Quando estava no TechEd2010 e vi o Kinect em uso, a primeira coisa que pensei foi “Isso seria perfeito para uso como controlador de mídia…” Fiquei me imaginando na sala do meu apartamento, controlando um media player direto do sofá, usando apenas as mãos. Ou então em uma festa, mudando as faixas das músicas ou o volume apenas com movimentos em frente ao player.

Mas, como um acessório do Xbox 360 voltado apenas para jogos (e depois de conversar com alguns representantes da Microsoft), eu imaginei que esse era um sonho ainda longe de acontecer. Até ver o vídeo abaixo:


(YouTube)

É simplesmente de chorar. Controlando um aplicativo de imagens à distância com o Kinect, o sujeito consegue mover, ampliar, reduzir e fazer várias outras operações usando apenas as mãos, sem qualquer outra interface de controle. É o suporte a multi-touch do Ubuntu elevado à enésima potência! Imaginem quanto tempo leva para termos aplicativos e sistemas operacionais compatíveis com o Kinect? Imaginem pagar de DJ em uma festa usando algo assim?

Tudo isso é possível graças à tecnologia TISCH (Tangible Interactive Surfaces for Collaboration between Humans, ou Superfícies interativas tangíveis para colaboração entre humanos, em uma tradução livre) e você pode baixar e instalar no seu Ubuntu para testar com o Kinect. Como? No terminal do Ubuntu, execute os comando abaixo:

sudo apt-add-repository ppa:floe/libtisch
sudo apt-get update && sudo apt-get install libtisch libtisch-dev libtisch-csharp libtisch-java libtisch-python

Se você tem um Kinect e tiver coragem para testar, faça o teste, grave um vídeo e conte pra gente. 🙂

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Renyer
“O driver de video proprietário da Nvidia para Linux ainda é muito melhor que o respectivo open source Noveau por exemplo.” Procure informar-se antes de falar besteira. Primeiro que a Nvidia não libera as especificações, o driver é fechado. Como você quer que o driver funcione da mesma forma do que o da Nvidia? Os desenvolvedores na maioria das vezes precisam fazer engenharia reversa.
Daniel Drumond
Que eu saiba, desesperado é a Microsoft, tentando impedir o código-aberto em órgãos públicos, etc. Dizendo que código-aberto é coisa de perdedor, etc. Isso é desespero. Ah, sim, e você também, troll.
@bill_bsb
Excelente! O hardware e o software proprietário da Microsoft já estão mais do que provados que funcionam apesar de ser caro. Não vamos nos enganar pois nem tudo que é OpenSource é de ótima qualidade. O driver de video proprietário da Nvidia para Linux ainda é muito melhor que o respectivo open source Noveau por exemplo. E pelo que vemos no video ainda há muito que melhorar para o driver kinectic e bibliotecas agregadas. Espero que agora que caiu nas mãos OpenSource essa tecnologia decole e nós usuários tenhamos a opção de escolher o que usar!
Marcell Almeida
Cacete que idéia foda. ehhehe
Renyer
Que eu saiba a tecnologia não é da Micro$oft.
antxnix
há tempos existem sistemas de capturas de movimento em câmeras de segurança. basta aprimorá-los.
@mosblenarufa
Se a microsoft for rapida ela vai conseguir alavancar as vendas do Kinect(ou será as vendas do Win7?está dificil de sabem quem vai aumentar a venda de quem...)
Micael Silva
Minority Report! [repetindo ? comentários]
Kabuki
Isso é maravilhoso. Nunca fui fã dos Xbox 360 e era bem cético quanto à esse Kinect, achando que ele não iria funcionar direito, mas vendo isso eu posso dizer... KCT EU QUERO UM DESSES! Sempre assisti filmes de SciFi, séries de TV e lia histórias de sistemas controlados apenas pelas mãos e ficava pensando "Pena que isso ainda não existe". AGORA EXISTE! Quer dizer, quase... Quando essa tecnologia ficar redondinha e eu puder controlar minha sala de casa desse jeito... Sem palavras.
William Kennedy
Webcams convencionais?! Aí tu já tá querendo demais xD O que pode se esperar é que deixem o preço do Kinect o mesmo que de webcams convencionais :D Ou pelo menos próximo...
@Gabr1990
Olha, eu sempre gostei bastante do GNOME, mas mudanças sempre vêm, se esse próximo passo do Ubuntu der certo vai somar muito! Se der errado, bom... Fedora? ^^ Mas estou encarando essas mudanças com bastente positivismo, acredito que virão para melhorar ainda mais!
Denis Page
1 - Kinect é fantástico! 2 - É triste ver o desespero de muitos para fazer de um dos sabores do Linux um bom desktop :)
@nirthaky
LINDO!!!
Kadu
FATO!
Henrique Picanço (@henriquepicanco)
Vejam, a coisa toda foi feita com um produto Microsoft e o Ubuntu Linux. Agora só falta chegar e dizer que o Ubuntu não pode ser controlado por toutscreen, nem isso e mesmo assim é controlável! Só seria melhor se essa tecnologia fosse adaptada as web cams convencionais...
Exibir mais comentários