Samsung vai eliminar plástico em embalagens de celulares até 2025

A iniciativa Galaxy for the Planet visa reduzir o esgotamento de recursos ambientais e tornar mais sustentável a operação de dispositivos móveis da Samsung

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Samsung Galaxy S21 (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
Samsung Galaxy S21 (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

A Samsung aproveitou o Galaxy Unpacked desta quarta-feira (11), e anunciou também a sua visão de sustentabilidade para as operações envolvendo celulares, tablets e outros dispositivos móveis: o Galaxy for the Planet. Com a iniciativa, a fabricante sul-coreana planeja reduzir o esgotamento de recursos ambientais desde os processos de produção até o descarte de produtos Galaxy. Uma das ações visa eliminar todo o plástico de uso único presente em embalagens de celulares até 2025.

A empresa tem um conjunto de metas que devem ser cumpridas nos próximos quatro anos para tornar o ciclo de vida de seus dispositivos e operações mais sustentável. Segundo TM Roh, Presidente e Líder de Negócios de Dispositivos Móveis da Samsung Electronics, a companhia “entende que os esforços precisam corresponder à nossa escala, influência e magnitude de todo o ecossistema Galaxy ao redor do mundo”.

Iniciativas de sustentabilidade da Samsung

Galaxy for the Planet (Imagem: Divulgação/Samsung)

Galaxy for the Planet (Imagem: Divulgação/Samsung)

A Samsung traçou quatro metas iniciais para tornar suas operações mais sustentáveis, oferecendo menor impacto ambiental até 2025. São elas:

Uso de material reciclado em todos os novos produtos móveis

Sem deixar de lado a resistência, estética e durabilidade de produtos, a Samsung se compromete a usar diversos tipos de materiais reciclados em seus dispositivos até 2025.

Eliminar plástico das embalagens de dispositivos móveis

Segundo a Samsung, todo material plástico de uso único das embalagens de produtos móveis será eliminado até 2025. Com a ação, a companhia pretende substituir esses recursos por outras soluções ecológicas.

Segundo uma reportagem do CNET, o plástico oceânico é um dos possíveis materiais a ser experimentado pela Samsung em smartphones no futuro. “Esses são itens de ação tangíveis e éticos para nós”, disse Sophia Kim, vice-presidente de relações públicas do negócio de comunicações móveis da Samsung ao veículo.

Reduzir o consumo de energia no modo de espera de carregadores

A Samsung afirma ter reduzido com sucesso o consumo de energia em modo de espera em todos os carregadores de smartphone para 0,02 W. Agora, a fabricante pretende ir além, atingindo o que chama de “consumo zero” em espera. Na prática, a meta é reduzir para menos de 0,005 W até 2025.

Atingir zero descarte em aterros até 2025

O descarte de resíduos gerados em locais de trabalho voltados a dispositivos móveis da Samsung também deverá ser modificado para minimizar o impacto ambiental. A ideia é desviar todo esse material dos aterros nos próximos quatro anos.

A empresa se compromete ainda em otimizar o ciclo de vida dos produtos para reduzir lixo eletrônico. Segundo a Samsung, ações que já contribuem para isso são programas como o Galaxy Upcycling, que transforma dispositivos antigos em produtos de IoT; Certified Re-Newed, que coloca celulares recondicionados, e Trade-In; que permite trocar seu Galaxy antigo por desconto em um novo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados