura convencional.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados