TikTok vai limitar mensagens e notificações noturnas para adolescentes

Em novo update, TikTok vai desabilitar downloads de vídeos feitos por criadores de conteúdo de 13 a 16 anos, além de limitar alertas noturnos a partir das 21h

Pedro Knoth
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Perfil oficial do TikTok (Imagem: Pexels)
Perfil oficial do TikTok (Imagem: Pexels)

A disputa entre redes sociais vem tendo enfoque na segurança e bem-estar de audiências mais jovens. Recentemente, o Instagram seguiu o TikTok e limitou o perfil de jovens menores de 16 anos na ferramenta de buscas do app. Agora, a plataforma da ByteDance quer assumir a liderança na corrida de bem-estar para adolescentes, e vai limitar as notificações noturnas e mensagens para usuários de 13 a 17 anos.

A rede social de vídeos de até 3 minutos vai desabilitar permanentemente a opção de baixar vídeos de contas de criadores de 13 a 15 anos; antes, o download era permitido via configuração padrão. Essas contas já são definidas como privadas — essa atualização foi feita pelo TikTok em janeiro de 2021. Contas de usuários com 16 ou 17 anos podem ativar ou desativar o download; a plataforma vai enviar uma notificação habilitando essa escolha.

Também para quem tem 16 ou 17 anos, o update deve definir o envio de mensagens pela configuração “Ninguém” por padrão. Se o usuário quiser mandar conteúdo a outras contas diretamente, ele deve manualmente reconfigurar essa definição — o TikTok vai avisar todos que usarem esse novo recurso de privacidade.

Além disso, perfis de menores de 16 anos vão receber avisos antes de publicarem vídeos na plataforma, e podem mudar as configurações para escolher quem poderá ver o conteúdo: se serão apenas amigos próximos, seguidores ou somente eles mesmos.

TikTok vai silenciar alertas depois de 21h para adolescentes

O TikTok vai acrescentar mais algumas mudanças ao seu modo noturno. Se baseando em uma pesquisa de prevenção de bullying, a rede social vai limitar as notificações push de mensagens enviadas para contas de jovens entre 13 e 15 anos. Quem está dentro dessa faixa etária não vai receber mais alertas a partir das 21h.

Já para quem tem entre 16 e 17 anos, a partir das 22h, as notificações push serão desativadas. “Essas mudanças são mudanças que estamos incluindo em nossos compromissos contínuos, já que não há linha de chegada quando se trata de proteger a segurança, privacidade e bem-estar de nossa comunidade”, afirmaram em comunicado a chefe de Políticas Públicas para Menores de Idade, Alexandra Evans, e a diretora global de Privacidade, Aruna Sharma.

As notificações não vão desaparecer, e o usuário não vai precisar configurar nada manualmente, pois elas voltam a aparecer a partir das 8h da manhã.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Pedro Knoth

Pedro Knoth

Ex-autor

Pedro Knoth é jornalista e cursa pós-graduação em jornalismo investigativo pelo IDP, de Brasília. Foi autor no Tecnoblog cobrindo assuntos relacionados à legislação, empresas de tecnologia, dados e finanças entre 2021 e 2022. É usuário ávido de iPhone e Mac, e também estuda Python.

Relacionados