Twitter abre ferramenta de análise para mais usuários

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 1 semana

Os rumores de que o Twitter liberaria uma ferramenta de análise já circulavam desde o começo do ano. Pouco depois, um dos executivos da empresa confirmou que ela existia, mas não deu muitos detalhes. E ontem a rede social chamou um “seleto grupo de usuários” para testar a ferramenta, que ainda se encontra em estado alpha. Um desses usuários, @mogoonsemetrics, mandou duas screenshots da ferramenta para o blog Mashable.

Quantificação de replies! Finalmente | Clique para ampliar

na imagem é possível notar algumas das funções as quais os usuários terão acesso quando a ferramenta finalmente ficar disponível. Dentre elas, é bom destacar que os usuários do Twitter vão poder ver quantos seguidores ganhou ou perdeu em um determinado período, quantas respostas recebeu para um determinado tweet e até quantas pessoas favoritaram determinado post.

Essas três características já estão disponíveis através de serviços terceirizados, não oficiais mas que usam a API do Twitter para fornecer os dados. Portanto, a liberação da ferramenta pode enraivecer algumas companhias que usam essas características como diferenciais do seu serviço.

Depois que as capturas de tela apareceram, a empresa confirmou a abertura da ferramenta de análise para mais usuários mas não declarou quando pretende abrir a ferramenta para o resto do mundo. Espera-se que o ex-CEO do Twitter, Evan Williams, teça mais detalhes sobre ela durante sua palestra no Web 2.0 Summit, evento que está acontecendo essa semana em São Francisco.

Com informações: Mashable.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados