O que é o Force Feedback de um volante gamer?

Simulação de resistência; saiba o que é o Force Feedback de um volante gamer e como o motor afeta a experiência no jogo

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
O que é Force Feedback de um volante gamer (Imagem: Thrustmaster/Divulgação)
O que é Force Feedback de um volante gamer (Imagem: Thrustmaster/Divulgação)

Quando estamos pilotando um carro em alta velocidade, fazendo curvas, forças físicas agem contra o volante, gerando reações diversas. Veja abaixo, o que é o Force Feedback de um volante gamer e qual a sua importância nos termos de fidelidade quanto a experiência de um carro real. Os modelos com a tecnologia são os de ponta, para ter a experiência não basta comprar qualquer volante “mais barato”.

O que é Force Feedback?

Uma definição mais simplificada é: Force Feedback é uma técnica de simulação usada em volantes de corrida para fornecer ao piloto e usuário uma sensação real, ou seja, o que um motorista enfrentaria ao dirigir um carro real na pista.

Os gráficos de computador são focados no sentido da visão, quanto melhores forem os gráficos, mais reais aos olhos e os sons fazem o mesmo com a audição. De maneira semelhante, o force feedback apela ao sentido do tato. Ele fornece uma simulação do toque físico do mundo real.

O tipo mais básico de realismo físico é a vibração em resposta às coisas que acontecem no jogo. O force feedback é uma versão de ponta do mesmo conceito que pode simular com precisão coisas do mundo real como peso do carro, estradas escorregadias, saltos, ausência de direção hidráulica, derrapagens.

Como o Force Feedback funciona?

O Force Feedback é produzido com a ajuda de vários motores elétricos dentro do volante. O movimento motorizado cria resistência de acordo com o que está acontecendo na tela. A intensidade da resistência muda conforme o giro do volante, ou com condições como escorregadio, sujeira e solavancos na estrada.

Por exemplo, ao sair com o carro para fora da pista na sujeira, os motores elétricos criarão uma resistência instantânea com a ajuda de uma mistura de vibrações. Para dirigir o carro de volta ao traçado, é preciso lutar contra o volante e girá-lo na direção oposta. É assim que uma sensação de direção realista é alcançada.

O que é Force Feedback de um volante gamer (Imagem: Leandro Kovacs/Tecnoblog)
Motor de Force Feedback do volante G27 Logitech (Imagem: Leandro Kovacs/Tecnoblog)

Qual a importância dentro do jogo?

Se o jogador gosta de jogos de corrida de simulação real, a resposta é sim, para arcades nem tanto. Os jogos de simulação funcionam com a ajuda de sinais e interações. Normalmente, os jogos enviam sinais com a ajuda de recursos visuais e de áudio, e a reação deles é feita com botões no teclado ou joystick.

O Force Feedback adiciona uma camada extra para as interações. O jogo pode não apenas enviar sinais extras com a ajuda de movimento motorizado do volante. A dimensão extra de sinais físicos, interações e oportunidades que se experimenta com volante desse tipo leva a uma nova extensão de comunicação com o jogo.

Com a comunicação adicional, a imersão é muito maior. Um alto nível de imersão combinado com o movimento preciso da direção permitido por um volante ajuda a realizar a simulação de uma experiência mais próxima do real.

Todos os volantes tem Force Feedback?

Infelizmente, a resposta é não. A tecnologia por trás do Force Feedback é de ponta, com 1 ou mais motores para obter o efeito. Por isso, jogadores que pretendem ter uma maior imersão nos jogos de simulação, precisam desembolsar um valor mais alto para evitar frustrações durante os jogos. Alguns exemplos de volantes com Force Feedback:

  • T150 Force Feedback – Thrustmaster;
  • G923 Force Feedback – Logitech;
  • G29 – Logitech;
  • G920 Driving Force – Logitech.

Vale o investimento?

A resposta é definitivamente sim, os volantes com Force Feedback são mais duráveis, tem resistência maior e alto valor de mercado. Mesmo para aqueles que vendem seus dispositivos antigos, conseguem arrecadar uma boa quantia.

Na hora de fazer um upgrade em seu equipamento de simulação, a grana será muito bem vinda para amortizar o investimento seguinte. A primeira disposição em investir é mais alta, mas manter-se com equipamento de qualidade ao longo do tempo, não exige tantos gastos.

É só descobrir qual está disponível para a sua plataforma de jogo e se divertir.

Com informação: Thrustmaster.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Force Feedback na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Canal Exclusivo

Relacionados