Início » Cultura » 5 filmes de gastronomia para assistir nos streamings

5 filmes de gastronomia para assistir nos streamings

Veja cinco dicas de filmes de gastronomia presentes nos catálogos da Netflix, Amazon Prime Video e Disney+

Gabrielle Lancellotti Por

Quando o tema é culinária, as séries e competições com jurados ganham maior destaque nos serviços de streaming. MasterChef Brasil, Seja Nosso Chef, Chef’s Table Churrasco e Sugar Rush são apenas alguns dos títulos de séries e realities que podem ser encontrados nos catálogos da Netflix, Amazon Prime Video ou Disney+.

Entretanto, se a sua busca é por documentários/filmes de gastronomia, os títulos da lista abaixo também estão disponíveis nos serviços. Hora de fazer a pipoca e conhecer a história de alguns dos nossos chefs.

Filmes de gastronomia: Bradley Cooper em Burnt (Imagem: Reprodução/The Weinstein Company)
Filmes de gastronomia: Bradley Cooper em Burnt (Imagem: Reprodução/The Weinstein Company)

1- Pegando Fogo (Burnt)

Pegando Fogo (Burnt) é um título da categoria “filmes de gastronomia”, disponível na Netflix, que merece destaque. Adam Jones (Bradley Cooper) é um chef ambicioso, perfeccionista e com grande visibilidade em Paris. Entretanto, o uso de drogas e o seu comportamento arrogante o levam à ruína.

Disposto a recomeçar em Londres e a conquistar a tão almejada terceira estrela Michelin, o chef dá a volta por cima com a ajuda de Tony e sua equipe de profissionais.

Bradley Cooper em "Pegando Fogo" (Imagem: Reprodução/Netflix)
Bradley Cooper em “Pegando Fogo” (Imagem: Reprodução/Netflix)
  • Direção: John Wells
  • Ano: 2015
  • Elenco: Bradley Cooper, Sienna Miller, Daniel Brühl
  • Link na Netflix

2- Wolfgang: O Chef Celebridade

Wolfgang: O Chef Celebridade é um filme documentário, disponível no Disney+, que conta a trajetória de vida do chef Wolfgang Puck. O título biográfico explora desde detalhes da infância do profissional até a fase de grande destaque do seu restaurante Spago — mundialmente conhecido e que atraiu diversas celebridades de Hollywood.

“Se você for homem de verdade, fique longe da cozinha”. As palavras desencorajadoras ditas pelo seu padrasto marcaram o jovem Wolfgang, quando ainda na infância demonstrou paixão e vocação para a área da gastronomia. Provar que aquele homem estava errado foi um dos incentivos para perseguir o seu sonho. A obra inspiradora mostra a perseverança, o talento e a originalidade do protagonista austríaco, que encontrou na cozinha o seu propósito de vida.

Conheça a história do chef Wolfgang no Disney+ (Imagem: Reprodução/Disney+)

3- A história de uma criança com fome (Toast)

“A história de uma criança com fome (Toast)” é um romance biográfico, disponível no Amazon Prime Video, baseado na história do chef e escritor Nigel Slater. A mãe de Nigel não tinha talento na cozinha, apelava sempre para os enlatados e lanches rápidos, como as torradas. Entretanto, Nigel demonstra interesse pela culinária e pela elaboração de receitas mais complexas desde a infância.

Após a morte da mãe de Nigel, seu pai contrata uma empregada doméstica que é uma cozinheira excelente. A trama se desenvolve em uma disputa de dotes culinários entre Nigel e a personagem de Helena Bonham Carter.

Filmes de gastronomia: romance baseado na história de Nigel Slater (Imagem: Reprodução/Prime Video)
Filmes de gastronomia: romance baseado na história de Nigel Slater (Imagem: Reprodução/Prime Video)
  • Direção: S.J. Clarkson
  • Ano: 2011
  • Elenco: Helena Bonham Carter, Freddie Highmore
  • Link no Prime Video

4- O Sushi dos sonhos de Jiro

O Sushi dos sonhos de Jiro é um filme documentário, disponível no Amazon Prime Video, que conta a história de Jiro — o primeiro sushi chef a receber três estrelas Michelin. Na obra, a busca pela perfeição se manifesta na elaboração das peças da culinária japonesa.

No filme, a maestria do chef de 85 anos pode ser vista em cada detalhe: seja na preparação dos sushis, no rigor com a limpeza do estabelecimento ou no padrão de serviço oferecido ao cliente. Legado, paixão pelo trabalho e a ânsia pela excelência se destacam neste título.

O sushi perfeito existe e é obra do Chef Jiro (Imagem: Reprodução/Sato CO.)

5- Chef

Carl Casper é um chef talentoso que trabalha em um restaurante em Los Angeles. Decidido a inovar no menu, Carl confronta o dono do restaurante que deseja manter o mesmo cardápio. Após receber uma análise muito negativa de um renomado crítico gastronômico, o protagonista enfrenta furiosamente o profissional. O embate, que ocorreu enquanto o restaurante estava cheio de clientes, é filmado e ganha destaque na internet.

Com a imagem e a carreira afetadas, Casper recomeça do zero comandando um foodtruck. A experiência conduz o protagonista a uma busca por novas inspirações e o faz relembrar da base de afeto por trás da boa comida. Assista o filme no Amazon Prime Video.

Carl Casper se redescobre no filme de gastronomia "Chef" (Imagem: Reprodução/Prime Video)
Carl Casper se redescobre no filme de gastronomia “Chef” (Imagem: Reprodução/Prime Video)
  • Direção: Jon Favreau
  • Ano: 2014
  • Elenco: Jon Favreau, Scarlett Johansson, Robert Downey Jr., John Leguizamo
  • Link no Prime Video

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando