Os rumores de que o Twitter liberaria uma ferramenta de análise já circulavam desde o começo do ano. Pouco depois, um dos executivos da empresa confirmou que ela existia, mas não deu muitos detalhes. E ontem a rede social chamou um “seleto grupo de usuários” para testar a ferramenta, que ainda se encontra em estado alpha. Um desses usuários, @mogoonsemetrics, mandou duas screenshots da ferramenta para o blog Mashable.

Quantificação de replies! Finalmente | Clique para ampliar

na imagem é possível notar algumas das funções as quais os usuários terão acesso quando a ferramenta finalmente ficar disponível. Dentre elas, é bom destacar que os usuários do Twitter vão poder ver quantos seguidores ganhou ou perdeu em um determinado período, quantas respostas recebeu para um determinado tweet e até quantas pessoas favoritaram determinado post.

Essas três características já estão disponíveis através de serviços terceirizados, não oficiais mas que usam a API do Twitter para fornecer os dados. Portanto, a liberação da ferramenta pode enraivecer algumas companhias que usam essas características como diferenciais do seu serviço.

Depois que as capturas de tela apareceram, a empresa confirmou a abertura da ferramenta de análise para mais usuários mas não declarou quando pretende abrir a ferramenta para o resto do mundo. Espera-se que o ex-CEO do Twitter, Evan Williams, teça mais detalhes sobre ela durante sua palestra no Web 2.0 Summit, evento que está acontecendo essa semana em São Francisco.

Com informações: Mashable.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Hernani
O Twitter esta incorporando o que algumas APIs de terceiros estão fazendo sucesso, encurtador, analytics e por ai vai.
Alex Ribeiro
Isso ai não é já a integração do Twitter com o Google Analytics que vazou? :D
kylefurtado
Gostei.
Bruno Gall
Show!
Rafael Silva
Ampliou um pouco só, pode olhar. Isso porque a imagem que foi enviada pro Mashable é mesmo de baixa resolução e com tamanho pequeno.
Reger
"Clique para ampliar"... Não ampliou um fio de cabelo
Saulo
Twitter Insight. Huhauhua. =P