Início » Jogos » Nintendo Wii U: 8 jogos marcantes e tecnologias do console

Nintendo Wii U: 8 jogos marcantes e tecnologias do console

Mesmo sem ter alcançado sucesso em vendas, o Nintendo Wii U trouxe novas tecnologias e muitos jogos marcantes; confira a lista

Ricardo Syozi Por

Lançado em 18 de novembro de 2012, o Nintendo Wii U foi o sucessor do bastante popular Wii. Infelizmente acabou não alcançando o mesmo sucesso de crítica e público, sendo considerado um dos maiores fracassos da Big N. Mesmo assim, a sua biblioteca ofereceu muitos títulos interessantes. Confira 8 jogos marcantes e as tecnologias do Wii U.

Jogos e tecnologias do Nintendo Wii U
O Wii U tem mais jogos marcantes do que se pode imaginar (Imagem: Nintendo)

As tecnologias do Wii U

O GamePad

A grande inovação vista no Wii U foi o seu controle com tela de toque chamado GamePad. Ele serve como uma segunda tela para muitos jogos. Suas funcionalidades variam entre um mapa de fácil acesso ao manuseio frequente de inventário, essas características são diferentes de jogo para jogo. O acessório tem microfone e câmera embutidos, tendo utilidades distintas em títulos e serviços.

Por outro lado, há games que mal utilizam essas características. Donkey Kong Country: Tropical Freeze simplesmente desliga a tela durante a jogatina, por exemplo. De qualquer forma, fica uma sensação de estar jogando em um Nintendo 3DS de mesa. Muita inovação surgiu a partir daí.

Já os Wii Remotes ainda podem ser usados em alguns jogos no sistema, porém muitos pedem a tecnologia do Wii Motion Plus que nasceu perto do fim da vida do Nintendo Wii.

Nintendo em Full HD

Pode ser que a Nintendo tenha entrado tarde na tecnologia da imagem em alta definição, mas o Wii U finalmente trouxe os 1080p (Full HD) para a casa de Mario e companhia. Com isso, gráficos mais limpos e detalhados puderam ser curtidos pela primeira vez em um console da Big N.

Miiverse

Nascido no Wii U como uma rede social exclusiva para usuários do console, o Miiverse juntou milhares de pessoas para conversarem sobre os jogos e funcionalidades do sistema. Havia canais sobre os títulos para trocar informações e dicas, além de opinar sobre suas qualidades.

Selos parecidos com carimbos podiam ser conseguidos em certos jogos para serem usados em postagens, aumentando ainda mais a interatividade entre os fãs. Tempos depois, o serviço foi liberado para o 3DS, mas em 8 de novembro de 2017 ele foi encerrado pela Nintendo.

8 jogos marcantes do Wii U

1. Paper Mario: Color Splash

Até o momento de publicação deste artigo, Paper Mario: Color Splash ainda é um dos jogos exclusivos do Wii U. Mantendo muito do charme e bom humor que essa série de RPG traz desde o Nintendo 64, a obra se passa em uma ilha chamada Prism Island.

Mario e a Princesa Peach seguem ao local para desvendar o mistério que faz com que as cores tenham desaparecido. A partir daí, batalhas contra inimigos variados, piadinhas cheias de referência ao mundo da Nintendo e muita aventura esperam o jogador.

2. Xenoblade Chronicles X

Com um mundo vasto cheio de perigos e reviravoltas, Xenoblade Chronicles X traz mais de 80 horas de jogatina. A história coloca a humanidade em um planeta hostil após escapar da destruição da Terra. O jogador assume o papel de um personagem que auxilia na construção de um novo lar, enfrentando monstros e ameaças.

Com uma empolgante trilha sonora, este é um daqueles jogos de Wii U que segura o jogador por toda a sua trajetória. Sendo assim, uma ótima aventura para conhecer.

  • Disponível também para Nintendo Switch: Não
  • Data de lançamento: 29 de abril de 2015
  • Página oficial

3. Nintendo Land

Acompanhando a maioria dos consoles Wii U desde o seu lançamento, Nintendo Land é uma coletânea de pequenos jogos temáticos da Big N. A ideia é colocar o jogador dentro de um parque no qual é possível passear e brincar em cada uma das atrações.

Há brincadeiras para multiplayer como o pega-pega baseado em Mario Bros. ou as batalhas espaciais com a cara da franquia Metroid, por exemplo. Por outro lado, há opções para single player como a aventura de The Legend of Zelda ou o quase puzzle baseado em Donkey Kong. De qualquer forma, funcionou bem como uma amostra das funcionalidades das duas telas do Wii U.

  • Disponível também para Nintendo Switch: Não
  • Data de lançamento: 18 de novembro de 2012
  • Página oficial

4. The Legend of Zelda: The Wind Waker HD

Uma das maiores aventuras de Link, este remaster da obra de GameCube melhorou tudo o que era possível, entregando um dos 10 jogos de Wii U mais vendidos de todos os tempos. The Legend of Zelda: The Wind Waker HD coloca o protagonista em uma jornada pelos mares para salvar a sua irmã, passando por diferentes ilhas com muitos personagens curiosos.

Há muitas surpresas durante o percurso, sendo uma ótima pedida para fãs de longa data da franquia.

  • Disponível também para Nintendo Switch: Não
  • Data de lançamento: 20 de setembro de 2013
  • Página oficial

5. Super Mario 3D World

Jogar com Mario e sua turma é sempre divertido, mas jogar com quatro jogadores simultaneamente é quando a festa se torna insanidade. Em Super Mario 3D World, o encanador bigodudo, seu irmão de chapéu verde, a Princesa Peach e um Toad se aventuram no Sprixie Kingdom. Lá, os heróis querem impedir o vilão Bowser de usar o poder das fadas deste reino para o mal.

A jogatina foi feita para até quatro pessoas se divertirem nas fases, competindo para ver quem consegue fazer mais pontos. Algo pouco visto em jogos para o Wii U.

  • Disponível também para Nintendo Switch: Sim
  • Data de lançamento: 21 de novembro de 2013
  • Página oficial

6. Splatoon

Ninguém esperava que a Nintendo fosse lançar um jogo dentro do gênero team shooter, porém ela o fez em grande estilo com Splatoon. Neste título, o foco não é o de acabar com os jogadores adversários, mas sim a de pintar o cenário com as cores do seu time.

Ao lado de uma jogabilidade divertida há uma trilha sonora que se tornou hit no Japão. Todo esse estilo transformou Splatoon em um jogo de sucesso, o colocando lado a lado de outras franquias de nome da Big N.

  • Disponível também para Nintendo Switch: Não
  • Data de lançamento: 25 de maio de 2015
  • Página oficial

7. ZombiU

Uma aposta da Ubisoft no lançamento do Wii U. ZombiU usa muito bem todas as funcionalidades do console, desde a câmera no GamePad até a tela de toque para manusear o inventário. Este jogo em primeira pessoa de sobrevivência em uma Inglaterra infestada por zumbis consegue ser aterrorizante e bastante tenso.

Além disso, seu sistema de morte permanente o faz ser um dos jogos de Wii U mais desafiadores já lançados. Se gosta de terror e zumbis, então ZombiU é uma excelente pedida.

  • Disponível também para Nintendo Switch: Não
  • Data de lançamento: 18 de novembro de 2012
  • Página oficial

8. Mario Kart 8

Até hoje o jogo mais vendido do Nintendo Wii U, Mario Kart 8 conseguiu a façanha de estar na casa de quase 50% dos donos do console. Além de ser o primeiro da série com gráficos em HD, a obra também trouxe duas expansões empolgantes com personagens de The Legend of Zelda e Animal Crossing para as pistas.

O elenco recheado de nomes icônicos e de ótimas músicas também ajudaram em seu sucesso. Porém, mesmo com críticas quanto ao modo batalha, as corridas e pistas de Mario Kart 8 foram o suficiente para animar os fãs. Sendo assim, sua versão para Nintendo Switch também é a mais vendida de seu respectivo sistema.

  • Disponível também para Nintendo Switch: Sim
  • Data de lançamento: 29 de maio de 2014
  • Página oficial

Você teve ou tem um Wii U? Algum de seus jogos mais marcantes ficou fora dessa lista? Conta para a gente!

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
4 usuários participando