Linux Elementary OS 6 é lançado quase 3 anos após última versão

Distribuição de Linux Elementary OS 6 Odin chega quase três anos depois de versão 5 Juno e quer ser uma plataforma de publicação para desenvolvedores.

Giovanni Santa Rosa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Elementary OS 6
Elementary OS 6 (Imagem: Divulgação/Elementary OS)

Demorou, mas saiu: o Elementary OS 6, apelidado de Odin, foi lançado nessa terça-feira (10) depois de quase três anos sem uma grande atualização no sistema. A distribuição de Linux conta com um ambiente gráfico próprio e quer ser uma opção viável para usuários de Windows e macOS.

A última versão do sistema operacional tinha sido a 5.0 Juno, lançada em outubro de 2018. Ela ganhou um update para a 5.1 Hera em dezembro de 2019, mas, desde então, nenhuma novidade.

Os betas do Elementary OS 6 começaram a ser distribuídos entre abril e maio deste ano, mas não havia um cronograma de lançamento, e nem os desenvoledores sabiam quando a versão final ficaria pronta. Por isso, o lançamento desta terça foi uma surpresa, de certa forma – mesmo acompanhando, eu não imaginava que estava tão perto.

Elementary OS quer ser simples e abrangente

A nova versão traz um visual bastante inspirado no macOS. Ela traz recursos interessantes, como modo escuro (que abrange até a imagem de fundo, em alguns casos), atalhos nos cantos da tela, gestos para comandos rápidos no trackpad dos notebooks, novos aplicativos (o que inclui até um navegador próprio) e um centro de notificações redesenhado.

A distribuição também tem alguns truques legais, como um menu de aplicações que permite fazer buscas e dar comandos para desligar ou realizar operações matemáticas básicas, por exemplo.

Configurações visuais do Elementary OS 6

Configurações visuais do Elementary OS 6 (Imagem: Divulgação/Elementary OS)

Uma dos diferenciais do Elementary OS é sua loja de aplicativos, o AppCenter. Ela tem apenas programas selecionados, e todos eles são distribuídos em formato Flatpak. Os responsáveis pela distribuição fazem todo um esforço para atrair desenvolvedores para essa plataforma, incluindo um SDK próprio.

Vale dizer que o sistema conta com um ambiente de trabalho próprio: o Pantheon, que é derivado do Gnome. Além disso, ele é baseado no Ubuntu 20.04 LTS e roda o kernel Linux 5.11.

Infelizmente, se você estava com uma versão anterior do SO instalada ou até mesmo com um dos betas da versão atual, não há como atualizar – é necessário começar do zero para usar o Odin.

O Elementary OS 6 está disponível para download na página do projeto. Os desenvolvedores pedem uma contribuição em dinheiro, mas, se você quiser dar uma olhadinha antes de mexer na carteira, dá para colocar um 0 e baixar mesmo assim.

Com informações: OMG!Ubuntu, Elementary OS

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados