Início » Aplicativos e Software » É lindo de ver: Ubuntu sendo controlado via Kinect

É lindo de ver: Ubuntu sendo controlado via Kinect

Avatar Por
9 anos atrás

Quando estava no TechEd2010 e vi o Kinect em uso, a primeira coisa que pensei foi "Isso seria perfeito para uso como controlador de mídia..." Fiquei me imaginando na sala do meu apartamento, controlando um media player direto do sofá, usando apenas as mãos. Ou então em uma festa, mudando as faixas das músicas ou o volume apenas com movimentos em frente ao player.

Mas, como um acessório do Xbox 360 voltado apenas para jogos (e depois de conversar com alguns representantes da Microsoft), eu imaginei que esse era um sonho ainda longe de acontecer. Até ver o vídeo abaixo:


(YouTube)

É simplesmente de chorar. Controlando um aplicativo de imagens à distância com o Kinect, o sujeito consegue mover, ampliar, reduzir e fazer várias outras operações usando apenas as mãos, sem qualquer outra interface de controle. É o suporte a multi-touch do Ubuntu elevado à enésima potência! Imaginem quanto tempo leva para termos aplicativos e sistemas operacionais compatíveis com o Kinect? Imaginem pagar de DJ em uma festa usando algo assim?

Tudo isso é possível graças à tecnologia TISCH (Tangible Interactive Surfaces for Collaboration between Humans, ou Superfícies interativas tangíveis para colaboração entre humanos, em uma tradução livre) e você pode baixar e instalar no seu Ubuntu para testar com o Kinect. Como? No terminal do Ubuntu, execute os comando abaixo:

sudo apt-add-repository ppa:floe/libtisch
sudo apt-get update && sudo apt-get install libtisch libtisch-dev libtisch-csharp libtisch-java libtisch-python

Se você tem um Kinect e tiver coragem para testar, faça o teste, grave um vídeo e conte pra gente. 🙂

Mais sobre: , , , ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários.